xtech

Glossário de Acrónimos e Definições

20 posts neste tópico

Abriu-se este tópico para que se vá construindo um glossário de Acrónimos/Abreviações/Definições.

A ideia é que quando se fale na palavra, a descrição da mesma apareça quando se põe o cursor em cima da palavra. 

À medida que este tópico for sendo preenchido, o segundo post será atualizado e ordenado. 

Participem!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

A

• Amp - Amplificador

B

• Boost - Aumento da voltagem do sinal. Pode ser usado como efeito (em pedal para guitarra, por exemplo) para que o amplificador entre em saturação mais rapidamente.

C

• Crossover - É um dispositivo que a partir de um sinal, cria vários sinais com separação de frequências. Normalmente são produzidos dois ou três sinais, cada um para as frequências médias, graves ou agudas. É útil para enviar um sinal de áudio para vários tipos de colunas diferentes (subwoffers, tweeters, etc).

D

• DI Box - São usadas para converter sinal não balanceado em sinal balanceado. Normalmente usadas quando queres ligar algo em cabo jack à mesa. Nessas situações passas por uma DI e depois da DI é que vai para a mesa. As DI activas podem dar boost de sinal e fazer ground lift, que serve para eliminar ruidos de ground loops.

E
F

• FX-Loop - os loops de efeitos dos amplificadores, normalmente estão situados entre o pré e o power, o que permite colocar efeitos após a equalização e distorção do amp.

G

• Ground Lift - É uma técnica usada para reduzir ou eliminar ruído de terra quando se ligam equipamentos. Basicamente é a interrupção da linha de terra em algum ponto. 
  • Ground Loop - Acontece quando temos corrente a fluir num condutor que supostamente estariam ao mesmo potencial, normalmente terra, mas na verdade estão a potenciais diferentes. São uma grande causa de ruído e interferência em audio.

H
I
J
L
M
N
O
P

• Preamp - é a etapa de um amplificador que molda o som, ou seja, é no pré que temos os controlos de equalização e ganho.
  • Poweramp - é a etapa de um amplificador que ...amplifica o som. os watts/potência do amplificador está aqui. esta fase também tem alguma influência no tipo de som do amplificador, principalmente quando se toca a volumes altos. mas nunca tanto como o pré.

Q
R
S
T
X
Z

Partilhar este post

Link para o post

Ora, vou definir da forma que eu entendo estes conceitos, aviso que não percebo nada da parte técnica da coisa...

Pré-amp: é a etapa de um amplificador que molda o som, ou seja, é no pré que temos os controlos de equalização e ganho.

FX-loop: os loops de efeitos dos amplificadores, normalmente estão situados entre o pré e o power, o que permite colocar efeitos após a equalização e distorção do amp.

Power-amp: é a etapa de um amplificador que ...amplifica o som. os watts/potência do amplificador está aqui. esta fase também tem alguma influência no tipo de som do amplificador, principalmente quando se toca a volumes altos. mas nunca tanto como o pré.

Partilhar este post

Link para o post

Gostava que este tópico funcionasse de duas formas:
- Uma seria a forma activa em que cada um vem cá e debita o seu conhecimento sobre determinado tema,

- Outra seria, tipo discos pedidos, ou seja, eu queria saber o que é uma:

DI Box: para que servem, como funciona, quantos tipos diferentes há, quais as principais diferenças entre eles, como usar, como não usar, 

E agora quem quiser ajuda-me a perceber,

@xtech :yes:

E agora isto devia haver um topico destes em cada Sub forum,

Um para a guitarra

um para amplificação

um para pedais e efeitos

and so on and so on,,,

Partilhar este post

Link para o post

DI box: são usadas para converter sinal não balanceado em sinal balanceado. normalmente é quando queres ligar algo em cabo jack à mesa. nessas situações passas por uma DI e depois da DI é que vai para a mesa. as DI activas podem dar boost de sinal e fazer ground lift, que serve para eliminar ruidos de ground loops.

quem quiser que complete :)

Partilhar este post

Link para o post

DI box: são usadas para converter sinal não balanceado em sinal balanceado. normalmente é quando queres ligar algo em cabo jack à mesa. nessas situações passas por uma DI e depois da DI é que vai para a mesa. as DI activas podem dar boost de sinal e fazer ground lift, que serve para eliminar ruidos de ground loops.

quem quiser que complete :)

Nunonaos, excelente intervenção

deixa me ligar aqui o alerta "Português que se entenda" para quando dizes: podem dar boost de sinal e fazer ground lift, que serve para eliminar ruidos de ground loops

isto porque eu não sei o que são ground lift nem ground loop...

podes ajudar já agora?

Partilhar este post

Link para o post

Já meti eu lá as definições de ground lift, loop e boost.

Partilhar este post

Link para o post

deixa me ligar aqui o alerta "Português que se entenda" para quando dizes: podem dar boost de sinal e fazer ground lift, que serve para eliminar ruidos de ground loops

podes ajudar já agora?

Já te aconteceu ligares um pedal/amp/instrumento e ficares com ruído no som, mesmo quando não tocas? Tipo bzzzzzzz... isso tem a ver com a falta de ligação à terra, na tomada. E isto encaixa algures entre ground lift e ground loop, mas também não sei como nem onde :D

Partilhar este post

Link para o post

podes ajudar já agora?

pois, eu sei na prática o que isso é, mas não estava a arranjar forma para explicar, por isso escrevi no fim: "quem quiser que complete" :)

Partilhar este post

Link para o post

Eu gosto deste modelo do "quem quiser que complete". Por todos a coisa faz-se, porque umas coisas depois levam a outras. Às vezes um gajo nem escreve nada por não saber bem onde começar :)

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora