PCanas

Queres Comprar um Piano Novo? Vê Aqui!

29 posts neste tópico

Viva!

Para evitar a proliferação de tópicos sobre compra de teclados/piano (ou seja, a multiplicação de tópicos sobre os mesmos assuntos), e para se poder darem melhores sugestões, foi criado um pequeno formulário (um específico só para pianos (acústicos/digitais) e outro para synths/workstations/arrangers/etc) relativamente às características do teclado que pretendem comprar.

A intenção é que todas as dúvidas relativamente à compra de instrumentos novos (com teclas ;) ) sejam esclarecidas aqui, evitando tópicos repetidos e concentrando toda a informação num só local.

O formulário, para esta secção de "Piano", é o seguinte:

:::GERAL:::

- Orçamento

- Novo/usado

- Uso pretendido (para tocar em casa, para tocar ao vivo, etc)

:::PIANOS:::

- Digital/Acústico

- Com/Sem colunas próprias

- Variedade/Qualidade dos Sons

- Quantidade de saídas/entradas audio

- MIDI, sim/não?

A intenção é preencherem o melhor que poderem (podem, e devem, copiar, para depois preencher), tendo em conte que, obviamente, algumas características só de aplicam em alguns casos (um piano acústico não tem MIDI, por exemplo). Os pontos existentes não são fixos, pelo que se acharem que se deve adicionar algum, é só dizer. E se durante o preenchimento acharem que devem mencionar mais informação do que aquela que "é pedida", também estão à vontade ;)

Os tópicos já existentes vão-se manter, mas os novos serão movidos para aqui e os utilizadores serão convidados a preencher o formulário ;)

Abraços!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, 

estou neste momento a planear a compra de um Piano Digital. A nível de piano sou relativamente iniciante, mas queria comprar algo que me desse a sensação de estar a tocar num piano acústico a um preço acessível - basicamente estou a procura da melhor relação qualidade/preço.

- Orçamento: 600€-700€
- Novo
- Uso pretendido: Tocar em casa.

- Digital
- Com/Sem colunas próprias: Preferencialmente com colunas, se bem que não é requisito obrigatório
- Variedade/Qualidade dos Sons: Estou mais interessado que soem bem do que propriamente na variedade. Ritmos é outra coisa que até dispenso (embora se tiver, melhor)
- Quantidade de saídas/entradas audio: Não é factor relevante para mim.
- MIDI, sim/não? Se possível, sim via USB para ligar ao PC - mas não é factor preponderante.

Tenho estado a pesquisar lojas em Lisboa e a ler algumas coisas no fórum e chamou-me a atenção os seguintes:

- Yamaha P-105;
- Roland F-20;
- Roland F-120.;

Agradeço as opiniões que possam fornecer sobre estes tres ou sobre outros que queiram recomendar.
Qual a melhor escolha para o que pretendo?

Partilhar este post

Link para o post

Viva,

qual a tua experiência enquanto pianista?

Esses pianos que referiste segundo as opiniões aqui do pessoal são bons.

No entanto, se te interessa mais o "feeling" se grande mariquices em termos de funcionalidades, pode comprar um contolador MIDI de 88 teclas pesadas (um dos bons) e ligar a um módulo de sons ou mesmo ao PC via MIDI.

Nesse caso recomendo o Studiologic SL990 Pro, tenho um e tem mecânica da Fatar e tem um feeling muito interessante, e isto por 350€.

Partilhar este post

Link para o post

@mtX Juntei o tópico com o que está afixado no topo desta secção do fórum, como sugerido inicialmente.

("Os tópicos já existentes vão-se manter, mas os novos serão movidos para aqui (...)")

Não conheço nenhum dos teclados que mencionaste, mas pelas specs parecem-me porreiros. Aliás, acho que já toquei no Yamaha, ou pelo menos era muito parecido com esse.

A sugestão do xtech também é boa. Tens é que escolher bem o módulo de sons. Ou então usas VSTs, tens uns free que até têm um som porreiro. O chato desta vertente é que tens sempre que andar com o PC/módulo a reboque do teclado. E vais ter que usar colunas externas.

Partilhar este post

Link para o post

Conheço o 105. Parece-me interessante e agradável de tocar!

Anda um seminovo no OLX por 450 e acho que tem preço justo.

Não conheço os Rolands mas a ideia que tenho é que a gama de entrada da Roland é limitada. A roland bate-se melhor na gama alta mas estou a falar sem saber pois não testei ainda esses rolands...

Não perdendo muito tempo, e na minha humilde opinião, acho que a melhor opção do mercado no patamar dos 600€  continua a ser CASIO PX150 simplemente pq é um istrumento com uma sonoridade e agradabilidade que só se encontra pelo dobro do preço em outras marcas. ( para quem é de LX existe esse casio numa loja em frente ao ECI e tb noutra em frente à Gulbenkian , passa a publiciade)

Tem apenas um pequeno defeito que é o facto das teclas ser curtas de comprimento mas isso é indiferente para músicos amadores ou inciciantes mas em contrapartida são teclas muito agradáveis  ao toco com excelente textura.

Há tb os Kawai  de entrada de gama que infelizmente são um pouco caros na UE mas tb muito bons.

Partilhar este post

Link para o post

Relativamente a opinião do controlador MIDI, queria evitar a dependencia do PC, e depois existe a questão de arranjar boas VSTs. Não sei se uma VST free simplesmente consegue competir com um piano digital com o motor de som presente nos pianos que estou a considerar.

Entretanto tive a ver umas lojas, a ver umas comparações no youtube, e hoje até falei com a directora da minha antiga escola de música porque ela tem uma loja/escola de música que já está encerrada há algum tempo e quer liquidar tudo. Ela tinha lá dois pianos (um digital e um acústico). O digital é um Orla CX1 Plus, mas sinceramente já é um bocado desactualizado apesar dos 400€ que me pediu serem relativamente interessantes.

No entanto ela tinha também lá um Lippmann acústico (não consegui ver modelo). Alguém de voces tem experiencia com esta marca? Não consegui encontrar grande informação na net, mas o som da coisa pareceu-me muito bom - afinal de contas é um piano acústico, e a senhora está a vender aquilo por 1400€ (o preço que ela tinha lá marcado é de ~2700€). E um bocado fora de mão do orçamento, mas consigo chegar lá e diria que pelo preço que está pode acabar por ser alto negócio.

O que acham?

Anyway, tirando este negócio, estive numa loja conhecida em Lisboa eles recomendaram vivamente o Yamaha YDP-142. Perguntei sobre o yamaha P-105 (200€ mais barato) e o Roland F-120 (150€ mais caro) e eles continuaram a recomendar o YDP-142. Está mais ou menos de acordo com o que tinha lido e visto de comparações. E dentro do meu orçamento.

Face a estas duas possíveis opções, acham que ia para o YDP-142 ou para o acústico Lippmann?

[EDIT] Foto do acústico:

IMG_20150418_160631.jpg

Partilhar este post

Link para o post

O acústico tem um factor que pode ser um problema ou não, dependendo do teu caso, que é o botão de volume e a saída de auscultadores, que teimam em não funcionar. Mas se isso não é problema....

Pessoalmente prefiro SEMPRE os digitais pela sua diversatibilidade de uso, e por não ter chatices de desafinar, problemas com humidades, temperatura, enfim...

E depois quando não se gosta do som, há sempre a possibilidade de juntar um módulo de som, ou um vst. Gosto dos clássicos para decoração, mas não aprecio ficar limitado, mesmo que a intenção seja sempre e só tocar piano.

Partilhar este post

Link para o post

Para dar 1400 pelo acústico, comprava antes um bom piano digital ou um stage piano.

O acústico tem outro som, claro, mas ocupas mais espaço, desafina e só tem um som. Os digitais ocupam menos espaço, estão sempre afinados (até podes mudar a afinação), têm vários sons e ainda os podes utilizar com o pc... e se ligares fones não incomodas os vizinhos ;)

Este tem bom aspecto (sonoro). Não tem é colunas :( 1499 na Thomann.

Partilhar este post

Link para o post

Para dar 1400 pelo acústico, comprava antes um bom piano digital ou um stage piano.

Por acaso essa é uma opinião que eu não concordo.

Posso estar enganado, mas supostamente um piano digital, para conseguir competir com um acústico a nível de som e mesmo feel, tem de ser algo já bastante avançado. 

Sinceramente (neste momento) nunca iria gastar 1400€ num piano digital. Estaria disposto a gastá-los num Piano acústico porque... bem, é acústico. É um piano "a sério".

Além disso existe o factor "desvalorização". Daqui a 2 ou 3 anos os pianos digitais de agora provavelmente estarão desactualizados. Um piano acústico não desvaloriza da mesma forma. Se eu quiser partir para "outros mares" e vender o instrumento, se calhar obteria melhor valor pelo acústico.

Por outro lado, existem todas as vantagens dos digitais que vocês referiram: volume, múltiplos sons, não desafinar, etc. Mas e daí eu actualmente tenho um Roland GW-8 que, apesar de não ser apropriado para estudo do piano, é-o para tudo o resto - qualquer coisa tb o uso.

Já agora por curiosidade, sabem mais ou menos quanto fica a afinação dum piano acústico vertical?

Partilhar este post

Link para o post

Boa tarde a todos,

mas um indeciso e um iniciante na escolha de um piano. São tantos os modelos que fico baralhado, mas qualquer um dos modelos, certamente que será melhor do que o KAWAY K4 em que treino :-)

Aí vai o meu formulário para ajudar a aconselhar:

- Orçamento: até 1000 €

- Novo/usado: Novo

- Uso pretendido (para tocar em casa, para tocar ao vivo, etc): Tocar em casa

- Digital/Acústico: Digital

- Com/Sem colunas próprias: Com colunas

- Variedade/Qualidade dos Sons: Qualidade de sons de piano

- Quantidade de saídas/entradas áudio: O normal

- MIDI, sim/não? Não é fundamental

Do que ainda a ver estou indeciso entre os seguintes:

Yamaha YDP S51
Roland F 130

Parecem-me ser boas máquinas, ainda que carotes. O que me aconselham? Alguns dos dois ou uma máquina mais barata para inicio?

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora