Forumúsica: Iniciante - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Iniciante

#1 User is offline   _K_ 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 04 February 2012 - 21:10

Boas, é a primeira vez que escrevo neste fórum. Um amigo meu indicou-me para eu proceder à minha iniciação em guitarra. Já tive formação musical e aulas de piano há muitos anos atrás, mas isso já deve estar muito enferrujado.

Vamos ao cerne da questão. Quero começar a tocar guitarra, e pelo que sei devo começar por uma clássica para mais tarde ir para eléctrica. Tenho algumas dúvidas ainda sobre o que preciso de comprar, e o quanto vou gastar. Foram-me referidas duas guitarras clássicas, a Alhambra 1C e a Alhambra 2C, que aqui na zona custam entre os 180€ e os 220€. Porém, outras opiniões de outros amigos meus, revelam que o melhor a fazer é começar por guitarras de baixo custo, por exemplo de 70€ a 80€ e depois fazer a evolução para estas mais caras. Esta é a minha questão principal. Vale-me a pena comprar clássica minimamente decente, a esses preços mais próximos dos 200€ ou devo começar por algo mais barato? O dinheiro preocupa obviamente, porque essa quantia dos 200€ já se tornaria um pouco elevada, porém, valerá mesmo a pena começar com uma desses preços ou... devo pensar em investir numa mais barata? De qualquer das formas, sugiram-me guitarras com qualidade para começar a aprender.

Cumprimentos e o meu agradecimento por quem ajudar.

Filipe.

#2 User is offline   DarkRidder666 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 04 February 2012 - 21:28

Eu acho que a Alhambra C1 é a mais indicada. Tem um pescoço largo o que é bom para começares a tocar, porque ficas habitua-do a esse pescoço e quando passares para uma mais fina vai-te ser mais fácil do que o contrário.

Na minha opinião, gastar 80€ numa sem os mínimos de qualidade sonora vai fazer com que te desinteresses por este magnifico hobby, portanto acho que e uma boa aposta uma guitarra com bom som que poderás sempre usar para tocar versões acústicas de musicas que gostas...

Eu sugeri o fórum e a Alhambra. Se algum user achar que há melhor por um preço menor, sugira :)

Cumprimentos

#3 User is offline   alribas 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 February 2012 - 21:54

View Post_K_, on 04 February 2012 - 20:10, said:

Boas, é a primeira vez que escrevo neste fórum. Um amigo meu indicou-me para eu proceder à minha iniciação em guitarra. Já tive formação musical e aulas de piano há muitos anos atrás, mas isso já deve estar muito enferrujado.

Vamos ao cerne da questão. Quero começar a tocar guitarra, e pelo que sei devo começar por uma clássica para mais tarde ir para eléctrica. Tenho algumas dúvidas ainda sobre o que preciso de comprar, e o quanto vou gastar. Foram-me referidas duas guitarras clássicas, a Alhambra 1C e a Alhambra 2C, que aqui na zona custam entre os 180€ e os 220€. Porém, outras opiniões de outros amigos meus, revelam que o melhor a fazer é começar por guitarras de baixo custo, por exemplo de 70€ a 80€ e depois fazer a evolução para estas mais caras. Esta é a minha questão principal. Vale-me a pena comprar clássica minimamente decente, a esses preços mais próximos dos 200€ ou devo começar por algo mais barato? O dinheiro preocupa obviamente, porque essa quantia dos 200€ já se tornaria um pouco elevada, porém, valerá mesmo a pena começar com uma desses preços ou... devo pensar em investir numa mais barata? De qualquer das formas, sugiram-me guitarras com qualidade para começar a aprender.

Cumprimentos e o meu agradecimento por quem ajudar.

Filipe.

O que esta a bold não faz sentido nenhum.

É quase como quereres andar de carro mas começares numa mota.

Mas se é uma classica que queres convem arranjares algo minimamente decente senão tambem acabas por perder a pica de pegar no instrumento.
So conheço as 3C e as 5P, por isso não te posso ajudar muito.

#4 User is offline   _K_ 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 04 February 2012 - 21:55

Por algum motivo vim para aqui para me ajudarem, se não faz sentido é apenas me corrigirem para eu melhorar os meus conhecimentos...

Obrigado pela sugestão.

#5 User is offline   DarkRidder666 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 04 February 2012 - 21:56

Mas para aprender a tocar guitarra, o básico, acordes etc, nao e melhor começar em acustica e mais tarde investir bem numa electrica?

#6 User is offline   Drill 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 February 2012 - 22:39

Se se deve começar numa eléctrica ou numa clássica é relativo, e ambas as posições têm bons argumentos a favor.
A minha opinião é que se evolui mais e melhor numa clássica, mas se o objectivo é ir para uma eléctrica acho que deves comprar as tais de 60€ da stagg (exemplo) ou assim...
Acabarás sempre por ir dar uns toques nessa depois, e não envergonha ninguém, só não tem a magia das da gama alta. Mas como normalmente é só para dar depois uns toques com os amigos, acaba por servir para esse efeito.
Por outro lado acabas por não ter tanto dinheiro investido na acústica o que permite que tenhas mais dinheiro depois para a eléctrica.
Compro cathedral e memory boy deluxe a bom preço
Vendo Zakk Wah 95€; Big muff Russo (aceitam-se propostas)
Procuro pessoal lisboa projecto: rock alternativo, post rock/hardcore/metal, stoner, etc...

#7 User is offline   _K_ 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 04 February 2012 - 22:40

Fico relutante porque ouvi dizer mal das stagg.

#8 User is offline   DarkRidder666 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 04 February 2012 - 22:44

Eu comecei numa acustica, e vou agora passar para uma electrica com um preço generoso, porque prefiro comprar uma que me dê para tocar sempre (Ibanez S420 -> 430€)

Mas penso que uma acustica fica sempre contigo, ate mesmo para tocar versoes acusticas de outras musicas. Embora a electrica tambem dê, acustica é sempre acustica

#9 User is offline   alribas 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 05 February 2012 - 02:22

É assim, isto é a minha opinião.

Tocar guitarra electrica ou classica são coisas diferentes.

A afinação é a mesma, os acordes são os mesmos mas a tecnica é diferente.
Claro que da para tocar as mesmas coisas, mas é quase como dizer que tocar baixo e guitarra é a mesma coisa, a afinação tambem e igual, so lhe faltam cordas.(ha baixos de 5 e 6 cordas e nem por isso a tecnica é igual)

Se queres tocar guitarra electrica é isso que tens que comprar.

Como disse, andar de mota e carro não é a mesma coisa, apesar das regras de transito serem iguais para os 2.

This post has been edited by alribas: 05 February 2012 - 02:23

#10 User is offline   Drill 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 05 February 2012 - 12:30

Sim. Mas eu acho que quem domina a acústica, tem menos dificuldades a habituar-se à eléctrica do que o contrário.

This post has been edited by Drill: 05 February 2012 - 12:41

Compro cathedral e memory boy deluxe a bom preço
Vendo Zakk Wah 95€; Big muff Russo (aceitam-se propostas)
Procuro pessoal lisboa projecto: rock alternativo, post rock/hardcore/metal, stoner, etc...

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users