Forumúsica: TC ELECTRONIC RH750 TESTE, MAIS COLUNAS TC RS112 E MARK BASS NY 121 - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

TC ELECTRONIC RH750 TESTE, MAIS COLUNAS TC RS112 E MARK BASS NY 121

#1 User is offline   fernandobicho 

• 140 bpm
  • PipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 26 December 2011 - 23:32

Ora vivam..... ainda não foi desta que fiquei sossegado. E valeu a pena! Parece que comprei um amp que me faz perder as saudades de todos os outros que já me passou pelas mãos.......bem.... não incluo o Walter Woods porque é uma peça especial não comparável a nada. Nem ponho aqui o Mesa Walkabout do qual continuo fã do grave sólido e "almofadado" ao mesmo tempo, (mas este não é digital).De resto, já tive:

Epifani Performer 400
(era de tamanho de rack normal; foi o meu primeiro classe D; senti que não tinha graves)

SWR Amplite
(gostei, mas não tinha power)

Phil Jones Flightcase 150
(hi-fi fantástico e com 2 altifalantes virados para cima...mas não tinha power)

Genz Benz Shuttle 6.0
(timbre hi-fi... mas sem power. Troquei logo pela 9.0)

Genz Benz Shuttle 9.0
(900w? mentirosos! 900w da treta! Continuava sem power)

Ibanez Promethean
(este sim! Por mais que o Marco diga que os componentes eram fracos....trata-se de material japonês montado na China. E depois? Fiquei sempre satisfeito com a cabeça em várias circunstâncias.Foi o primeiro Classe D que me soou suficientemente alto e musculado e com uma qualidade superior aos anteriores. Instalada no combo soava igualmente bem, mas borrava-se com a corda B (alti de 10''+tweeter). Mas pra mim continua a ser um aparelho útil, muito portátil e com um som fabuloso). Vendi-o para comprar o Walter Woods.

E experimentei:
vários MarkBass (o único que gostei foi o F500 ou F1 do Joel)
Tecamp Puma 500 (o mais leve de todos. Não deve pesar 1 Kg)
Tecamp Puma 1000 (os Tecamp soam muito bem e até andava a pensar comprar um, até ter experimentado o TC Electronic.)

Bem... o Vitor apareceu num encontro com as colunas TC dele. A primeira impressão foi excelente. Quanto ao amp RH450, não veio, mas o Vitor disse que "era um bocado digital".... e assim ficou a ideia.

Experimentada a coisa, na versão top RH750, verifiquei que não só não soa "digital", como manda uma passa do caraças, com um som firme, sólido. à primeira ouvidela os agudos são comedidos. Dando-lhe mais (numa subfunção de mudar o centro do knob dos agudos) começa a ouvir-se um sopro tssssss. Mas isto não é necessário. Em operação normal, os agudos estão lá prás slapadas, sem espinhas, sem ferirem, muito agradáveis.
O amp é um canivete suiço. Tem uma série de funcionalidades que dão mesmo jeito:

-o formato, a construção é perfeita. Pesa 4 Kg, portanto não é dos mais leves. tem um pega-mão no próprio formato do corpo. Tem uma ventoinha de arrefecimento super-silenciosa. Também não é dos mais pequenitos.

-pode trabalhar sem colunas ligadas (auscultadores), o que dispensa cuidados de ligar ou desligar colunas

-tem afinador sempre a funcionar, visivel também no pedal controlador (opcional). este pedal, custa 150 euros, mas veio à borla numa campanha da loja

-tem 3 memórias para fixar 3 regulações; podem chamar-se no pedal.

-tem entradas para aux para ligar o ipod ou outro leitor, ou caixa de ritmos ou metrónomo. Aqui descobri o inconveniente de só reproduzir nos auscultadores. Para mim, que gosto de praticar com metrónomo, era porreiro que pudesse ouvir o metrónomo e o baixo no som da coluna

-Dá para ligar 3 colunas!!! da TC, seja qual for a combinação (vou ficar com 3 de 12'' para usar por módulos conforme a situação). De outra marca é para ligar só 2, até 4 Ohm

-Só tem uma entrada que está preparada para baixos activos e passivos indiferentemente (pôrra, dava jeito ter duas para ligar 2 baixos em aulas, por ex.)

-O compressor pode actuar separadamente nas frequências grave, médios e agudos sem afectar as outras e soa tão bem, sem aquela sensação de que está a "comer" as notas. Pareceu-me muito bom.... De tal forma que quando se dá um pouco de compressor já não soa nada bem tocar sem ele.

-A distorção tb é muito boa (embora eu não esteja muito virado pra distorções no baixo, dá para desenrascar situações dos Muse, Ramstein e cenas do género).

COLUNAS
Depois de tanto caixote lá por casa e de o Capelas me ter levado a Epifani sem eu estar a contar, eis-me reduzido à TC RS112 que veio com o amp e a markbass NY 121 emprestada (já tive uma em tempos).... bem....

TC RS 112 tem um alti Eminence cerâmico, com tweeter coaxial (ao centro no cone) também Eminence, de titanium, 8 Ohm, 200w e regulador de agudos nas traseiras

MARKBASS NY 121 tem um alti B&C neodimyum e tweeter piezzo 8 Ohm 400w e regulador de agudos do lado direito

Para mim, a TC toca forte, grave potente e macio, definida, sem agudos proeminentes (é uma coluna profunda e daí o grave excelente, formato paralelepípedo...eh eh pois é.... não sabiam que eu sabia esta palavra!)

A Markbass tem o grave a fugir para o médio grave (lá me dizem que o baixo parece um trombone)e o agudo é aquele manhoso do piezzo. Aparentemente toca bem, mas acho que a TC supera. Oiçam a gravação e tirem as conclusões, sem dispensar a audição ao vivo). A Markbass aqui também estava desfavorecida porque estava com um amp que lhe é estranho. De qualquer forma, ao pé dos 200w da TC, os 400w da markbass não soam a tantos watts.

Porque sempre evitei a TC?
Chamou-me desde sempre a atenção de os altifalantes serem cú-axiais (têm o tweeter no cú e berra do centro) porque, em tempos puz um Beyma desses no meu combo Roland Cubo 60 dos anos 80 e aquilo ficou a tocar tão bem, que toda a gente se admira. Então agora reparei logo nisso...."olha os gajos a usarem altifalantes destes..."
Todavia aliei a TC sempre a efeitos, principalmente ao famoso chorus dos gajos. E portanto, sempre olhei para o material deles como brincadeiras digitais.
Bem....... se tivesse comprado logo um TC RH450 (o RH750 só saiu depois) talvez não tivesse gasto tanto dinheiro em experiências de amplis classe D.

Vejam o filme e façam os vossos comentários. Que vos pareceu o amp e cada uma das colunas? abraços

This post has been edited by fernandobicho: 27 December 2011 - 12:12

#2 User is offline   w_joe 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 27 December 2011 - 00:58

Eh lá grande review!
Essa cab da Markbass tem um low mid range brutal, a 4x10 standard deles não soava nada assim. No entanto pelo que dá para ouvir no vídeo a da Tc toca de cacete! Amanhã já confirmamos isso in loco!

Cheers
u can't hold no groove..

#3 User is offline   vito23 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 27 December 2011 - 16:29

Oi Fernando confirmado, a tc rh 750 ta mt boa, ta na minha lista de compras, mas ades exprimentar a rh450, nao é a mesma coisa;) Essa rh 750 com as minhas colunas tc, 1x12 e 2x10 deve bufar nas horas;)

Abraço

#4 User is offline   fernandobicho 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 29 December 2011 - 01:55

[Oi Vitor...... no próximo encontro em Peniche, hás-de trazer outra vez as colunas... quero testar melhor a RS112 com a RS210 e a RS112 com a minha RS112..... é que mandei vir 2 RS112...... fico com 3 colunas de 12, mas não vejo ninguém a fazer essa combinação. Será que é asneira? Não seria melhor comprar só mais uma de 12 ou só a RS210? Fiquei com receio de esta ser mais magra do que o necessário.... Que te parece?

#5 User is offline   Capela 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 29 December 2011 - 17:31

Se calhar a melhor combinação é juntar 5! Isso é que era uma pastilha! :)

Essa review está muito boa. Esses TC soam de cacete e também partilho dos mesmo preconceitos que tinhas em relação à marca. Continuas com o teu mau feitio a dizer que as GB não têm power.

Surprende muito essa 12 da TC! Para mim rebenta com a MB.

Um abraço para ti e para o Alan, que continua a dar-lhe como deve de ser ;)
Bassi Elettrici
  • www.myspace.com/kapela

#6 User is offline   Jack Smith 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 29 December 2011 - 18:01

tambem acho que soa melhor com a TC do que com a MB...é mesmo uma conbinaçao do catano, e depois com o Smith....divinal... :histerica:

Tambm foi uma marca que sempre me passou ao lado....mas depois de ouvir este video mudei de opiniao..... :facepalm:

This post has been edited by Jack Smith: 29 December 2011 - 18:03

Warwick corvette 5.......Hartke Ha 3500........Hartke 4x10XL..........Hartke 1x15 Transporter........ashdown 2x10mag........Roland cube 100....

#7 User is offline   vito23 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 29 December 2011 - 18:03

Oi fernando por mim vou a peniche;) Em relação as colunas eu falo daquilo que ouço, eu tenho a 1x12 com a 2x10 e acho que é do melhor essa conbinação, se tens duas 1x12, achava melhor comprares 2x10. Eu tenho tocado só com a 2x10 e tem me suado mt bem;) tens um pouco mais de agudos, mas para o medio e grave já tens as duas 1x12;) só exprimentando;) Abraço

#8 User is offline   fernandobicho 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 29 December 2011 - 20:59

só tenho uma de 12... a dúvida era comprar mais 2 (uma vez que o amp pode trabalhar com 3) ou apenas mais uma de 2x10 tal como tu tens.... Já puz umas dúvidas aos gajos da TC. Estão a demorar a responder. Provavelmente dei-lhes um nó na cabeça lol

#9 User is offline   Capela 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 29 December 2011 - 22:17

Já estão a falhar!
Bassi Elettrici
  • www.myspace.com/kapela

#10 User is offline   pacman 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 31 December 2011 - 13:03

Eu apostava na 210. Mas eu sou suspeito. Eu venho habituado ao som das 410 e as novas 210 são "tão" boas (ou melhores) do que as antigas 410.
Dito isto, eu tenho uma 112 e uma 210 (EA) e a combinação é muito boa. E tendo duas diferentes, sempre que precisares de usar só uma, tens dois tipos de som diferentes por onde podes escolher.

Mas atenção que eu (infelizmente) nunca experimentei nada da TC. Mas ando muito curioso.
Um destes dias apareço num encontro, mas Peniche é um bocadinho longe.

Abraço,

Pacman
Sadowsky RV5 OWH; 78' Fender Jazz Bass; Yamaha BB 404F (fretless);
Tecamp Puma 500; EA NL210; EA CXL 112 L; Sadowsky Preamp/DI; Akai Deep Impact; Aguilar Agro pedal; Raven Labs PHA-1; EHX Q-Tron; EHX Bass Big Muff, Boss OC-2;Boss LS-2; Boss ODB-3; Boss CEB-3

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users