Olá a todos!
Ofereceram-me uma flauta de bisel tenor Yamaha neste Natal... Não tenho tido grandes dificuldades em adaptar-me.
No entanto, não tenho grande sucesso com as notas mais baixas, nomeadamente dó e ré... A maior parte das vezes soam muito mal e só por tentativas é que consigo "acertar" com a nota.
O que será? Será que não estou a tapar os orifícios em condições? Será a respiração? Pelo que vi em alguns sites, esta é uma dificuldade comum a vários iniciantes neste instrumento.
Tenho outra dúvida... Uma vez que a flauta em questão é de plástico, tende a entupir facilmente com a humidade... Algum "truque" para evitar que aconteça tão frequentemente?
Obrigado!
Rui
Page 1 of 1
dificuldades com flauta de bisel tenor
Posted 29 January 2012 - 09:22
Existe da "Moeck" (conceituada fabricante de flautas de bisel) um liquido anti condensação para aplicar no porta vento e assim ajudar a evitar acumulação de humidade (cuspo) no orifício.
No entanto como referes dificuldade na emissão das notas graves (já apresentaste algumas das causas) isso quer dizer que ainda não dominas o instrumento, desperdiças ar porque não vedas bem os buracos e a qualidade do mesmo ar é excessivamente carregada de humidade a qual irá entupir o porta vento. Nunca soprar com força para desentupir a flauta pois isso agride o instrumento (sobretudo o bisel (mesmo que de plástico)), desafinando-o e aumenta-lhe a facilidade em emitir fífias ou falsas notas.
Para dominares a técnica, vai com calma tocando as notas graves a partir da nota Sol para "baixo" sem soprar com força em excesso. O carregar com força nos buracos a nada leva. Sente os orifícios para as notas com a polpa dos dedos e preocupa-te em timbrar a nota antes de seguires para a mais grave. Com o tempo, tocador e instrumento, ajustam-se. Já agora verifica os encaixes dos tubos que compõe o instrumento e lubrifica-os com vaselina (que também ajuda a garantir uma boa vedabilidade da união), fugas de ar, o que garante melhor emissão de notas graves e menor possibilidade de emissão de notas agudas indesejadas ou outras fífias.
Boas tocatinas.
Edit para acrescentar um "s" em falta.
No entanto como referes dificuldade na emissão das notas graves (já apresentaste algumas das causas) isso quer dizer que ainda não dominas o instrumento, desperdiças ar porque não vedas bem os buracos e a qualidade do mesmo ar é excessivamente carregada de humidade a qual irá entupir o porta vento. Nunca soprar com força para desentupir a flauta pois isso agride o instrumento (sobretudo o bisel (mesmo que de plástico)), desafinando-o e aumenta-lhe a facilidade em emitir fífias ou falsas notas.
Para dominares a técnica, vai com calma tocando as notas graves a partir da nota Sol para "baixo" sem soprar com força em excesso. O carregar com força nos buracos a nada leva. Sente os orifícios para as notas com a polpa dos dedos e preocupa-te em timbrar a nota antes de seguires para a mais grave. Com o tempo, tocador e instrumento, ajustam-se. Já agora verifica os encaixes dos tubos que compõe o instrumento e lubrifica-os com vaselina (que também ajuda a garantir uma boa vedabilidade da união), fugas de ar, o que garante melhor emissão de notas graves e menor possibilidade de emissão de notas agudas indesejadas ou outras fífias.
Boas tocatinas.
Edit para acrescentar um "s" em falta.
This post has been edited by ZéGaiteiro: 29 January 2012 - 09:24
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Cit: Albert Einstein.
Posted 02 February 2012 - 10:31
Eu tive que tocar flauta Tenor na escola, numa disciplina, e isso também me aconteceu. Ao fi mde uma semana já estava habituado a tirar essas notas mas, a mim, saiam-me com um volume mais baixo em relação às outras. O fundamental é soprar com menos força, mais soavemente e com mais cautela. Não adianta mandar uma "fogachada" lá para dentro porque não sai nada! De vagar, até acertar com o fluxo de ar necessário para emitir a nota desejada.
As notas mais graves têm que ser dadas mais soavemente, e verifica se estás a fechar todas as chaves e buracos. Deve haver um maior rigor nesse aspecto, quando estás a dar notas a baixo do sol mais grave.
As notas mais graves têm que ser dadas mais soavemente, e verifica se estás a fechar todas as chaves e buracos. Deve haver um maior rigor nesse aspecto, quando estás a dar notas a baixo do sol mais grave.
Share this topic:
Page 1 of 1

Help
MultiQuote