Forumúsica: fazer split de humbucker para single coil - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

fazer split de humbucker para single coil e possivel?

#1 User is offline   mustainehimself 

• 140 bpm
  • PipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 01 February 2012 - 15:19

boas

estive a ver alguns guitarristas (nomeadamente o gus g) e reparei que eles têm a possibilidade de fazer split para single coils (o gus g usava seymour duncan jb). e possivel fzr isso com outros pickups? adorava puder fazer isso, os pickups em questao sao os dimarzio tonezone e o evolution no neck.

se me pudessem falar um pouco sobre isso agradecia

cumprimentos

#2 User is offline   filipefarialopes 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 01 February 2012 - 16:04

tambem gostava de saber mais um ponto sobre isso.
se alguem souber que explique se faz favor,
cumprimentos

#3 User is offline   duca2208 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 01 February 2012 - 16:19

Split coil é o método usado para separar os dois coils de um Humbucker de forma a aproxima-lo ao som de um single coil. Assim consegues ter na mesma guitarra imensas configurações diferentes. Imagina uma Les Paul H + H. Consegues acho que 8 configurações diferentes de pickups. Imagina a palete de sons que terás disponível.

Nem todos os humbuckers dão para fazer. O humbuckers necessita de ter 4 cabos. Procura no google esquemas de ligações.
SÓ MAMO GORDAS
PQ ME DÃO COMIDA NA CAMA
SOU UM PAPA AÇORDAS

#4 User is online   DC 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 01 February 2012 - 16:27

pelo que sei isso depende dos pickups e da quantidade de condutores(fios) que trazem. Os pickups com 4condutores normalmente dão para fazer split. Os de 2condutores julgo que não.
Há muitas vezes, dentro do mesmo modelo, pickups de 2 e de 4 condutores.
É uma questão de veres.

View PostDesventrar, on 04 November 2010 - 13:54, said:

Não faço comentários sobre o recto do Niko.

View Postpipes, on Jun 1 2010, 13:04, said:

Era até achar petróleo...

#5 User is offline   nunonaos 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 01 February 2012 - 17:55

tanto o tonezone como o evolution são de 4 condutores, logo, dão para fazer coil-split

normalmente a maneira mais fácil, é mudar os pots do tone por push-pull, depende de ti se queres só colocar um ou dois.
se colocares um quando o puxares ficas com os dois pickups em single-coil, se puseres dois é um pot para cada pickup...

#6 User is offline   tmö 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 01 February 2012 - 19:28

Todos os Humbuckers dão para fazer split coil. Se não vierem de origem com 4 cabos, tem-se de desmontar o PU para separar a entrada e saída de cada bobine. Os Humbuckers são basicamente duas bobines de fio de cobre (por norma) emparelhadas em série, portanto, o sinal entra na bobine "A", sai desta para entrar na bobine "B" e por fm sai desta última para regressar ao circuito da guitarra. Cada bobine tem portanto uma entrada e uma saída de sinal, daí os 4 cabos.

#7 User is offline   mustainehimself 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 01 February 2012 - 20:39

optimo saber isso! curtia pegar no evolution e fazer split nele apenas, para evitar ter que fazer mais knobs. adorava fzr o push pull para isso. mas como sei que o som que vai sair é de qualidade? ou melhor, como sei que neste caso o evolution (neck) soa bem em single coil?

#8 User is offline   Ego 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 01 February 2012 - 21:21

Só um reparo, coil-split com humbucker de 4 condutores, é possível escolher qual a bobine, mas para isso tem de haver mais switch ou push-pull, ou então usar um pickup ring da Seymour Duncan, que tem 3 hipoteses possiveis à escolha. Coil-split em 2 humbuckers é possível com 1 só push-pull.
Passar de humbucker para coil-split geralmente não tem muita diferença no som final, tirando ficar mais "pequeno", mas quase com o mesmo output, além de não cancelar o hum. Pessoalmente acho que o modo parallel, em que as 2 bobines funcionam lado a lado, e não o "somatório" (como em série), o output baixa bastante, o som fica mais cristalino com um single-coil, mas mais cheio, pois são as 2 bobines a funcionar. O senão é que só dá 1 push-pull para cada humbucker.
Eu tenho uma Tele com 2 SD Pearly Gates e o pu da bridge tem push-pull para essa alteração, ficando normalmente com o pu em parallel, para soar mais "single-coil" e o do neck sempre em série (quase como se fosse uma Tele com humbucker no neck), e com o push-pull para cima, fica o pu em série, ficando mais "cheio".

#9 User is offline   tmö 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 02 February 2012 - 01:49

Com 1 humbucker de 4 condutores dá para fazer uma série de brincadeiras fixes, desde coil split a série/paralelo a inversões de fase (em vez do sinal entrar pelo terminal esperado, entra pelo outro). Tenho um projecto para fazer numa futura guitarra H-H que é ter um superswitch e mais um miniswitch para cada humbucker e com um selector tipo gibson dos PUs. A ideia é cada selector dar várias posições para cada PU, o mini switch alternaria o lado do selector a usar, aumentando as ligações de cada PU para 10. No final deverei ter um porradão de sons diferentes, só porque sim com dois humbucker normalíssimos... mas para já a coisa anda curta de guito, vai ter de esperar...

Ah, e claro, instalar um sistema de caixas de junção para poder trocar os PUs sem precisar de soldar nada além das pontas dos fios dos Humbuckers. Tenho uma guitarra com Floyd à qual mudo os 2 PUs em cerca de 10 a 15 minutos. Vou fazer isso às outras, quando tiver tempo...

This post has been edited by tmö: 02 February 2012 - 01:52

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users