Forumúsica: Speakers para 4x10 - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Speakers para 4x10 Impedâncias e tal.. Rate Topic: -----

#11 User is offline   Bruno T. Pires 

• 80 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 20 January 2012 - 18:53

Olá:

Mandei vir da Tubetown (.de) 2 Jensen C10Q, que vão ficar, para já, por cima. A ver como se portam, dps vai levar 2 Greenback, qdo houver €s. De lá vem tb a grelha (preta, tipo Marshall), o piping e as pegas para os lados. Há lá mais tipos de grelha (grillcloth), gostava de ter arriscado uma cinza mas fiquei-me pela preta, até para as caveirinhas da Powell se verem melhor, eheh!! Ainda me faltam os cantos, pois a largura da cab não está bem standard, a ver se arranjo qq coisa à medida. Vou dando mais notícias qdo as houver..

Cumps, BP. :)
www.brunopires.net

#12 User is offline   Bruno T. Pires 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 20 January 2012 - 18:53

Desculpem, duplo-post. :)

This post has been edited by Bruno T. Pires: 21 January 2012 - 00:41

www.brunopires.net

#13 User is offline   defunctum 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 22 January 2012 - 19:12

Está a ficar excelente! A napa mandaste vir de onde? da TT tambem?

#14 User is offline   Bruno T. Pires 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 22 January 2012 - 21:24

A napa comprei numa loja de tecidos aqui em Coimbra. Nacoli. Custa 8€ o metro, o tolex da TT, apesar de melhor claro, custa sempre 20€ ou mais o metro.. Para estes primeiros projectos faço em napa, para próximos projectos se calhar já meto tolex. :)
www.brunopires.net

#15 User is offline   Bruno T. Pires 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 27 January 2012 - 16:30

Boas:

Finalmente a coluna ficou pronta, ainda que só a meio gás (faltam-me €€€s para os outros 2 speakers.)
Não documentei os processos finais porque fiz as coisas um bocado à pressa, e como quase TUDO foi correndo mal, perdi um bocado a paciência..
Aqui fica uma foto de como fica em conjunto com alguma tralha:

Posted Image

E para que não fiquem descontextualizados, aqui fica o resto da história (sem imagens, até porque seria muito triste nalguns momentos):

Quem, como eu, não tem uma caixa de ferramentas completa e abastada em termos de parafusos, cola, anilhas, etc, passa a vida a caminho da loja de ferragens a comprar 50 cts de parafusos, agora mais uma lata de cola, agora mais isto, agora mais aquilo.. De maneira que comecei a perder a paciência e a querer terminar isto rapidamente. Primeira lição, estas m*rdas não são para se fazer, são para se ir fazendo. Segunda lição, mais vale comprar 2€s de parafusos do que 50cts. Já ficam, é só arrumá-los para uma próxima (de preferência no respectivo saco, para saber a medida).
De maneira que quando chegou o material que faltava, meti na cabeça que no mesmo dia acabava isto. E acabei, mas com muito stress e atalhos manhosos à mistura..

Para já, assim que peguei nas pegas, constatei que as medidas não eram BEM as mesmas que estavam no pdf da TT, pelo que os buracos (já feitos) tinham mais 2 cms. Terceira lição, nunca furar nada sem chegar o material. Os speakers também eram mais pequenos, pelo que tive que fazer uma nova baffle. :facepalm: :facepalm:

Ao escavar a madeira com a tupia para eles encaixarem na baffle, ainda arranquei lá um bocado ou dois, mas como foi a segunda vez que usei aquilo, até não correu mal de todo.
Tentei colocar umas porcas que se cravam na baffle, até para poder depois aparafusar os outros 2 sem stress, mas os cantos estão muito próximos e racham facilmente. Teve que levar porcas normais, que se notam através da grelha.. Err! :moscas:

Quando chegou a parte de agrafar a grelha e o piping, o agrafador baratola que comprei deixou de colaborar, pelo que lhe prestei logo ali uma cerimónia fúnebre a golpes de martelo.. :rant: Tenho que tentar controlar estes momentos de raiva, não sei bem como.. Obviamente que acabei o piping com uns preguinhos (poucos) que encontrei perdidos, porque havia que terminar aquilo. Enfim, adiante.

Depois de tudo corrigido, foi montar, aparafusar, colocar mais uns reforços e serrar um pouco o topo dos reforços de lado para poder retirar a baffle sem ter que os retirar. As pegas estão a aguentar-se, os gajos enganaram-se e enviaram-me colunas de 16ohm, pelo que estão ligadas em paralelo (foi a parte mais fácil, com as tomadazinhas de apertar em vez de ter que soldar, outra actividade em que ainda não tive particular sucesso..) :facepalm:

E pronto, está mais ou menos terminada. Falta-me uma tampa completa para trás (está fechada com duas, pq me faltou a madeira por causa da baffle :trinca: ), mas só a vou colocar quando tiver os outros 2 speakers, para a forrar também. O som para já não é nada de especial, 1º porque os speakers são novos (desculpas, desculpas...) e em 2º pq com as aberturas para os que faltam, nunca fica completamente fechada e tem um som meio open-back, neste caso deve ser mais OPEN-FRONT, ehehe!! :trincamuito:
Decididamente não tenho queda para isto, mas vou insistir. Fora este último dia de irritação, foram uns dias bem passados de volta deste projecto, venham outros! De futuro com mais calma e ponderação, prometo! :cop:

Cumprimentos, BP. :blush:
www.brunopires.net

#16 User is offline   JRM 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 27 January 2012 - 16:49

Pelo menos valeu a pena pelas lições aprendidas. Também já tive as minhas e compreendo bem o sentimento.

Abraço,

João

#17 User is offline   Pai da Gina 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 28 January 2012 - 20:37

Curti a iniciativa, dá-lhe que da próxima corre melhor :)

#18 User is offline   Bruno T. Pires 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 31 January 2012 - 16:23

Aqui fica uma gravação, dentro do que me é possível fazer. Garageband, mic de condensador e umas carradas de reverb & eco aqui-e-ali. Blackstar HT-1r, Strat MIM a 60% / 60% de ganho / volume e Epi Les Paul (naquela espécie de solo) a 75% / 25% de ganho / volume. Desculpem qq coisinha pela interpretação. :)

Posted Image

Na minha humilde opinião, e comparando com o som da coluna do Blackstar, a coluna porta-se muito bem em termos de clareza e definição de som. Não é uma 4x12, e o combo 1x12 Marshall que tenho toca mais alto e com mais graves, mas ainda lhe faltam 2 speakers, e como os buracos para eles estão abertos, há (imagino eu) sempre alguma perda de bottom end. De qualquer forma, e como foi um projecto "manual", estou bastante satisfeito. Venham os cantos e os speakers. :guitarist:

Cumprimentos, BP. :)
www.brunopires.net

#19 User is offline   gonviegas 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 20 March 2012 - 18:22

mto bom! =D

#20 User is offline   nunonaos 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 17 April 2012 - 13:07

também não te preocupes com os graves, depois nas gravações é sempre preciso cortar os graves...

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users