Forumúsica: tuners/nut para PRS SE CUSTOM - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

tuners/nut para PRS SE CUSTOM

#1 User is offline   biip 

• 140 bpm
  • PipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 04 February 2012 - 20:42

boas pessoal, tenho uma Prs Custom SE hà coisa de uns 3 anos, e sempre desafinou um pouco de mais para o que eu achava normal (principalmente para uma fixed bridge).

tou disposto a fazer uns upgrades não demasiado caros para melhorar a guitarra nesse aspecto.. alguem tem sugestões?

This post has been edited by biip: 04 February 2012 - 20:54

#2 User is offline   Ego 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 February 2012 - 20:56

Pode ser tanta coisa. Se enrolares mal as cordas, desafina, se a pestana (mesmo que em plástico) não estiver lubrificada (basta carvão dos lápis, ou seja, grafite), desafina, se quando colocas as cordas, não deres uns "puxões", ela irá oscilar, logo poderá não ficar afinada, se tiveres a ponte mal intonada, mesmo que afines, quando tocares em diferentes locais da escala, irá estar desafinada.
Isto é um resumo curto, só assim, com perguntas, será dificil.

#3 User is offline   Rui T 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 04 February 2012 - 21:01

Fala com um luthier.
"A arte é viver da fé
Só não se sabe fé em quê"

#4 User is offline   biip 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 04 February 2012 - 21:12

View PostEgo, on 04 February 2012 - 19:56, said:

Pode ser tanta coisa. Se enrolares mal as cordas, desafina, se a pestana (mesmo que em plástico) não estiver lubrificada (basta carvão dos lápis, ou seja, grafite), desafina, se quando colocas as cordas, não deres uns "puxões", ela irá oscilar, logo poderá não ficar afinada, se tiveres a ponte mal intonada, mesmo que afines, quando tocares em diferentes locais da escala, irá estar desafinada.
Isto é um resumo curto, só assim, com perguntas, será dificil.

as cordas estão bem colocadas, e o problema não é a ponte estar mal intonada, mas sim a guitarra não aguentar a afinação. mesmo depois de um set up o problema continua, por isso resta me pensar que tem a ver ou com a pestana ou com os carrilhões.

no fundo queria saber opiniões sobre a hipotese de mudar os carrilhoes e/ou a pestana à guitarra, e o que comprar.

#5 User is offline   rgp 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 February 2012 - 22:50

Eu uso sempre carrilhões Sperzel (durante muito tempo foram os melhores, embora actualmente hajam outros que talvez sejam igualmente bons) e pentes Graphtech. Mesmo que o problema não esteja no pente (pode estar ou não...) eu punha sempre um pente Graphtech, porque custa apenas uns 10€ e melhora notóriamente o som e o sustain (assumindo que o que lá está é de plástico, se já tiveres um bom pente de osso só ganhas em não ter que lubrificar).

#6 User is offline   Mojo Pin 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 23 February 2012 - 16:57

Eu tenho uma Santana SE há quase 10 anos e também tinha muitos problemas de afinação.
A primeira coisa que fiz foi mudar para locking tuners da Grover mas não melhorou muito...
Depois comprei uma pestana GraphTech TUSQ e levei a guitarra ao luthier Vitor Paulo de Corroios para ele a instalar e fazer o setup.
Depois disso 5 estrelas! Até me esqueço que a guitarra tem afinadores :)
Não sei se era mesmo da pestana ou se era o setup mal feito.
O melhor é procurares um luthier ou guitar tech antes de gastares dinheiro em hardware.
"I’m not Eric Johnson, and I use my eyes instead of my ears to verify if the grass in my garden is growing"

Bons negócios com: habanero04, Nónio, deemaster, pierced-brosman, Pedro_F

#7 User is offline   biip 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 01 March 2012 - 18:52

a solução vai passar primeiro por comprar uma pestana então :) ja agora, de que material são feitas essas que me recomendaram? osso? não há outro material alternativo de igual qualidade?

obrigado pelas respostas!

edit: isto parece ser um problema recorrente com varias guitarras, mas a mudança de pestana melhorou de alguma forma a afinação da corda SOL? é a corda que me dá mais problemas, quando estou quase no tom ela dá um "estalo" e sobe meio tom ou mais.

This post has been edited by biip: 01 March 2012 - 18:56

#8 User is offline   velkan 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 01 March 2012 - 19:03

Graphtech for the win... auto-lubrificantes ( haha ) e para mim "soam" melhor que as de osso. Arranjares carrilhões locking tb seria porreiro visto que quanto mais corda tiveres à volta dos carrilhoes mais irá desafinar...

cumps

#9 User is offline   biip 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 01 March 2012 - 19:13

View Postvelkan, on 01 March 2012 - 18:03, said:

Graphtech for the win... auto-lubrificantes ( haha ) e para mim "soam" melhor que as de osso. Arranjares carrilhões locking tb seria porreiro visto que quanto mais corda tiveres à volta dos carrilhoes mais irá desafinar...

cumps

a minha PRS não tem trémolo, é ponte fixa, por isso talvez não compensá-se tanto..

#10 User is offline   velkan 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 01 March 2012 - 21:11

View Postbiip, on 01 March 2012 - 18:13, said:

View Postvelkan, on 01 March 2012 - 18:03, said:

cumps

a minha PRS não tem trémolo, é ponte fixa, por isso talvez não compensá-se tanto..

a minha guitarra tb tem ponte fixa e compensa, acredita! ja tive outras guitarras tb de ponte fixa mas com carrilhoes non-locking (neste caso eram grover) e noto a diferença, para melhor.

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users