Forumúsica: dificuldades com flauta de bisel tenor - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

dificuldades com flauta de bisel tenor

#1 User is offline   RFA Silva 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies
  • Feedback: View

Posted 28 January 2012 - 19:37

Olá a todos!

Ofereceram-me uma flauta de bisel tenor Yamaha neste Natal... Não tenho tido grandes dificuldades em adaptar-me.

No entanto, não tenho grande sucesso com as notas mais baixas, nomeadamente dó e ré... A maior parte das vezes soam muito mal e só por tentativas é que consigo "acertar" com a nota.

O que será? Será que não estou a tapar os orifícios em condições? Será a respiração? Pelo que vi em alguns sites, esta é uma dificuldade comum a vários iniciantes neste instrumento.

Tenho outra dúvida... Uma vez que a flauta em questão é de plástico, tende a entupir facilmente com a humidade... Algum "truque" para evitar que aconteça tão frequentemente?

Obrigado!

Rui

#2 User is offline   ZéGaiteiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros

Posted 29 January 2012 - 09:22

Existe da "Moeck" (conceituada fabricante de flautas de bisel) um liquido anti condensação para aplicar no porta vento e assim ajudar a evitar acumulação de humidade (cuspo) no orifício.

No entanto como referes dificuldade na emissão das notas graves (já apresentaste algumas das causas) isso quer dizer que ainda não dominas o instrumento, desperdiças ar porque não vedas bem os buracos e a qualidade do mesmo ar é excessivamente carregada de humidade a qual irá entupir o porta vento. Nunca soprar com força para desentupir a flauta pois isso agride o instrumento (sobretudo o bisel (mesmo que de plástico)), desafinando-o e aumenta-lhe a facilidade em emitir fífias ou falsas notas.

Para dominares a técnica, vai com calma tocando as notas graves a partir da nota Sol para "baixo" sem soprar com força em excesso. O carregar com força nos buracos a nada leva. Sente os orifícios para as notas com a polpa dos dedos e preocupa-te em timbrar a nota antes de seguires para a mais grave. Com o tempo, tocador e instrumento, ajustam-se. Já agora verifica os encaixes dos tubos que compõe o instrumento e lubrifica-os com vaselina (que também ajuda a garantir uma boa vedabilidade da união), fugas de ar, o que garante melhor emissão de notas graves e menor possibilidade de emissão de notas agudas indesejadas ou outras fífias.

Boas tocatinas.

Edit para acrescentar um "s" em falta.

This post has been edited by ZéGaiteiro: 29 January 2012 - 09:24

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Cit: Albert Einstein.

#3 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros

Posted 02 February 2012 - 10:31

Eu tive que tocar flauta Tenor na escola, numa disciplina, e isso também me aconteceu. Ao fi mde uma semana já estava habituado a tirar essas notas mas, a mim, saiam-me com um volume mais baixo em relação às outras. O fundamental é soprar com menos força, mais soavemente e com mais cautela. Não adianta mandar uma "fogachada" lá para dentro porque não sai nada! De vagar, até acertar com o fluxo de ar necessário para emitir a nota desejada.

As notas mais graves têm que ser dadas mais soavemente, e verifica se estás a fechar todas as chaves e buracos. Deve haver um maior rigor nesse aspecto, quando estás a dar notas a baixo do sol mais grave.

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users