Forumúsica: Ando à procura de um amp para tocar em casa - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Ando à procura de um amp para tocar em casa Fender: Princeton vs Deluxe

#1 User is offline   spedtoque 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 28 January 2012 - 16:46

Ando a equacionar vários amps que tenham um excelente som limpo.
O mercado está cheio deles, e numa situação normal talvez me atirasse a um Port City 50.
No entanto o amp é para tocar em casa, e com 50W tenho a sensação que o som sairia sem punch nenhum.
Esta semana pensei ter descoberto aquilo que seria ideal.
Como aquilo que eu quero é um excelente som limpo e um som breakup bem porreiro pensei que a solução passaria pelo Dr. Z MAZ 8.
Infelizmente para soar como se ouve nos videos tem de ter as goelas bem abertas, e o som limpo nada tem a ver com o som Fender (cheio, com graves mas ao mesmo tempo cristalino e 3D.
Assim, parece que estou condenado a um pequeno Fender e a um pedal de overdrive.

A questão que coloco é: em termos de som e volume, qual a diferença entre um Princeton e um Deluxe?

Estamos a falar de 7W de diferença e de duas polegadas no speaker.

Peço apoio a quem já tocou com ambos.

Overdrive; Wah-Wah; Straps;

CLICA AQUI

#2 User is offline   Riscado 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 28 January 2012 - 16:57

Costumo tocar regularmente com amps de 50w em casa e a resposta dos amps não deixa de ser punchy, mesmo a tocar com volumes bastante baixos. Isso incluí o meu marshall jmp 50w de 73.

Existem bastantes mais diferenças entre um princeton reverb e um deluxe reverb a nível de circuito, que as que enumeraste.

E para além disso, "condenado" é uma expressão um tanto forte não? Não me parece nada que um fender pequeno e um overdrive seja assim tão mau destino:

This post has been edited by Riscado: 28 January 2012 - 17:24

#3 User is offline   spedtoque 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 28 January 2012 - 17:05

Sim tens razão, condenado é um termo forte, e mal aplicado neste caso.
Quando me referi a condenado a ideia que queria passar é que "estou limitado" a uma destas escolhas.

Overdrive; Wah-Wah; Straps;

CLICA AQUI

#4 User is offline   eR125L 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 28 January 2012 - 18:17

tambem tenho estado a equacionar o mesmo...

a minha lista vai diminuindo á medida que vou experimentando os amplificadores. por agora estou a apontar para o Maz 8, o Princeton RI ou um 57 Deluxe (clone).

não me parece que o deluxe reverb seja um amp pequeno... a experiencia que tenho com ele leva-me a concluir exactamente o oposto.

o princeton é uma boa malha! fisicamente mais pequeno, é um amp porreiro que se adapta bem a varias utilizações (estou a falar do RI, visto que é o unico que conheço).
Vendas

JMI Rangemaster - bom desconto até dia 30 de maio.
Boss TR2

#5 User is offline   BobbyBrown 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 28 January 2012 - 18:35

Já experimentaste o Suhr Badger 18? Se quiseres testar um, avisa.
"You can take a man out of the 80's...but you can't take the 80's out of the man "

Contacto para regateanço - familia.sobral@iol.pt

#6 User is offline   brunonaive 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 28 January 2012 - 18:45

Saudações Spedtoque, se fosse a ti reconsiderava a hipótese do Dr.Z.
Tenho um Maz18 (cabeça + coluna) e toco em casa com ele e uma strat.
É verdade que se puxares muito por ele (tipo o volume a passar dos 50%) vais perder headroom, o som limpo vai desaparecer para dar lugar ao crunch.
Mas garanto-te que para tocar em casa não vais precisar MESMO de chegar a esses 50%! A não ser que vivas num castelo vá.. :)
Eu nunca passo dos 20%, ou o prédio começa a tremer..
Não significa que os Fender não sejam bons, nada disso, mas com o Dr.Z consegues chegar próximo desse som limpo, e também consegues chegar muito próximo de um AC30 para quando te apetecer rockar um bocadinho..
Para além disso tens a enorme vantagem (em relação aos fender) de poder controlar os mids do amp (não vivo sem isso). Outra coisa, não te esqueças que tem um master (apesar de eu o dispensar), portanto consegues perfeitamente ter o crunch das válvulas a volumes reduzidos...
Para fechar.. come pedais que é uma maravilha, de todo o tipo;) e tem effects loop!
Resumindo, é um amp EXTREMAMENTE versátil.
Não, não tenho comissões com a Dr.Z:)
Boas malhas!

#7 User is offline   Riscado 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 28 January 2012 - 20:21

Discordo em absoluto que o maz 18 se chegue sequer remotamente perto de um ac30... Isto porque já tive um maz 18, com a respectiva cabine z com dois alnico golds, um jmi ac30 e um ac30 de 65.

#8 User is offline   brunonaive 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 28 January 2012 - 20:45

Ok Riscado, é verdade que não é a mesma coisa...
No entanto, quando digo que consegues chegar próximo do AC30 para rockar, refiro-me ao amp com o volume já no "ponto de não retorno" e com o cut totalmente aberto para deixar passar todas as freqs mais altas e com um dedicado trabalho de equalização, para realçar os mids e trebs sem perder punch.
Digo isto porque antes do Maz18 tinha um AC30HW e acabei por trocar pelo Maz18 (na altura foi por causa de muito "white noise", apesar de gostar muito do amp). Andei a ver bastantes amps e acabei com o Maz18 porque me parece o casamento perfeito entre fender e vox, não é exactamente nenhuma desses sons mas consigo chegar perto QB de ambos.
Peço desculpa pelas alegações, não queria ofender o pessoal mais purista:)
A verdade é que se queres o puro som fender tens que comprar um fender, se queres o puro som vox tens que comprar um vox... qualquer coisa pelo meio o Maz18 está lá:)
É só a minha opinião!
Ah, Spedtoque, se quiseres experimentar o Maz18 diz qualquer coisa, é na boa! Assim tens uma ideia do que te pode dar...

#9 User is offline   eR125L 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 28 January 2012 - 21:11

View Postbrunonaive, on 28 January 2012 - 20:45, said:

Ok Riscado, é verdade que não é a mesma coisa...
No entanto, quando digo que consegues chegar próximo do AC30 para rockar, refiro-me ao amp com o volume já no "ponto de não retorno" e com o cut totalmente aberto para deixar passar todas as freqs mais altas e com um dedicado trabalho de equalização, para realçar os mids e trebs sem perder punch.
Digo isto porque antes do Maz18 tinha um AC30HW e acabei por trocar pelo Maz18 (na altura foi por causa de muito "white noise", apesar de gostar muito do amp). Andei a ver bastantes amps e acabei com o Maz18 porque me parece o casamento perfeito entre fender e vox, não é exactamente nenhuma desses sons mas consigo chegar perto QB de ambos.
Peço desculpa pelas alegações, não queria ofender o pessoal mais purista:)
A verdade é que se queres o puro som fender tens que comprar um fender, se queres o puro som vox tens que comprar um vox... qualquer coisa pelo meio o Maz18 está lá:)
É só a minha opinião!
Ah, Spedtoque, se quiseres experimentar o Maz18 diz qualquer coisa, é na boa! Assim tens uma ideia do que te pode dar...

a titulo de curiosidade, como comparas o AC30 e o Maz 18 em termos de breakup? qual deles é que satura mais rapidamente?

tinha acabado de me desfazer do meu AC30 quando andei a pesquisar sobre o Maz 18... queria um amp com menos headroom, 1x12 e mais home friendly do que o AC30. como toco maioritariamente em casa/estudio, nunca conseguia esticar a porra do amp em lado nenhum, era um trambolho de todo o tamanho (em todos os sentidos)! não tive oportunidade de experimentar o Maz 18 antes de comprar o meu actual AC15HW, contudo nunca deixei de pensar no amp... agora com este Maz 8 a coisa ainda ficou pior lol!

This post has been edited by eR125L: 28 January 2012 - 21:12

Vendas

JMI Rangemaster - bom desconto até dia 30 de maio.
Boss TR2

#10 User is offline   Riscado 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 28 January 2012 - 21:32

claro man, é na boa... são opiniões, é como tudo, cada um com a sua! Na minha experiência, o maz 18 jr nr que tive não era nem de perto nem de longe minimamente comparável nem em timbre nem em resposta, nem sequer em ratio de headroom para a potência aos ac30s dos anos 60 que tenho experimentado (inclusivé o que cá tenho), nem ao JMI da musicground que tive. Nem sequer aos modelos CC.

As percepções são diferentes de pessoa para pessoas como é óbvio.

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users