Posted 01 February 2012 - 13:22
Eu sempre me deliciei com o discurso do "com o tempo compram tubas" por um motivo: é completamente isento de contexto. Para mim é óbvio que existe apenas uma maneira de se ter a experiência de um Soldano bem puxado, jogando com as características do amp: pega-se num Soldano e no cab desejado, abre-se-lhe a goela, e já está!
Não podemos é esquecer-nos de, para um músico profissional, a lógica dos super-rigs espectaculares ser, muitas vezes, impossível de aplicar por questões diversas. Eu tenho que voar para sítios para tocar ao vivo e gravar. As despesas de transporte de material já não são simpáticas, quanto mais da quantidade de tralha que necessitaria para tocar o meu material, por exemplo.
Vamos simplificar isto, logo levarei apenas o mey G-System e um par de pedais, alugando os rigs (mais dinheiro a saltar, mas ainda assim menos pesadelo logístico que expedir os monstros); ainda assim, e quem teve que fazer os belos dos fly-ins bem sabe como é, arrisco-me a não haver nada do que preciso, ter que usar soluções de compromisso, e não raras vezes poderei deparar-me com verdadeiras pérolas do mundo da amplificação como os meus tão adorados Marshall 4100 ou DSL100, o que não é bem o que se pretende. Moral da história: gastei uma pipa de massa e, do bolo todo, só os efeitos é que estão "na batata".
Conclusão: o objectivo destas coisas não é criar uma solução que soe a 100% como o original (até porque os próprios têm um número de variações considerável entre si), mas sim proporcionar uma solução de alta qualidade que permita ao músico ter um conjunto de sons para o que vá fazer independentemente das circunstâncias e sem monumentais questões logísticas e problemas diversos como a limitação do espaço, limites de volume, etc..
De volta ao tópico, gostei do último firmware do Axe II - os problemas que reparei nele não se prenderam jamais aos modelos (que, sendo melhores que os do Ultra / Std não são a reinvenção da roda, mas sim um muito bem-vindo refinamento - a diferença está lá) mas a alguns bugs de comportamento na unidade.