paugui lembraste de me teres falado do Ultranova estou seriamente a pensar nesse ou então no Yamaha AN1x ou no Roland D-50 quais as grandes diferenças entres estes?
o Waldorf Blofeld poderá ser uma opção pois já tenho um teclado de 5 oitavas.
Obrigado,
António97
This post has been edited by António97: 09 January 2012 - 21:07
O Roland D-50 acaba por ser o primeiro VA que foi feito, mas também tens samples (que infelizmente não são filtrados...).
Foi usado em inúmeros temas clássicos (e foi o synth principal do Jean Michel Jarre no Revolutions... não é grande álbum, mas ele usou-o bastante...) e tem um som muito muito bom...
Eu gosto bastante dos leads dele.
Vê este demo no youtube -
O Novation Ultranova em vez de ter samples tem Wavetables (que acabam por ser similares, pelo menos tendo em conta que os samples do D-50 não têm a qualidade dos actuais...), mas podes ir mudando de sample com o tempo e através de interpolação, o som fica smooth na mesma.
Acaba por ser a máquina mais versátil do lote, porque te serve também como placa de som e controlador MIDI (podes assignar controlos para poderes programar outros synths).
O Yamaha AN1x é um dos primeiros VAs (excluindo o Roland D-50), mas continua a ter um som excelente.
Em termos de especificações penso ser um bocado pior que o Ultranova, mas tem 4 Free EGs (que podes "desenhar" para modularem os parâmetros como te apetecer) e também tem um step sequencer.
E deste tens demos do Jexus
Se a placa de som e o facto da máquina servir como controlador te forem úteis, o Ultranova é capaz de ser boa opção e tens um quase novo no SynthsPT.com por um bom preço.
Os restantes podem ser mais complicados de encontrar, pelo que se queres uma máquina já, é capaz de ser boa solução...
Depois de teres o primeiro synth, podes esperar com mais calma pelo segundo e arranjares alguma máquina mais baratinha mas muito interessante na mesma (como os outros dois que mencionaste).
Penso que dentro destes 4, qualquer um que escolhas, é boa escolha! Tem tudo o que necessitas e o que procuras. Já vi que queres mesmo fazer os sons que tens em mente, ir experimentar coisas novas... É este o tipo de teclado que é indicado para isso e o preço é sempre relativo. Tu é que sabes se vale a pena investir ou não num destes ou noutro mais barato.
R4 ou R3?
Se for o Korg R3, o som é bom, pelo menos o do meu Korg Radias é muito porreiro.
Mas penso que se calhar o Novation Ultranova valeria mais a pena.
Se fosse entre o Novation Ultranova e o Korg Radias, já diria que o Korg Radias valeria mais a pena pelo interface cheio de knobs que tem.
Mas entre o Korg R3 e o Novation Ultranova ia para o Novation, porque tens a placa de som e opções de controlador MIDI como extra.
E como o Novation também tem Wavetables, acredito que em termos de opções nos osciladores não deves ficar pior com esse, até porque tens 3 osciladores em vez de 2, e tens muito mais envelopes e LFOs, para além dos touch-knobs darem para fazer algumas cenas interessantes
Também concordo em ires pelo Novation. Penso que a facilidade de programação são muito simples e a facilidade de comandos também. Vi ontem uns vídeos e realmente é uma boa máquina, cheia de possibilidades!
Já pensaste num teclado midi e alguns VST's?
Tens imensas opções de baixo custo.
Por 400€ consegues arranjar um excelente teclado com 5 oitavas da M-Audio + um pack de software.
Tens imensos instrumentos virtuais freeware que podes usar...
Dentro dos que apresentas estou mais virado para o microKorg xl, mas são muitos €€€.