Trabalhar Bateria VST
Posted 11 January 2012 - 17:45
Não sei se esta será a secção mais indicada, mas cá vai...
No seguimento de a minha banda ter ficado sem baterista, tomei eu (teclista) as rédeas desse instrumento, mas no PC, com o EZDrummer. Inicialmente fazia a bateria toda numa só faixa, o que complicava um bocado as coisas porque se queria dar mais graves ao bombo acabava por dar mais graves na bateria toda, etc; mais tarde lembrei-me que se calhar devia separá-la por faixas: bombo, tarola, timbalões e pratos, que é como uso actualmente (componho bateria numa só faixa para ser mais fácil e depois separo).
A minha dúvida é a seguinte: essa separação que uso é boa? Devo separar mais/menos? Como fariam vocês?
Obrigado!
Posted 11 January 2012 - 19:31
Posted 11 January 2012 - 20:45
De resto isso acaba por ser tão pessoal como, usar 3 micros ou 6 micros para gravar a bateria. Depende do controlo que precisas, ou queres ter sobre o som da bateria e de cada peça em particular. Se dessa maneira, consegues controlar tudo o q precisas, para quê usar mais?
Isto vindo de um engenheiro. NOT!
Crew dos Offsetters member #13
Posted 11 January 2012 - 21:35
headbang, on 11 January 2012 - 19:45, said:
De resto isso acaba por ser tão pessoal como, usar 3 micros ou 6 micros para gravar a bateria. Depende do controlo que precisas, ou queres ter sobre o som da bateria e de cada peça em particular. Se dessa maneira, consegues controlar tudo o q precisas, para quê usar mais?
Isto vindo de um engenheiro. NOT!
O problema aqui é que eu estava a responder baseado naquilo que eu pensava que sabia acerca do EZDrummer. Fui ver ao site da Toontrack e de facto tem algumas das funcionalidades do Superior mas em menor escala. De qualquer forma se o PCanas quer ter mais controlo sobre o som, a escolha óbvia (pelo menos entre os produtos da Toontrack) é o Superior. Eu acho que soa bastante real se o MIDI for porreiro. Os samples estão bem conseguidos e quando se lhe apanha o jeito é fácil sacar um bom som em pouco tempo com controlo quase total.
Posted 12 January 2012 - 18:17
Realmente, é uma questão de "gosto" pessoal, mas como normalmente se usa um micro por cada elemento da bateria (tirando os pratos, claro) pensei que o ideal fosse uma pista por cada elemento; no entanto, também é verdade que sendo um VST, é mais fácil separar os elementos, podendo numa só pista ter os timbalões, como se de um micro se tratasse, sem apanhar os restantes elementos.
É uma questão de ir experimentando...
Posted 12 January 2012 - 20:03
Indio, on 11 January 2012 - 18:31, said:
Compensa sem dúvida.
A única falha para mim, é que estás limitado aos samples deles, e para teres mais sons tens que ir pagando mais. Se bem que os preços de upgrade são sempre convidativos.
Isto versus um samples tipo Kontakt com samples a gosto.
Posted 12 January 2012 - 21:09
Indio, on 11 January 2012 - 20:35, said:
O problema aqui é que eu estava a responder baseado naquilo que eu pensava que sabia acerca do EZDrummer. Fui ver ao site da Toontrack e de facto tem algumas das funcionalidades do Superior mas em menor escala. De qualquer forma se o PCanas quer ter mais controlo sobre o som, a escolha óbvia (pelo menos entre os produtos da Toontrack) é o Superior. Eu acho que soa bastante real se o MIDI for porreiro. Os samples estão bem conseguidos e quando se lhe apanha o jeito é fácil sacar um bom som em pouco tempo com controlo quase total.
Sim, eu percebi. Mas minha frase foi direcionada ao PCanas, e não ao teu post. Não me expliquei muito bem.
Crew dos Offsetters member #13
Posted 13 January 2012 - 12:42
PCanas, on 12 January 2012 - 17:17, said:
Realmente, é uma questão de "gosto" pessoal, mas como normalmente se usa um micro por cada elemento da bateria (tirando os pratos, claro) pensei que o ideal fosse uma pista por cada elemento; no entanto, também é verdade que sendo um VST, é mais fácil separar os elementos, podendo numa só pista ter os timbalões, como se de um micro se tratasse, sem apanhar os restantes elementos.
Mas desse modo não tens que ter uma instância do EZDrummer em cada pista? Se assim for não é muito eficiente. Como dizia e bem o Headbang, o EZDrummer supostamente permite-te enviar o audio de cada elemento da bateria para pistas separadas no teu DAW, para que possas processá-lo como bem entenderes. Não conseguiste fazer isso ou fui eu que não entendi o problema?
Posted 13 January 2012 - 12:53
Nikopol, on 12 January 2012 - 19:03, said:
A única falha para mim, é que estás limitado aos samples deles, e para teres mais sons tens que ir pagando mais. Se bem que os preços de upgrade são sempre convidativos.
Isto versus um samples tipo Kontakt com samples a gosto.
Para te ser sincero não estou a par da oferta em termos de samples de bateria para usar no Kontakt ou noutro sampler qualquer. Decidi-me pelo SD2 e gosto do facto de ser tudo mais ou menos in-the-box, com os grooves para editar a gosto e tal. Não sou baterista nem tenho bateria electrónica para gravar malhas, portanto só esse aspecto é uma ajuda fundamental para compor. E depois basicamente soa-me bastante bem. Tornou-se uma ferramenta indispensável.
Posted 13 January 2012 - 14:30
Indio, on 13 January 2012 - 11:42, said:
PCanas, on 12 January 2012 - 17:17, said:
Mas desse modo não tens que ter uma instância do EZDrummer em cada pista? Se assim for não é muito eficiente. Como dizia e bem o Headbang, o EZDrummer supostamente permite-te enviar o audio de cada elemento da bateria para pistas separadas no teu DAW, para que possas processá-lo como bem entenderes. Não conseguiste fazer isso ou fui eu que não entendi o problema?
Sim actualmente corro com várias instâncias do EZDrummer, mas não carrego as samples todas em cada uma; por exemplo, na instância do bombo só carrego a sample do bombo, na dos pratos são só as samples dos pratos, etc.
Isso de mandar do EZDrummer para várias pistas nunca experimentei...

Help

MultiQuote