Forumúsica: "Biombo" de bateria, para ensaios. - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

"Biombo" de bateria, para ensaios. Qual a melhor forma de ensaiar?

#1 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 08 January 2012 - 01:55

Muitas das vezes ensaiamos com bateristas que têm uma força de batida muito grande. Há soluções mais ou menos radicais como esta:

Posted Image

Sem ter que se optar por uma solução assim, qual seria a melhor maneira de ensaiar numa sala pequena em que a bateria não estivesse a rebentar com os ouvidos de todos os músicos?

Existem uns abafadores de borracha à medida dos cascos para colocar em cima de cada peça mas dá-me ideia que são muito grossas e além disso tiram toda a vontade de tocar porque são completamente diferentes da pele da peça e alteram completamente o som da peça em questão. Há também uns quadrados de tecido/algodão que se podem colocar em cima das peças mas a questão é a mesma - não se tem a mesma resposta que tocando na pele.

Pode ser esquisitice dos bateristas mas, por um lado, compreendo-os perfeitamente. O instrumento deles são tem um main volume como o meu e muitas das vezes eles próprios também não conseguem aguentar o entusiasmo do momento.

Há alguma solução menos radical do que esta para se manter um bom ambiente no ensaio? Dois ou três painéis destes em frente à bateria serviriam?

Obrigado.

This post has been edited by diogo craveiro: 08 January 2012 - 01:58

#2 User is offline   scanudo 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 09 January 2012 - 15:13

olha eu como tenho o mesmo espaço que tens, e depois de 2 anos ou mais a experimentar situações para ter no local mais espaço e uma acustica correcta para tudo aqui vai a minha dica :P

Desculpa lá a desarrumação tive uma festa e não arrumei o espaço ainda.. espero que poucos vejam o tópico :P

O que fiz foi juntar o baixo e bateria quase no mesmo espaço equalizar o baixo de maneira a encaixar no som de bateria e o resto vem a seguir,guitarra pode tar alta e não faz confusão a ninguem! o importante era sentir-se quer bombo tarola baixo, para não amplificar nada e tudo ter um volume bem bom! fiquei com uma acustica brutal para ensaios, uma acustica brutal nos monitores, pois tive que tira los dos tripés pois não estava a "sentir" muito a zona grave..

Quanto à cortina por cima da bateria tá quase a cair, pois o pessoal na festa andou a mexer muito e aquilo ta quase caido.. mas vou arranjar de maneira a nunca cair, pois é mesmo assim que quero! Só mesmo pelas reflexões que fazia no tecto assim ficou bem melhor!

Resumindo assim ninguem ultrapassa ninguem em volumes! Mesmo que o baterista seja bem forte na batida!
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
http://img46.imagesh...p?id=img486.jpg

This post has been edited by scanudo: 09 January 2012 - 15:16

#3 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 09 January 2012 - 21:19

Estou a ver que fizeste aqui algumas modificações. Só acho que o espaço assim se torma muito "fechado" e a parecer que é mais pequeno. O que tenho lá na minha sala é mesmo um espaço todo aberto, o mais possível. Tenho tudo o que é grande encostado às paredes e guardei os melhores locais para colocar amplificadores e toda a tralha que necessite.

Obrigado pela dica mas acho que não é bem isto que queria fazer na minha sala. Eu, pessoalmente, gosto muito de tocar e ver os outros músicos. As expressões corporais, muitas das vezes, dizem tudo. Torna-se muito mais fácil tocar com alguém que comunica com gestos, com espressões, com caretas :D

O que procurava era mesmo fazer uma "barreira" com 75 cm de altura e colocar em frente à bateria, apoiado no chão. Mais ou menos o que está na imagem que postei mas sem as placas em acrílico.

Já experimentaste algo do género disto antes de fazeres essa divisão mais radical?

Já agora, parabéns pelo material. Parece teres aí um belo investimento ;) (Por vezes gostava de ser guitarrista ou baixista. Não tinha que dar 3000 euros, sempre que compro um teclado novo)

This post has been edited by diogo craveiro: 09 January 2012 - 21:20

#4 User is offline   headbang 

• *** Contribuinte ***
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Moderadores Globais

Posted 10 January 2012 - 00:01

Pela minha experiÊncia a unica coisa essa barreira de 75 cm ia fazer era alterar um pouco o som do bombo, pelo menos do lado do baterista. De resto esquece, em termos de volume de bateria não vai ajudar grande coisa, ou até mesmo nada.

Podes tentar controlar o som da bateria com moongel ou outras peles com menos ressonância e menos volume, mais como é claro, estás a mexer no som da bateria, para o bem e para o mal.

Se usares uns painéis maiores, podes ter melhores resultados, mas também deixas de ver os musicos, ou seja, não vai resultar. Não tou a ver muitas soluções.

Tens a sala tratada? Por vezes o que torna o som da bateria muito alto, além do baterista tocar muito de força, é a quantidade de ecos e reflexos que existem na sala, tornando tudo numa grande misturada.

headbang, compra um amp!

Crew dos Offsetters member #13

#5 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 10 January 2012 - 08:15

O problema ali não é ter uma misturada porque se percebe exactamente tudo o que se faz. Eu já tenho alguma coisa tratada, como já deve ter reparado no tópico que abri a quando do início da construção da sala. Pode ser apenas medo da minha parte, uma vez que o tratamento acústico ainda não está completo e ainda não ter algumas zonas re-tratadas mas... Penso que nesta fase já devia estar um pouquinho melhor do que o que está.

Na próxima semana já acabo o trabalho qu há a fazer e logo se vê o que de lá sai.

Obrigado pela ajuda.

#6 User is offline   scanudo 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 10 January 2012 - 12:02

Thanks Diogo! Mas a ideia é todos tocarem a frente do baterista, e ouve-se bem tudo! guitarrista mais do lado direito baixista do lado esquerdo e ouves perfeitamente , pois a acústica ajuda imenso! mesmo que um gajo bata forte!
já tive tudo aberto , mas o som não é ideal , pois espalha-se muito e depois um quer mais alto e o outro também e depois um não ouve o outro...assim tá quase no perfeito ;) até as bandas que vêem ensaiar acharam uma grande diferença para o lado positivo! não é preciso nada para abafar nada fica tudo em sintonia!
É que estes biombos no meio da sala ajuda imenso nas ressonâncias, mesmo muito! foi tudo pensado a absorver frequencias que estavam a incomodar e dar maneira a ter um espaço para cada instrumento! para gravações live deve ser bastante melhor do que tudo aberto, ainda tenho k ver!

ah, já há 2 anos que ando a experimentar como disse, já experimentei de tudo(acho eu :X).. mas tambem a tua sala pode ter ressonancias diferente da minha e não ser o melhor para a tua sala! é ir experimentando! o que não queria era começar abafar bateria e alterar o som dos instrumentos, até que xeguei a este ponto que estou satisfeito ! mesmo as minhas misturas agora estão a soar melhor fora, se calhar até tive "sorte" no tratamento acústico:P

This post has been edited by scanudo: 10 January 2012 - 12:17

#7 User is offline   LouVelvet 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 10 January 2012 - 13:08

Olá Diogo.

Pelo que percebi, o teu problema diz respeito fundamentalmente ao volume e pressão sonorora da bateria, certo?

Como baterista que fui, devo dizer-te que sou extremamente sensível ao teu problema, mas devo advertir-te, desde já, que esse mesmo problema do volume nunca o vais resolver de todo. Existem contudo maneiras de promover uma "convivência mais saudável" entre os músicos numa sala de ensaio.

1 - Usar borrachas e panos na bateria não serve para nada. Isso só faz soar a bateria como um caixote de cartão, tirando-lhe toda a função que ela tem. Se pensares em colocar isso vais ter um baterista muito irado ! Nessas condições mais vale comprarem uma bateria electrónica e ligar ao PA (essa sim tem controlo de volume :));

2 - Moongel e abafadores só servem para ter mais controlo nos harmónicos da bateria e facilitar a afinação. Não são redutores de volume de forma alguma. A sugestão apontada pelo headbang de usar peles com menos volume é boa em teoria, mas como ele disse, vai comprometer e muito o som que é pretendido pelo baterista e além disso não vais notar diferença perceptível absolutamente nenhuma no volume;

3 - Da minha experiência, os biombos e paineis acústicos não ajudam grandemente a controlar o volume. Todavia, ajudam e muito, a ressonância como o Scanudo referiu. Problemas destes biombos são:
- quando muito baixos, travam a natural progressão do som do bombo para a frente e o baterista ressente-se, porque passa a ouvir demasiado o bombo;
- quando muito altos, além de travarem o som, tapam o campo de visão dos outros músicos - que tal como tu referiste é de extrema importância;

4 - Finalmente, a estratégia que adoptei para tentar minorar o problema do volume, sem comprometer totalmente o meu som foi:

- Reduzir o peso das baquetas. A maior parte das pessoas não imagina a diferença que faz entre tocar com uns "barrotes de madeira" e umas baquetas mais finas. O som não vai sair totalmente prejudicado, mas o volume sonoro é reduzido em muito;

- Ter dois kits de bateria: um com medidas pequenas para a sala de ensaio e um com medidas grandes para tocar ao vivo/gravar. Um kit com medidas mais pequenas tem muito menor projecção sonora que um grande e isso ajuda imenso a controlar os volumes numa sala de ensaio; a mesma coisa se passa com pratos mais pequenos, que têm muito menos dispersão que um prato maior. A diferença entre um bombo de 20" para um de 18" é abismal em termos de volume, assim como é para um crash de 14" e 18". Além disso, para gravar, é muito mais fácil fazer a mistura de uma bateria com medidas mais pequenas que uma grande :);

- Tentar usar o menos possível nos ensaios baquetas e substituir as mesmas por rods ou mesmo vassoras. Aquilo que fazia em ensaios em que passamos 1/2h a repetir a mesma coisa, era alternar entre estes elementos (baquetas, rods, vassouras), de modo a ter momentos de maior acalmia repartidos com momentos de maior volume. Por exemplo, o teu bateristas até pode achar que uma música soa é bem com baquetas, porque necessita de energia e tal. Pois bem, ensaia uma vez, duas, três que seja com as ditas baquetas e depois quando o resto dos músicos se estiver a queixar do volume, muda para elementos mais leves; de qualquer forma o ritmo já está definido, assim como o som que ele pretende já está gravado na cabeça, por isso não precisa de estar a "impor" aos restantes aquele volume de som, só porque sim.

Como percebeste, estas sugestões não têm em nada a ver com acústica ou insonorização. Tratam-se apenas de adoptar boas práticas e contenção na forma de tocar, para que todos saiam a ganhar com isso.

Dito isto, espero ter ajudado e boa sorte a convencer o baterista que não é apenas ele que tem de se ouvir nos ensaios (é difícil, falo por experiência própria)!

Abraço e peço desculpa pelo testamento que já vai longo

#8 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 10 January 2012 - 13:33

Testamentos, venham eles! É assim que se aprende, não é a fechar-se em casa e pensar que se sabe tudo.

Obrigado pelas sugestões, vou ver o que posso fazer. Eu sempre gostei desta bateria e comprei-a a um colega por uma ninharia. Não me vou separar dela, a menos que algo de grave aconteça porque tem um peso bafuloso e dá mesmo gosto ouvir-la tocar. Tudo toca com um punch do caneco e até eu tiro som daquilo :D

Eu posso estar completamente enganado e, no final de acabar a sala, a bateria soar muitíssimo bem enquadrada. Ela agora não soa mal, não há problemas com reflesões nem com frequências maradas. Nunca ninguém se queixou dela, todos os meus amigos que já lá foram dizem que está tudo muito porreiro e que está a soar bem mas... eu tenho os ouvidos "virgens" eheh

Vou então falar com a malta, comprar umas "coisas de baterista" e experimentar como fica.

Obrigado pela ajuda.

Posted Image
(Agora já não está assim, já está mais virada para dentro, já está mais bem posicionada.)

This post has been edited by diogo craveiro: 10 January 2012 - 13:34

#9 User is offline   LouVelvet 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 10 January 2012 - 13:47

Isso é uma Premier Genista não é? Baterias fabulosas.

Abraço

This post has been edited by LouVelvet: 10 January 2012 - 13:48

#10 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 10 January 2012 - 15:36

Sim, é uma Genista das boas! Já tem uns valentes anos mas toca que se farta :D

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic