Posted 06 February 2012 - 12:10
De há uns anos a esta parte, os madeireiros descobriram que podem fazer "madeira" com papel e serradura! É muito mais económico para eles, lógicamente. Com as sobras do papel e da madeira cortada, reaproveitam tudo e fazem novamente "madeira". Tudo parece simples, bonito e fácil de fazer.
O que acontece é que a resistência , nomeadamente, do MDF é muito limitada! Apanha uns pingos, faz o que o papel faz - incha! Apanha sol, apanha humidades, apanha alguma pancada... Fica, como se diz na minha terra, "russo" (meio malhado, a nível de tonalidades), fica inchado, fica empenado, fica com buracos... Nunca pense em utilizar MDF. É das piores porcarias que fizeram até hoje. Não aguenta um parafuso, não tem nada de bom além do preço.
O contraplacado marítimo é um pouco caro, sim, mas tem tudo! É laminado e essa "técnica" de construção confere uma resistência fabulosa ao contraplacado. Além disso, é tratado com uns produtos que são hidrófugos, não empena nem incha nem fica deformado com água (a menos que o meta de molho algum tempo, e mesmo assim não sei...). O contraplacado que utilizei tem 16mm de espessura mas também há de 22mm, 12mm e 6mm. Estas são as medidas mais comuns e se está a pensar fazer uma para o seu combo, penso que 12mm chega bem. Há placas que já vêm com a lâmina de fora acabada, com possibilidade de escolher algumas cores.
A parte de dentro está sempre forrada a esponja que encontro nos estofadores.
Eu optei por fazer as minhas case's com contraplacado de 16mm porque algumas são mesmo mal-tratadas pelos carregadores dos grupos! Um dos meus teclados já caiu no chão à custa disso. Estava em cima de um sub-grave e escorregou cá para baixo! Felizmente, não aconteceu nada.