Forumúsica: Speakers para 4x10 - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Speakers para 4x10 Impedâncias e tal.. Rate Topic: -----

#1 User is offline   Bruno T. Pires 

• 80 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 18 January 2012 - 12:26

Boas:

Numa destas tardes de frio, deu-me para pegar numas ferramentas e tentar "construir umas cenas". :facepalm:
Depois de 2 pedalboards tipo Puma Board, resolvi fazer uma coluna 4x10, tipo as Marshall 1965. As medidas são 60x60x29 (devia ser 30, mas a serra do Leroy levou-me 1cm no corte...). Esta é direita, se tocar bem pondero fazer uma angulada para completar um full-stack, veremos. Aqui fica uma foto do que está, para terem uma ideia:

Posted Image

Agora precisava de comprar os altifalantes para ela, e surgem algumas dúvidas, a saber:

1. De que potência e impedância devo comprar, e sabendo que a escolha vai condicionar essa decisão, devo ligá-las em série ou em paralelo?

2. Posso comprar 4 altifalantes "baratinhos"? Na Tube-Town há uns que custam 13,90€, imagino que sejam maus, mas serviriam para testar a coluna e eventualmente tocar uns tempos até haver €s para comprar 4 como deve ser...

3. Se a opção anterior for rejeitada, só tenho €s para comprar 2 melhorzzzinhos, posso ligá-los no topo e tocar "detuned" por uns tempos. Podem dar-me opiniões sobre colunas em modo "detuned"?

Para contextualizar um pouco, tenho um Marshall JMD-1 de 50W com saídas para 8 e 16 Ohms, e um Blackstar HT-1 que eles dizem poder utilizar-se com 8 e/ou 16 Ohm. Tenho também em preparação um JCM800 50W ponto-a-ponto feito por um amigo que talvez gostasse de poder ligar, o que implicaria necessariamente a segunda cab para algo mais composto. Toco covers com uns amigos de vez em quando aos fim-de-semana, mas maioritariamente toco sozinho em casa. A coluna seria para ter em casa ligada ao Blackstar, não é para concertos. :)

Obrigado e cumprimentos,

Bruno Pires
www.brunopires.net
www.brunopires.net

#2 User is offline   JRM 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 January 2012 - 13:13

Bruno, isso ficou muito fixe. Porque hás de espetar-lhe maus speakers? Manda vir uns Weber ou uns Celestion à maneira.
Daquilo que vi quando pensei em fazer um upgrade ao meu Cub10, a oferta em 10" é mais reduzida que em 12". Tens os G10 Vintage (que são parecidos com os Vintage 30, 100-5500Hz; 60W 8Ohm; 97dB/W 2,4Kg Fs=115Hz), os G10 Greenback (95-5500Hz; 30W 8Ohm; 95dB/W 1,6Kg Fs=98Hz) e os Tube 10 (85-5000Hz, 30W 8Ohm; 94dB/W 1,6Kg; Fs=91Hz) a custar aproximadamente €65, €90 e €30 cada. O Tube 10 é + fraquinho mas não tem um mau som, não toca muito alto mas até tem uma boa resposta em frequência (pelo menos tinha no meu Laney Cub10). Também tens os Jensen C10Q a menos de €50 cada. Equipam o Laney VC15-110, aquele branquinho de babar, eu experimentei um e gostei bastante.
Vi bons preços em: www.lean-business.co.uk e em www.hotroxuk.com. A Banzai também tem umas coisas. A watfordvalves.com tem preços +/- mas tem dicas sobre como escolher os speakers para um determinado som. Claro que a Weber só tem o defeito de ser nos USA e os portes serem caros, para além de teres que esperar perto de 2 meses pelos speakers! Mas tem imensas dicas de como obter um determinado som.
O customer service da Celestion (Dr. Decibel) responde-te a perguntas directas, dando-te orientação, claro que dentro da gama deles.

#3 User is offline   Pai da Gina 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 January 2012 - 14:26

View PostBruno T. Pires, on 18 January 2012 - 11:26, said:

Boas:

Numa destas tardes de frio, deu-me para pegar numas ferramentas e tentar "construir umas cenas". :facepalm:
Depois de 2 pedalboards tipo Puma Board, resolvi fazer uma coluna 4x10, tipo as Marshall 1965. As medidas são 60x60x29 (devia ser 30, mas a serra do Leroy levou-me 1cm no corte...). Esta é direita, se tocar bem pondero fazer uma angulada para completar um full-stack, veremos. Aqui fica uma foto do que está, para terem uma ideia:

Posted Image

Agora precisava de comprar os altifalantes para ela, e surgem algumas dúvidas, a saber:

1. De que potência e impedância devo comprar, e sabendo que a escolha vai condicionar essa decisão, devo ligá-las em série ou em paralelo?

2. Posso comprar 4 altifalantes "baratinhos"? Na Tube-Town há uns que custam 13,90€, imagino que sejam maus, mas serviriam para testar a coluna e eventualmente tocar uns tempos até haver €s para comprar 4 como deve ser...

3. Se a opção anterior for rejeitada, só tenho €s para comprar 2 melhorzzzinhos, posso ligá-los no topo e tocar "detuned" por uns tempos. Podem dar-me opiniões sobre colunas em modo "detuned"?

Para contextualizar um pouco, tenho um Marshall JMD-1 de 50W com saídas para 8 e 16 Ohms, e um Blackstar HT-1 que eles dizem poder utilizar-se com 8 e/ou 16 Ohm. Tenho também em preparação um JCM800 50W ponto-a-ponto feito por um amigo que talvez gostasse de poder ligar, o que implicaria necessariamente a segunda cab para algo mais composto. Toco covers com uns amigos de vez em quando aos fim-de-semana, mas maioritariamente toco sozinho em casa. A coluna seria para ter em casa ligada ao Blackstar, não é para concertos. :)

Obrigado e cumprimentos,

Bruno Pires
www.brunopires.net

Bruno..alta pinta! Também sempre tive ideia de construir uma 2x12 na diagonal...que madeira usaste já agora?
Pelo que aprendi recentemente, consulta este link: http://www.colomar.c...2x12wiring.html que tem carradas de info (basicamente a forma como fizeres o wiring dos speakers dita se deves usar 8ohms ou 16). A minha opinião é "junta € e compra logo uns decentes" :lol:

Quanto à cabeças, tens de somar os W dos speakers:

- 4 speakers de 30W = 120W (significa que podes correr cabeças até 120W, a partir daí já convém teres cuidado);
- 4 speakers de 10W = 40W (se correres uma cabeça de 50W e puxares pelo amp, o mais certo e estourares os speakers);
- Nota: Se os speakers tiverem W diferentes, usa o que tem menos W para o calculo, ou seja uma 2x12 com speakers de 30W e 40W dá 60W, não dá 70W;

Vou checkar avanços :)

#4 User is offline   JRM 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 January 2012 - 15:18

Quanto à impedância dos speakers escolhe 4 de 8 Ohm e ligas em paralelo de séries, ou seja:
A: Spk1 em série com Spk2 (8+8=16Ohm)
B: Spk3 em série com Spk4 (8+8=16Ohm)
C: A em paralelo com B (16x16/(16+16)=8 Ohm)

#5 User is offline   Bruno T. Pires 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 18 January 2012 - 15:53

Obrigado pelas respostas, aqui ficam mais umas dotos do processo.

Posted Image

Posted Image

Usei contraplacado marítimo de (9 placas) 1,5cm, comprado no merlin a 18€ a placa de 1,20m x 60cm. Dps usei pinho normal para os reforços interiores, e novamente contraplacado para as baffles. :)

Posted Image

(Os gajos não tinham napa suficiente pelo que tive q dividir ao meio. Tb queria praticar os cortes, por isso não me chateei muito. Além do mais tinha PRESSA, eeheh!!! Mas correu muito bem e não se notam os cortes a mais de 20cm de distância).

Posted Image

Agora estou +- refém dessa decisão dos speakers (e dos €s). Mas tenho mais umas coisinhas para fazer, vou postando aqui os avanços.

Cumps, BP. :)

This post has been edited by Bruno T. Pires: 18 January 2012 - 23:27

www.brunopires.net

#6 User is offline   Pai da Gina 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 January 2012 - 16:04

Investigaste se essa madeira é boa para o efeito ou foi simplesmente a que encontraste? :D

Digo isto porque nunca soube bem que madeira procurar..

#7 User is offline   JRM 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 January 2012 - 16:49

Contraplacado marítimo é muito bom para o efeito. 15mm é bom e fica com um peso mais baixo. As melhores CABs usam contraplacado marítimo de 18mm na "moldura", 15mm na traseira e 25mm na baffle board, o que faz uma 4x12 chegar aos 50Kg!

#8 User is offline   Bruno T. Pires 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 18 January 2012 - 23:43

Guiei-me pelo projecto deste tipo: http://www.ultimate-...d.php?t=1078649 e pelo pdf da 4x12 que ele lá mostra tb. Depois fui improvisando aqui e ali à medida que as coisas iam andando. Tive que "inventar" um compasso com um bocado de arame para desenhar os speakers na baffle: :facepalm:

Posted Image

Atenção que eu sempre tive 3 (por favor) a Trabalhos Manuais e não percebo NADA de DIY. As únicas máquinas com que sei trabalhar são as fotográficas, eheheh!! Como tal, tudo isto para mim já é um grande resultado! :)

A madeira pareceu-me bem, e era o contraplacado mais à mão que encontrei. Desfaz-se um bocado nas pontas à mínima serradela e ao furar com uma broca maior o fim descasca-se muito tb. Como fica por dentro não preocupa muito, mas não é bonito.. À parte isso, é bastante estável e leve o suficiente para não se tornar um "mono" intransportável. Fica à altura de um braço de um sofá, à altura ideal para amontoar umas minis e ter um cinzeiro onde pousar os fumantes. :)

Depois leva no centro o logo (sem o BONES) de uma marca de skates igual a este:

Posted Image

Não tem muito a ver com música, mas tem a ver comigo e acho que vai ficar ali a matar. :)

Estou a ponderar sobre os speakers, vou tentar saber quais eram usados nas Marshall 1965 para ter uma ideia das especificacoes que funcionam la bem.

Cumps, BP. :)

This post has been edited by Bruno T. Pires: 18 January 2012 - 23:46

www.brunopires.net

#9 User is offline   Pai da Gina 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 January 2012 - 23:59

Boa cena, vou averiguar mas acho que posso usar este esquema para uma 2x12" diagonal :)

A madeira é que ainda sai cara..

#10 User is offline   Rapaz Improvisado 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 20 January 2012 - 12:33

Tá muito bacano esse trabalho. Pelas fotos tem bom acabamento esse contraplacado maritimo.
Já sabes como vais revestir na parte frontal os altifalantes?? Sabes onde encontrar uma rede adequada para tal?

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users