Page 1 of 1
Afinaçao Tabla_contactos? Afinaçao Tabla_contactos??
Posted 25 December 2011 - 17:41
Boas pessoal,
Ofereçeram-me uma tabla este natal e precisava de contactos de alguem que saiba afinar este instrumento, vi alguns videos no youtube e a maioria deles aconselhava que a afinaçao fosse feita por alguem experiente e que conhece-se bem o instrumento.
aguardo sugestões.
Obrigado,
André Gonçalves.
telm: 964951260
Ofereçeram-me uma tabla este natal e precisava de contactos de alguem que saiba afinar este instrumento, vi alguns videos no youtube e a maioria deles aconselhava que a afinaçao fosse feita por alguem experiente e que conhece-se bem o instrumento.
aguardo sugestões.
Obrigado,
André Gonçalves.
telm: 964951260
Posted 26 December 2011 - 01:05
Já agora aproveito o tópico - Conhecem algumas normas que sigam na afinação das peças? Há quem utilize um medidor de tensão da Tama mas há quem apenas utilize métodos próprios em que vão tentando fazer o SEU som e o som que gostam de ter em cada peça. Eu sou um pouco assim, afino conforme o que me soa bem e o que eu gosto de ter em cada peça da bateria mas não sei se é a forma mais correcta ou até a forma mais prática.
Há algumas normas escritas ou gravadas em vídeo que expliquem melhor o processo?
Obrigado.
Há algumas normas escritas ou gravadas em vídeo que expliquem melhor o processo?
Obrigado.
Posted 29 December 2011 - 23:08
Existem normas, sim. Várias. Há quem afine em quartas entre cada timbalo, por exemplo. Os afinadores de tensão também são um bom método para muitos. Pessoalmente, afino de ouvido e conhecendo o som que quero sacar. Por exemplo, gosto dum timbalo 1 agudo mas com profundidade, pelo que tendo a esticar a pele de cima um pouco mais do que a de baixo.
Acima de tudo, trata-se de saber o que fazem uma e outra pele (batente e ressonância) e saber o som que se deseja. Depois, experimentar e avaliar: o velho método da tentativa e erro.
Funciona para mim, mas não é nenhums norma, apenas a forma que gosto de utilizar.
Acima de tudo, trata-se de saber o que fazem uma e outra pele (batente e ressonância) e saber o som que se deseja. Depois, experimentar e avaliar: o velho método da tentativa e erro.
Funciona para mim, mas não é nenhums norma, apenas a forma que gosto de utilizar.
Posted 31 December 2011 - 15:21
Antes de mais, por favor trata-me por tu (ou talvez te tenhas enganado a digitar e escapou-te o 's'). 
Há imenso material na internet sobre isso. No YouTube, há uma colecção de vídeos do Bob Gatzen que são muito didácticos - apesar de eu não gostar do som dele, ele explica bem os passos da afinação.
Depois, com uma pesquisa rápida encontra-se uma infinidade de páginas, mas a mais conhecida acho que é a Drum Tuning Bible: http://home.earthlink.net/~prof.sound/
Ao leres isso, verás que há uma infinidade de factores (peles, madeiras, bearing edges, parafusos, aros...) a influir no som, pelo que dificilmente se pode fazer disto uma ciência exacta.
Há imenso material na internet sobre isso. No YouTube, há uma colecção de vídeos do Bob Gatzen que são muito didácticos - apesar de eu não gostar do som dele, ele explica bem os passos da afinação.
Depois, com uma pesquisa rápida encontra-se uma infinidade de páginas, mas a mais conhecida acho que é a Drum Tuning Bible: http://home.earthlink.net/~prof.sound/
Ao leres isso, verás que há uma infinidade de factores (peles, madeiras, bearing edges, parafusos, aros...) a influir no som, pelo que dificilmente se pode fazer disto uma ciência exacta.
This post has been edited by Lu Batera: 31 December 2011 - 15:24
Share this topic:
Page 1 of 1

Help

MultiQuote