Forumúsica: Modelo Matemático do Sistema Tonal - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Modelo Matemático do Sistema Tonal Teoria Avançada Rate Topic: -----

#21 User is offline   miguelbaptista 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 16 February 2012 - 02:55

View PostAliceag, on 15 February 2012 - 08:09, said:

Renato são modelos teóricos para implementação em sistemas computacionais, não são avaliáveis da forma que pedes... isso é um disparate.

O que me pedes é o mesmo que dizer "Estão aqui várias calculadoras, qual delas dá o melhor resultado prático? Mostrem-me uma conta ou uma operação que possa fazer com elas para avaliar as possibilidades em causa..."

A música sairá melhor ou pior consoante a habilidade do artista e não da máquina e do modelo nela implementado. O modelo apenas permite que o artista possa trabalhar de forma mais eficiente.

Creio que essa analogia das calculadoras poderá não ser adequada à pergunta, pois o que o Renato pediu foi um resultado prático, não quer dizer que seja apenas sobre a forma de uma única composição, mas sim um exemplo prático do funcionamento do método.

Por exemplo, após aplicação do método, dar a conhecer os diversos resultados possíveis alcançados na fase de computação.
Isso seria bastante interessante de ouvir.

Além de que, é perfeitamente possível em várias calculadoras, haver um melhor resultado prático, dependendo do grau de certeza que se pretende obter de determinada operação e da capacidade de cálculo da mesma :)

This post has been edited by miguelbaptista: 16 February 2012 - 02:58

#22 User is offline   Renato 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 February 2012 - 11:23

Não sei se me expliquei bem, mas posso ter partido de um pressuposto errado.

Aquilo que eu pensava que isto era seria algo com a mesma filosofia que o que um tipo criou, o Ron Jarzombek. Para quem não conhece, ele toca guitarra eléctrica num estilo bastante técnico, e a dada altura deciciu desenvolver um sistema que o obrigasse a criar escalas não convencionais para fugir às sonoridades tracicionais. Neste momento trabalha num estilo de death metal instrumental, mas com uma vertente técnica muito vincada.

Podem ver mais informação aqui

Atenção que não estou a defender um em relação ao outro, até porque nem li o artigo que a Alice postou. Mas estava a assumir que seria algo, eventualmente mais complexo, mas na mesma onda que este que refiro. E neste caso ele consegue mostrar o resultado prático do modelo com as músicas que faz (pesquisem Blotted Science...). E era nesse sentido que perguntava se havia alguma coisa que se pudesse ouvir que demonstrasse o objectivo desse modelo. Mas agora nem sei se o objectivo é o mesmo.

#23 User is offline   penderlx 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 05 March 2012 - 18:56

ora bem acorde de FA deixa cá ver o cos[3+2pi elv 4r/3] em que existe pelo menos um pi pertencente à escala de DO maior e La menor . hummmm ..... momentos depois e o baterista já a passar-se ..... anda para cima e LA anda para a direita e ..... DO . ppl FA LA DO , ANDA PACHECO

ps. Tou a brincar ppl, o esquema da pag 41 parece muito util e pratico

This post has been edited by penderlx: 05 March 2012 - 18:58

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users