Forumúsica: Piano Digital. Conselhos e informações são bem vindos e agradecidos - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Piano Digital. Conselhos e informações são bem vindos e agradecidos

#1 User is offline   Six Strings and a drum kit 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 15 December 2011 - 15:29

Olá! Eu quero comprar um piano digital, mas já perdi o fio à meada dos preços, modelos, etc.

Devo dizer que contactei telefonicamente a Musicarte, no Porto, e fui atendido de forma muito mal educada, como se fosse obrigado a saber que modelos é que já não se fazem, ou que preços se praticam. Suponho que o senhor seja pago para fazer o seu trabalho, e responder às minhas incómodas perguntas. Enfim.

Há uns anos, quando tive aulas de piano, foi num digital da Roland, não me lembro do modelo, mas sei que havia duas teclas que volta e meia avariavam. As que eram mais usadas pelos alunos, ou seja, o dó, o mi e o sol.

Tenho a ideia que a Yamaha é mais fiável nesse campo. (pelo menos foi o que me disseram na minha escola de música, há uns valentes anos).

Não queria gastar muito mais que 1000 euros, e queria um digital com uma sensibilidade táctil semelhante a um acústico. Sei que a Yamaha tem alguns, em que eu já toquei, com uma sensibilidade algo distante dos acústicos. O toque é mais soft, e não é isso que eu quero.

Roland, Yamaha, ou outra marca? E que modelos?

Obrigado!

#2 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 15 December 2011 - 22:01

1000€ é um óptimo orçamento para começar, podes comprar um piano de nível profissional.

Roland ou Yamaha é uma questão de gosto. Para mim, Yamaha, sem dúvida. Mas vai a uma loja onde possas experimentar os dois, leva uns headphones (se estiveres a pensar naqueles home pianos tipo Clavinova com speakers não é preciso, embora possa fazer sentido se estiveres a pensar tocar também com headphones) e vê de qual gostas mais. Os modelos dentro de cada marca variam, claro, mas em termos de som mantêm sempre uma identidade; depois de escolheres uma marca, a questão acaba por ser qual o piano de gama mais alta que consegues encaixar no orçamento e se vale a pena relativamente ao de gama anterior.

Para além de Yamaha e Roland, sugiro que experimentes também Kawai e talvez Kurzweil. Dependendo do teu orçamento exacto, talvez também o Nord Piano. Recomendo também que fujas de pianos da Korg, mas presumo que seja também uma questão de preferências.

Quanto a modelos, primeiro trata-se de escolher entre stage e home piano. Nos stage ou portáteis em geral, não há modelos da mesma marca de gamas diferentes ao mesmo preço, acaba por haver uma linha geral em que quanto mais caro, à partida, melhor. A Yamaha começa com os P (só para tocar em casa) e passa depois para os CP. Nos home pianos pode haver mais gamas, mas não estou informado sobre o assunto.

Tenho um Yamaha CP-33 e recomendo, se for o tipo de piano de que estás à procura. Tem a vantagem de estar mais barato porque está para ser, ou já foi, descontinuado. Lembro-me de ter gostado do CP1 (topo de gama), mas de não ter achado muita piada ao de entrada de gama (CP50 acho eu, já não estou certo do número). É uma questão de experimentares. Se fosse hoje e tivesse o dobro do dinheiro para gastar tentaria sem dúvida experimentar bem o Nord Piano.

Há alguma informação no fórum sobre isto. Podes pesquisar por "piano digital site:forumusica.com" no Google. Boa sorte. :)

#3 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 16 December 2011 - 00:36

Queres mesmo só piano digital ou também te interessam sons de synths?
Se te interessarem sons de synth compra um Kurzweil.
Se comprares um K2600X ou um K2500X (as versões com teclados de piano), imagino que os consigas por menos de 1000 euros com alguma facilidade...
O Jordan Rudess dos Dream Theater usava um K2600XS (também tem sampler, mas não precisas disso) ao vivo e os sons de piano são fenomenais...
E os synths também são fenomenais...

#4 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 December 2011 - 14:51

Kurzweil é máquina de guerra e bem estimado dura uma vida!

#5 User is offline   JohnKeeL(R) 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 16 December 2011 - 15:46

View Postdiogo craveiro, on 16 December 2011 - 14:51, said:

Kurzweil é máquina de guerra e bem estimado dura uma vida!

Até 1000€ um Kurzweil com teclas pesadas é quase impossivel (isto sou a presumir que será um dos requesitos).
De resto concordo Kurzweil é simplesmente uma delicia!

#6 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 December 2011 - 16:05

Depende, se for um Pc88 é fácil de encontrar e o "Six Strings and a drum kit" ainda não respondeu à questão sobre utilização de synth. Conheço gente que comprou um PC88 a 500 euros, outros a 600 euros e tenho pena de não ter encontrado um negócio assim porque é o ideal. Também não ando à procura, verdade seja dita.

O Nord piano também é muito bom mas um pouco caro e não me parece que já haja gente a querer trocar ou vender um modelo daqueles que é simplesmente fabuloso.

Em relação aos pianos da Korg parecem-me sempre muito magrinhos e sem corpo. Comparando os da Yamaha e os da Roland é fácil entender que a Yamaha carrega muito no seu som, dá sempre muito peso muito e isso faz com que o som de piano não fure e não resulte muito bem em banda. Os sons da Roland são mais magros mas mais perfurantes e resultam melhor em banda.Para tocar sozinho, prefiro Yamaha.

Todos estes argumentos perdem validade se se meter um Kurzweil ao barulho. Aí, qualquer que seja o modelo, é melhor.

É esta a minha opinião.

#7 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 16 December 2011 - 17:20

Se for um K2500X ou um K2600X consegue-se por menos de 1000 euros.
Pode é não trazer nenhuma expansão...
Não sei até que ponto as expansões de piano são necessárias, mas lembro-me de ter visto um demo do K2500 standard e o som pareceu-me muito bom, mesmo os pianos, pelo que me parece ser uma boa compra.

Se não estou em erro, estava um K2500X há uns tempos por 600 euros, ou que era, na net...

Se for um PC3X, já tenho as minhas dúvidas...

Os restantes, acho que não vale a pena pensares neles...

#8 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 16 December 2011 - 17:21

Deixo links para os demos do K2500X que estava a mencionar...

#9 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 December 2011 - 19:03

O PC3X também é uma muito boa máquina e nova custa apenas 1300 euros. Encontra-se a menos de 1000 euros também.

#10 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 16 December 2011 - 23:25

A menos que precises de sampling, o PC3X seria a melhor escolha, mas apesar de os últimos se terem vendido por valores à volta dos 1300 euros, não é fácil vê-los muito mais baratos que 1000 euros em segunda mão...
Com o K2500X e K2600X acho que terás mais sorte...

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users