Forumúsica: Novo MIDI/Sintetizador - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Novo MIDI/Sintetizador Ajudem

#1 User is offline   pi211 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 13 December 2011 - 23:03

Boas
Tenho um piano digital Roland RD 300 GX e estou bastante satisfeito quanto aos sons de pianos, pianos eletricos e orgao, mas queria ter uma maior variedade de sons. Por isso estou a pensar em comprar um master keyboard ou um sintetizador tipo isto. Mas para tocar com isso preciso de ligar ao pc ou posso ligar ao outro piano por MIDI?
Se preciso de pc que outras alternativas sugerem?
E outra coisa, visto que o meu piano não tem bancos de sons, o que posso comprar para isso? Um foot controller serve?
E pedais de efeitos? O que sugerem? Acham que vale a pena?

Desde ja obrigado... :roque:

#2 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 13 December 2011 - 23:59

View Postpi211, on 13 December 2011 - 22:03, said:

Boas
Tenho um piano digital Roland RD 300 GX e estou bastante satisfeito quanto aos sons de pianos, pianos eletricos e orgao, mas queria ter uma maior variedade de sons. Por isso estou a pensar em comprar um master keyboard ou um sintetizador tipo isto. Mas para tocar com isso preciso de ligar ao pc ou posso ligar ao outro piano por MIDI?
E outra coisa, visto que o meu piano não tem bancos de sons, o que posso comprar para isso? Um foot controller serve?

Desde ja obrigado... :roque:

Olá!

O Roland que tens tem mais sons que os de piano, ep e orgãos; muito provavelmente tem os mesmos que o 700SX/GX (mais coisa, menos coisa), e são cerca de 400 e muitos, já para não falar que podes editar uns quantos parâmetros de cada som (pelo menos no 700 podes), e até consegues sacar de lá uns interessantes, pelo que a variedade não assim tão pouca...

Quando dizes "um master keyboard ou um sintetizador tipo isto", o "isto" refere-se a quê? Se for um sintetizador não precisas de ligar ao pc; caso o synth não tenha teclado aí tens duas hipóteses: compras um controlador MIDI (master keyboard) ou usas o Roland como controlador. Se for um master keyboard precisas de ligar ou ao pc e usar VSTs (instrumentos virtuais) ou a um módulo de sons (ou synth), uma vez que os controladores MIDI não têm sons próprios; mas, mais uma vez, para servir de controlador, já tens o Roland ;)

A questão é: dá para usares os sons do Roland enquanto controlas um VSTi/synth? Dá. E dá de alguma maneira mais específica que possas ter em mente (com splits, layers, etc)? Eventualmente, pode é ser mais complicado de configurar.

Quando falas em não ter bancos de sons, o que queres dizer com isso? Que não consegues criar uma lista com vários sons que queiras usar numa determinada ordem? Nesse modelo não sei se dá; da série 300 para a 700 as diferenças não são muitas, e as que são são essencialmente nas funcionalidades, pelo que o 300 possivelmente não dá para fazer isso. Se for esse o caso, não tens volta a dar, uma vez que é mesmo limitação técnica do teclado. No meu caso (um 700SX) consigo ter uma lista de 100 sons e posso ir mudando entre eles; basicamente, construo o som que quero e gravo-o nessa lista na posição desejada.

Pedais de efeito não tenho nenhum, os efeitos que uso são so do teclado e até agora têm chegado; mas basicamente podes usar qualquer pedal.

Espero ter ajudado.

#3 User is offline   TweakfilteR 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Post icon  Posted 14 December 2011 - 00:28

Boas
Tenho um piano digital Roland RD 300 GX e estou bastante satisfeito quanto aos sons de pianos, pianos eletricos e orgao, mas queria ter uma maior variedade de sons.

Entendido.

Por isso estou a pensar em comprar um master keyboard ou um sintetizador tipo isto.

Tipo o quê? Qualquer teclado sintetizador pode ser o teu "master keyboard"

Mas para tocar com isso preciso de ligar ao pc ou posso ligar ao outro piano por MIDI?

Continuo a não perceber...

Gostava de dar sugestões ou ajudar-te, mas assim é complicado.

E outra coisa, visto que o meu piano não tem bancos de sons, o que posso comprar para isso?

O teu piano tem banco de sons, Se não tiver manda à Roland

Um foot controller serve?

Para teres o banco de sons? foot controller = controlador por pé

Vale sempre a pena. Eu gosto do delay da behringer Echo Machine EM600 porque tem "tap tempo" integrado. O teu roland só tem 78 combinações de efeitos, o pedal Echo Machine tem entradas stereo.

Não consideres este post como um ato de arrogância da minha parte. :facepalm: eu sou um freak e já fui ao médico, não tem cura :rant:
Eu gostava de ajudar-te mas aconselho-te a "googlares" acerca do que tu realmente precisas. Mas antes acho que deves conheceres o material que já tens... provavelmente vais ver que não precisas de efectuar mais compras. Independente de seres rico ou não, a crise afecta a todos e o dia de amanhã ninguém saberá :blush:

This post has been edited by TweakfilteR: 14 December 2011 - 00:30

#4 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 14 December 2011 - 12:52

Também acho que devias fazer mais alguma pesquisa, porque a maior parte do que escreveste não faz qualquer sentido...

Se queres expandir os sons que tens, ou arranjas software para o teu computador (há bastantes VSTis grátis que são bastante interessantes, ou então podes mesmo comprar software, que há muitos synths em software excelentes), ou então compras um sintetizador ou módulo de sons.

Os sintetizadores podem ser em módulo ou teclado (ou mesmo guitarra, "saxofone" ou bateria...), mas desde que tenham MIDI, podes tocá-los através do teclado que já tens.
Para tocares software, apenas precisas de um cabo MIDI/USB que te permita conectar o teu teclado ao computador.

Um master keyboard é apenas um controlador, não tem qualquer tipo de sons, pelo que não serve para o que queres.
Um pedal também não te vai dar sons, visto que apenas serve para controlar o teu teclado...

Quanto a pedais de efeitos, acho que o melhor seria comprares um processador de efeitos externo e não pedais, visto que a maioria dos pedais não são estéreo e não têm a complexidade dos processadores em rack.

Mas tendo em conta que a tua máquina já tem efeitos, não sei se será tão essencial quanto isso...
Eu experimentei a processar o meu Korg Wavestation com um Korg A1 e não notei que melhorasse muito o som, porque o Wavestation já tem efeitos...
Agora processar máquinas com o som sem ter qualquer efeito aplicado, já dá um resultado muito porreiro ;)
Daí que ou adicionas um processador mesmo bom, ou tenho dúvidas que valha a pena...

#5 User is offline   pedrobairradas 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 14 December 2011 - 19:06

...concordo

#6 User is offline   pi211 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 14 December 2011 - 22:24

@TweakfilteR

Peço desculpa se me expressei mal...
Eu conheço bem o meu Roland ao contrário do que dizes, e acredita que já o explorei quase até ao máximo e sem bem as suas possibilidades.
Visto que ele tem sons ditos mais "elétronicos" um pouco fracos, eu queria ter outra alternativa para o efeito. E estava a perguntar se algo tipo isto dá para ligar ao Roland por MIDI ou se preciso de ligar ao PC.
Quantos aos bancos de sons não me estava a referir aos pianos/orgãos/strings, etc... Mas sim á possibilidade de editar e gravar os meus sons no teclado, e queria saber se um foot controller tipo isto serve para o efeito.

Obrigado

This post has been edited by pi211: 14 December 2011 - 22:27

#7 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 15 December 2011 - 15:13

View Postpi211, on 14 December 2011 - 21:24, said:

@TweakfilteR

Eu conheço bem o meu Roland ao contrário do que dizes, e acredita que já o explorei quase até ao máximo e sem bem as suas possibilidades.
Visto que ele tem sons ditos mais "elétronicos" um pouco fracos, eu queria ter outra alternativa para o efeito. E estava a perguntar se algo tipo isto dá para ligar ao Roland por MIDI ou se preciso de ligar ao PC.
Quantos aos bancos de sons não me estava a referir aos pianos/orgãos/strings, etc... Mas sim á possibilidade de editar e gravar os meus sons no teclado, e queria saber se um foot controller tipo isto serve para o efeito.

Obrigado

Podes usar o EMU sozinho porque... tem teclado e sons próprios ;)

Quanto à pedaleira, como já foi dito, não é por aí que ganhas a capacidade de criares as tais "listas" de sons. Aliás, se o teclado não tiver essa função, muito dificilmente arranjas equipamento externo que te permita fazer isso.
Pelo que li do manual (pág. 50-52) o teu teclado tem bancos de sons, embora sejam apenas 32. Podes alterá-los e gravar com essas alterações, embora alguns parâmetros não sejam gravados, como diz no manual.
Assim sendo, e partindo do princípio que o teclado dá para armazenar os teus sons, o tipo de pedal que, eventualmente, queres será uma coisa tipo um Boss FS-6, para poderes andar para trás e para a frente nessa lista.

#8 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 15 December 2011 - 20:39

Mas se queres usar com o PC, porque é que não arranjas um cabo para ligar o teu teclado ao PC?
É a solução mais barata e prática, até porque tens bastantes VSTs gratuitos muito bons.

E acho que ficas melhor com essa solução que com esse EMU...
Não sei se é baseado no Proteus 2000, mas se for, acho que ficas melhor servido com um desses, que não é mais caro, e certamente que terá componentes de melhor qualidade para um melhor som...

Em todo o caso, para os sons que mencionas, o que te recomendaria seria mesmo um synth tipo Novation A-Station (se um módulo estiver ok) ou caso contrário, um Akai MiniAK ou Yamaha AN1x, ou mesmo um MicroKorg se teclas miniatura estiverem ok para ti...
Essas são das máquinas mais baratas que conheço com boa qualidade...

#9 User is offline   TweakfilteR 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 15 December 2011 - 22:33

@TweakfilteR

Obrigado

Pi211 Creio que as tuas questões estavam algo confusas e aparentavam ter alguns conceitos que pareciam estar incorrectos. Esta foi a minha percepção ao ler o teu post.
Continuo a não perceber bem qual é o teu objectivo. Queres ter mais sons..ok. Queres programares os sons que tens no teclado...ok. Mas no teu primeiro post dizes que queres um sintetizador tipo?? São situações completamente diferentes.
Agora perguntas se podes ligar via MIDI o teu teclado-PC ou o teu teclado-ao EMU >> se tens entradas e saidas midi /usb podes sempre ligar.
O EMU que referes é um sintetizador, queres liga-lo ao teu roland também para controlares o teu roland?

Para esclarecermos, e porque quero realmente ajudar-te:
- Queres controlar sintetizadores software com o teu teclado? ou queres só hardware?

O teu teclado é um "stage piano"; dá para programar alguns sons, mas é limitado quando comparamos com sintetizadores. Uma vez que conheces o teclado melhor que eu (eu não o tenho), e se bem percebi só tem capacidade de 32 custom presets além de ter limitação de programação de parametros, só tu é que sabes se essa limitação é-te suficiente.

abraços

#10 User is offline   pi211 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 15 December 2011 - 23:51

View PostTweakfilteR, on 15 December 2011 - 21:33, said:

@TweakfilteR

Obrigado

Pi211 Creio que as tuas questões estavam algo confusas e aparentavam ter alguns conceitos que pareciam estar incorrectos. Esta foi a minha percepção ao ler o teu post.
Continuo a não perceber bem qual é o teu objectivo. Queres ter mais sons..ok. Queres programares os sons que tens no teclado...ok. Mas no teu primeiro post dizes que queres um sintetizador tipo?? São situações completamente diferentes.
Agora perguntas se podes ligar via MIDI o teu teclado-PC ou o teu teclado-ao EMU >> se tens entradas e saidas midi /usb podes sempre ligar.
O EMU que referes é um sintetizador, queres liga-lo ao teu roland também para controlares o teu roland?

Para esclarecermos, e porque quero realmente ajudar-te:
- Queres controlar sintetizadores software com o teu teclado? ou queres só hardware?

O teu teclado é um "stage piano"; dá para programar alguns sons, mas é limitado quando comparamos com sintetizadores. Uma vez que conheces o teclado melhor que eu (eu não o tenho), e se bem percebi só tem capacidade de 32 custom presets além de ter limitação de programação de parametros, só tu é que sabes se essa limitação é-te suficiente.

abraços

A minha ideia era fazer tipo isto...
Ter o meu roland em baixo, e usar outro teclado mais pequeno mas com maior variedade de efeitos e edição tipo um sintetizador ou um master keyboard, mas uma coisa pequena e barata, tipo no máximo 4 oitavas e 200€.
E a minha questão era se algo tipo isto dava para ligar ao meu roland por MIDI ou tinha que ligar a um pc. E se precisar de ligar a um pc não quero...

Obrigado

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users