Forumúsica: Composição vocal - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Composição vocal Como a fazem?

#1 User is offline   shaitan 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 05 January 2012 - 23:23

Olá a todos.

Então é assim, tenho um projecto - com uns amigos - de uma banda de folk/death no qual sou vocalista.

Estou no entanto a ter um pequeno (grande?) problema na criação de letras. Este não se prende com o conteúdo em si, mas sim com ritmo, métrica e "encaixe" da letra na música. Tenho sempre uma tendência exagerada para seguir, com a voz, a guitarra ou qualquer que seja o instrumento lead no momento. Apesar de achar que isso torna a música demasiado monótona e previsível, não consigo evita-lo, pois se o tentar acabo por me afastar demasiado do ritmo da música, ficando a cantar algo que não tem nada a ver com o ritmo que os instrumentos levam.

Já me disseram que é completamente desaconselhável fazê-lo, portanto peço a vossa ajuda: Que regras existem - se existem algumas - para que os sons joguem uns com os outros? Seguir os compassos da música, não os seguir, what? Que técnicas usam?

Obrigado, desde já, pela vossa ajuda.

#2 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 06 January 2012 - 14:59

Desde já aviso que o que vou dizer é apenas uma ideia e não uma regra.

Imagina dois carros, na mesma estrada; um vai sempre a direito e o outro de vez em quando passa para a outra faixa, depois volta à faixa dele, e vai andando sempre assim. No entanto, estão sempre na mesma estrada e o destino é o mesmo. Aplicando isto ao teu caso, o que quero dizer é para ouvires a guitarra e imaginares uma melodia por cima da guitarra, mas sem ser colada ao ritmo e/ou notas da guitarra; a ideia não é estar sempre "fora" do ritmo, mas sim "fugir" ao ritmo de vez em quando. Depois tenta escrever a letra com essa melodia que imaginaste.

Espero ter ajudado...

#3 User is offline   shaitan 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 13 January 2012 - 00:43

Boas.

Ajudaste pois. O pior é por isso em prática, o meu carro tem andado a espetar-se contra os rails... :/

Muito obrigado pela resposta.

#4 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 13 January 2012 - 12:24

View Postshaitan, on 12 January 2012 - 23:43, said:

Boas.

Ajudaste pois. O pior é por isso em prática, o meu carro tem andado a espetar-se contra os rails... :/

Muito obrigado pela resposta.

Talvez te andes a desviar demasiado da rota...

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users