Forumúsica: Comparativo - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Comparativo Que piano comprar

#1 User is offline   abelix 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies
  • Feedback: View

Posted 19 December 2011 - 01:16

Bom dia,
sou novo nesta area da música e preciso de comprar um piano para a minha filhota que anda no 3º grau de piano, e que tem como instrumento de treino em caso um orgão um pouco rudimentar.
Com a evolução que espero venha a ter na area do Piano, decidi comprar um instrumento que lhe fosse útil nos próximos anos.
Não sendo o piano uma peça que se possa trocar de 2 em 2 anos,
queria comprar um que não sendo muito caro desse para ficar para "sempre".
Após alguma pesquisa, e porque não quero gastar muito dinheiro, optei por um piano digital, estando indeciso na compra de um Yamaha Auris YDP 141 e o Clavinova CLP 320. A diferênça de preços é de cerca de 500 aérios, sendo o CLP o mais caro.
O meu orçamento poderá ir até aos 1200/1500 aéreos
Apreciava a vossa opinião no sentido de saber se estas são boas apostas, ou se haverá outros modelos que também atingam o mesmo objectivo, que é:
Um piano que permita estudar e fazer o 7ºgrau e seguir um curso superior de música, sem comprar um topo de gama nem um "charuto"
obrigado :guitarist:

This post has been edited by abelix: 19 December 2011 - 02:34

#2 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros

Posted 04 January 2012 - 18:08

Se a sua filha tiver aptidões para tal não é, certamente, o piano que vai fazer com que não acabe o 8º grau e piano e siga para um curso superior. O instrumento ajuda mas não é tudo.

Seja como for, esses pianos digitais, para mim, não são grande pistola. Preferia comprar um teclado com teclas pesadas e com melhor som do que esses. Por exemplo, o Kurzweil PC88 é um excelente teclado. Tem teclas pesadas, tem sons que nunca mais acabam com uma qualidade enorme. Acredito até, sem ouvir esses pianos, que o Kurzweil tem melhores sons de piano.
Acho que é bom acompanhar o estudo mais certinho de conservatório clássico com um pouco de música pop/rock, pimba, ligeira... Imagine que a sua filha quer, daqui a uns tempos, fazer parte de uma banda de garagem ou de uma banda que toque nos bailarecos. Precisa de algo portátil e esses pianos são bons para ter em casa, paradinhos, e não para andar para trás e para a frente para fazer concertos :)

Se a sua filha lhe disser daqui a uns tempos que quer fazer uma banda, deixe-a. É das melhores coisas possíveis, completar a técnica que se aprende com o Clássico com outros estilos. Dá uma tarimba muito grande e acredite que é preciso. Normalmente vejo muito músico de conservatório que são "palas de burro" porque, além de tocarem só com partitura, não se sabem integrar numa banda. Faz-lhe confusão não tocar sozinho e só para si!

Bem, voltanto aos modelos que aconselho vivamente:

Kurzweil Pc88
CLAVIA NORD PIANO 88
YAMAHA MOX 8
KAWAI ES 6 W
KURZWEIL SP4-8 B-STOCK

#3 User is offline   TweakfilteR 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 04 January 2012 - 21:46

Não concordo com a opinião do Diogo. Também é através destas divergências que depois vai poder tomar uma decisão mais acertada.

Fiz o conservatório e apesar de eu ter estudado principalmente num piano vertical, tive colegas que estudavam nuns do tipo clavinova. É importante os pedais, devem estar fixos... por isso eu não aconselho nenhum piano de concerto como os que o diogo referiu.
Se o interesse é estudar piano, é só ir as lojas com a sua filha e ambas escolherem o piano que soe melhor e que tenha melhor sensibilidade ao tocar. Só precisam de um som, e convem que seja um bom som. O vosso ouvido é que manda. Não estou dentro dos modelos por isso não me posso pronunciar de aspectos mais tecnicos.

Quanto ao facto de mais tarde a sua filha poder querer entrar numa banda, nessa altura outras opções têm que ser equacionadas; mas até lá não aconselho nenhum rompler ou sintetizador, porque a sua filha só precisa de um bom som de piano e não de muitos sons.

Um aparte já agora: diogo, já fui desses catalogado como alguém com "palas de burros", e até por algum tempo achei que estava bem "catalogado"; mas em pouco tempo verifiquei que o problema eram outros, toque com alguns com pouca formação musical, sem qualquer noção ritmica, melódica ainda vá lá... Pensei e pensaram que o problema era meu, mas consegui adaptar-me a uma nova abordagem da musica com pessoas com diferentes "escolas", o problema foi que apartir de um tempo achei que não estava a aprender mais com eles. Tens que ver que no conservatório´tens aulas de conjunto que potenciam a interacção, obviamente condicionado porque é tutoriado. Além de que trabalho de grupo também é um aspecto importante personalidade da pessoa, do modo como se adapta a situações novas. Uma pessoa do classico adapta-se a tocar pimbalhada, facil ou dificilmente (conheço alguns casos), o contrário já não conheço (o mais provavel é porque não querem e porque não dá dinheiro!!)

#4 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 04 January 2012 - 23:07

TweakFilter, percebo a tua preocupação com a qualidade do som; esses teclados que o Diogo referiu têm excelentes sons de piano; claro que não se comparam nem de perto nem de longe com um piano a sério, mas experimenta ouvir as demos ;)

Demos do Nord Piano (scroll down - lado direito);
Demo de um dos sons de piano do Kurzweil SP4-8
Outro

E, já agora, a minha sugestão, por metade do orçamento: Yamaha P95 (+- 600€)

#5 User is offline   TweakfilteR 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 05 January 2012 - 00:37

Não duvido a qualidade de som. Conheço só o nordstage e gosto dele. Mas para a situação real que é para estudo de Clássico, aconselho antes um piano para estar encostado, com amplificação e colunas integrados >> mimetiza um piano acustico. Os pedais estão lá quietinhos e não "fogem".

O som deve se ter em conta mas temos de contextualizar - estamos a falar de uma jovem cuja percepção de qualidade de som vai passar pela comparação do piano do conservatório com o seu piano (isto durante vários anos).. e pianos do youtube! Duvido que uma jovem a estudar clássico num quarto não tratado vai encontrar diferenças abismais de sons de piano, entre o piano onde tem aulas (se calhar é um chinês:)) e o piano que vier a comprar, ao ponto de se desmotivar de continuar tocar. Nesta idade o importante é manter motivação do estudo.

Todas as opções que vocês deram são optimos teclados, não nego a qualidade de som deles.
Mas há outros aspectos mais importantes que o som:
- Onde é que ela vai por as partituras (esses pianos vem com sistemas de partituras pouco resistentes, ela vai por lá livro e livros, folhas soltas e abertas no inicio 1 pagina e no final 3 a 4 paginas abertas).
- Além disso os vossos teclados não tem sistema de som integrado. São teclados com bom som, mas qual é o amplificador e coluna que aconselham? Isso vai implicar aumento do preço e necessidade de maior espaço.

Eu já tive o P80 e abusei dele para estudar jazz com auscultadores, gostava imenso daquele piano.
Além de manter a minha opinião que é tão válida como a vossa, aconselha aos pais a guardarem um pouco de dinheiro (e espaço) todos os meses, para um bom piano acústico. Se por ventura continuar a estudar quer pessoal ou profissionalmente piano, nenhum som de um digital equipara-se a um bom piano acustico.

#6 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 05 January 2012 - 12:20

Os "palas de burro" são isso e nunca mudam! Nunca foi o seu caso porque se consegue adaptar-se a outras realidades nao o pode ser mas não vamos discutir isso porque estavamos aqui o resto do tópico a falar.

Bem, os pedais podem ficar fixos no seu lugar, basta comprar um set de pedais de piano e instala-lo no sítio devido. O meu receio é que esses pianos eléctricos estilo Clavinova, Yamaha, Roland... não tenham um touch muito bom - os que ficam dentro do preço apresentado. Já toquei em alguns e, além do som ser muito plastificado, a sensibilidade era uma porcaria. Fiz e faço algumas disciplinas do meu curso num piano do género, Roland, e aquilo não dá com nada. É preciso muito cuidado ao escolher um piano desse género e só dei as sugestões que dei porque é mais fácil encontrar uma das minhas sugestões a um baixo preço do que um piano eléctrico bom a um baixo preço (cerca de 1500 euros). Já há muito tempo que não vou de loja em loja a ver o que têm mas tenho a ideia de que de há 3 ou 4 anos até agora os preços não mudaram muito.

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users