Forumúsica: Beginner - Intermediate - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Beginner - Intermediate Rate Topic: -----

#1 User is offline   Musok 

• 80 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 29 January 2012 - 19:17

Ora boas pessoal,

Não encontrei nenhum tópico nesta base.
Eis o que se passa, eu tenho guitarra há praí 1 ano e meio. Tive no secundário acústica mas nunca lhe dei grande valor e comecei dar valor à guitarra agora, principalmente com a eléctrica. Posso adiantar que tive vários anos de piano ou seja formação musical e alguma noção já tenho.
Tenho vindo aprender algumas músicas, algumas coisas mas deparo-me demasiadas vezes com a seguinte dúvida "o que vou fazer agora para evoluir". Não estou nem por sombras a dizer que toco as músicas que falo sem erros no entanto sinto a necessidade de aprender algo mais. Primeiro não quero só aprender covers, quero também poder ser criativo na guitarra. Segundo, e a técnica? exercícios?
No fundo falta-me um plano do género "toco isto, a seguir isto e depois isto", se não de outra forma pego 30 min por dia, às vezes nem isso, e como é óbvio pouco vou evoluir.

Ideias?
JOEL SANTOS
GRAPHIC & WEB DESIGN
WWW.SENDOUSHI.COM

#2 User is offline   Hanneman 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 14 February 2012 - 12:58

Basicamente tens que decidir o que queres saber fazer com a guitarra.

Qual o estilo que queres tocar? Cada estilo costuma ter determinadas técnicas que são mais importantes do que outras. O conhecimento não ocupa lugar mas "perder tempo" a estudar uma técnica que não irás incorporar na tua maneira de tocar é dispensável.

Se apenas queres fazer boas musicas, com boas melodias que ficam no ouvido e chegam ao coração de todos, precisas de uma forte base teórica, com bom conhecimentos de acordes, inversões e escalas.

Se queres ser um bom musico de blues concentra os teus esforços em desenvolver um bom vibrato, bendings impecáveis e acima de tudo feeling. Um bom conhecimento das escalas pentatónicas e de blues ajuda imenso.

Se queres tocar metal ou ser guitarrista solo (na onda do rock instrumental/prog) boa sorte pois vais precisar de conhecer todas as técnicas à face da terra, bem como forte conhecimento teórico para te diferenciares.

Vai por pequenos passos:

1º - Na musica que ouves descobre algo que queiras fazer;
2º - Pesquisa o nome da técnica;
3º - Pesquisa exercicios para desenvolver essa técnica;
4º - Pratica essa técnica ultra-mega-hiper-bué-da lento até que todos os dedos façam o que tu queres e não o que eles acham que devem de fazer;
5º - NUNCA DESISTAS;
6º - Aumenta gradualmente a velocidade e setiveres um dedo que se queira revoltar é porque estás muito rápido;
7º - NUNCA DESISTAS;
8º - Quando te sentires minimamente confortável com essa técnica parte para outra mas deves de continuar a desenvolve-la diáriamente;
9º - NUNCA DESISTAS, para a frente é que é caminho...

This post has been edited by Hanneman: 14 February 2012 - 12:58

#3 User is offline   Musok 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 14 February 2012 - 13:14

Obrigado pela resposta antes de mais!

A minha ideia é ser "guitarrista" ehehe. O que quero dizer com isto, estou farto de só dar uns toques.
O meu estilo de guitarra passa essencialmente pelo Blues / Rock, pelo menos nesta fase mais inicial. A certo ponto quero ser capaz de fazer um solo e até mesmo conhecer as formas de tocar jazz mas... prioridades! Primeiro Blues / Rock.

Sou canhoto a tocar às direitas ou seja a minha mão direita ainda está a desenvolver a sua precisão. A esquerda já está a ir aos sítios certos com diferentes técnicas. Já acompanha inclusive o Chuck Berry eheh ou pelo menos vai acompanhando. Agora a direita...

Tenho então que pesquisar escalas pentatónicas. O grande bem do blues também é que tudo soa a música. Isto é, a tocar escalas e afins não soa a dó a dó, não soa a uma escala normalíssima. Porquê grande bem? Não me tira a vontade!

Algum livro ou assim que recomendes? Recomendas seguir músicas e tentar tocar ou um conhecimento mais teórico das técnicas?

Novamente obrigado.
JOEL SANTOS
GRAPHIC & WEB DESIGN
WWW.SENDOUSHI.COM

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users