Forumúsica: Ajuda para eliminar ruido - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Ajuda para eliminar ruido

#1 User is offline   tcordeiro 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 26 January 2012 - 16:47

Boa tarde

Voltei recentemente a tentar utilizar um pequeno interface (edirol UA 1x) com o meu computador fixo (dual core 2.0 com 2G de RAM) e encontrei um ruido enorme ao gravar. A reproduzir tudo ok, mas a gravar faz uma ruideira que não se pode ouvir. O interface é bastante humilde e não queria exigir mais do que ele permite, mas mesmo quando o utilizava mais regularmente nunca me fez tanto ruido. É um pouco dificil de descrever mas é uma espécie de silvo agudo (tipo zim zim zim... desculpem a descrição pouco rigorosa).
Tentei várias coisas para solucionar o problema
- Desliguei os cabos da entrada e da saída de áudio analógico
- troquei os cabos que estava a utilizar
- Mudei o interface de sítio
- Desliguei a corrente a outros aparelhos que estão mais ou menos perto (mesa de mistura e minidisk)
- Isolei os polos da terra do cabo de corrente da CPU (apesar de não ser um portátil, mas deu para excluir essa hipótese)
- Desliguei a UPS que tenho a suportar todo o equipamento

Tentei pesquisar por drivers mais actuais, mas no site da roland não encontro. No PC o interface apareceu sempre identificado como USB audio codec, por isso penso que terá drivers “genéricos” (corrijam-me se estiver errado). Ainda não tive hipótese, mas tenciono testar o interface noutro computador.

Conclusão: Será que o interface terá algum problema e esteja “a entregar a alma ao criador?” Já pensei seriamente em trocar, mas tenho receio que o problema tenha outra origem e continue, mesmo com um interface novo. Cheguei a ver algumas hipóteses como o Roland Quadcapture, ou a mesa com USB Allen Heath Zed 10 (mas parece-me que tem drivers semelhantes ao UA 1x…), bem como outros sugeridos noutros tópicos do fórum e, como a crise ainda não está com vontade de ir embora, não sei bem como resolver o problema sem fazer colecção de pequenos interfaces em casa.

Desculpem o texto tão longo e desde já obrigado pela ajuda.

#2 User is online   Jota SA 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 January 2012 - 18:53

zim zim zim tipo feedback?
"To mix music you need good speakers, like Gandhi or Martin Luther King!"

#3 User is offline   tcordeiro 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 27 January 2012 - 00:28

Não é muito fácil descrever um ruído por palavras, mas vou tentar. Não tem nada a ver com feedback. É uma mistura de sopro (chhhhh) com um som semelhante a um besouro de um despertador (daqueles mesmo irritantes) mas continuo (apenas parece que tem vibrato). Isto é o que se nota mais. Dará para ter uma ideia assim?

This post has been edited by tcordeiro: 27 January 2012 - 00:31

#4 User is offline   tcordeiro 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 27 January 2012 - 00:28

Post duplicado. Desculpem

This post has been edited by tcordeiro: 27 January 2012 - 00:30

#5 User is offline   JoaoPaulo 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 27 January 2012 - 12:54

ja viste se é falta de terra na tomada onde ligas o pc

#6 User is offline   tcordeiro 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 27 January 2012 - 13:36

A tomada tem a terra ligada, porque uma das pessoas que fez a instalação eléctrica fui eu. Mas não custa testar noutra tomada e até num local diferente para excluir hipóteses. Assim que me for possivel fazer o teste eu comunico os resultados.

Mais uma vez obrigado pelas respostas

#7 User is offline   tcordeiro 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 29 January 2012 - 15:55

Depois de realizar mais testes confirmei que a tomada tinha terra. Liguei também o interface num portátil e o ruido reduziu substancialmente, o que leva a concluir que o problema virá da terra, ou da fonte de alimentação do computador, uma vez que o interface é alimentado pelas portas USB. Fico na dúvida se com um interface com alimentador não poderei reduzir o ruido, uma vez que pretendia utilizar a CPU fixa.

Mantêm-se as pesquisas.

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users