RVI

Estudio caseiro ( em construção )

61 posts neste tópico

Boas pessoal,

estou a construir um estúdio aqui em casa, que vai ficar na garagem ( piso -1 ), começou há cerca de 1 mês, e deve ficar pronto dentro de umas duas semanas.

Basicamente, a area é um retangulo com cerca de 25 m2, é o espaço máximo que consegui aproveitar da garagem, e ainda caber um carro, e mais algumas tralha, não é uma área por aí alem, mas penso que para 3/4 pessoas tocarem, serve perfeitamente.  A principal preocupação, teve a ver com o isolamento acustico, visto que estou a tocar dentro de casa, de forma a que se consiga estar cá dentro, quando estamos a tocar. De preferencia que se consiga dormir com o som a bombar lá em baixo.

O material usado foi, de um lado, a parede da casa, do outro pladur normal, depois uma camade de cortiça de 5 cm de espeçura, uma camada de lã de rocha e para finalizar, uma placa de pladur que tem uma camada de cortiça também de 5cm de espessura incorporada. Essa parte está pronta, e falta neste momento a parte eletrica, tomadas, candeeiros, etc...

Para já, não vou pintar, para decidir depois de testar, se é necessári mais alguma camada de material isolante, só depois vou pintar. Em baixo estão fotos de tudo, inclusive do material isolante, e do material para tratamento acustico, que irá ser colocado no final.

Neste momento estou com algumas dúvidas na cabeça, uma delas, prende-se com o facto de aquilo ser tipo um bunquer, e não ter qualquer saida para o exterior, logo, sem respiração. Agora, se abrir uns buracos para fora, lá se vai o isolamento, e o som sai todo por aí, não sei se existem algum tipo especial de respiradores para este efeito, se alguem conhecer, ou tiver outra solução, diga.

Outra questão, tem a ver com a forma de colocar os instrumentos e mobilias dentro do estudio, o que vou colocar lá dentro, vai ser, 3 amps de guitarra, 1 de baixo, 1 orgão, uma bateria, duas colunas e uma mesa para o portatil, mesa de mistura e um projetor pequeno ligado ao portatil, para projetar na parede o que for necessário, pautas, letras, etc... para além disso, uma ou outra cadeira, os suportes de baixo e guitarras, e os microfones. Aceitam~se sugestões.

Para já, é tudo, ficam as fotos, e aguardo os vossos comentários.

 

IMG_1445.jpg

IMG_1446.jpg

IMG_1447.jpg

IMG_1448.jpg

IMG_1459.jpg

IMG_1466.jpg

IMG_1471.jpg

IMG_1474.jpg

IMG_1475.jpg

IMG_1476.jpg

IMG_1477.jpg

IMG_1478.jpg

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

na minha visão de leigo, a ventilação e/ou climatização talvez só a consigas com ar condicionado.

Muito bom aspecto. Bom trabalho.

As soluções para o isolamento, fizeste alguns cálculos (ou pediste para tos fazer) ou foi a sentimento?

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Excelente! O que eu não dava para poder ter aqui uma coisa assim!

Quanto ao isolamento acústico, um pouco de "senso comum" e pensar sobre o que é o som ajuda. O som propaga-se através da vibração das partículas dos materiais. Quanto maior for a absorção dos materiais, pior transmitem o som. O ideal nestas situações é usar o conceito de "room in room", no qual crias uma espécie de quarto dentro do quarto, separados por uma camada de material absorvente.

Em termos de materiais absorventes:

Material Sound Absorption
Coefficient 
- α -
Acoustic belt, 12 mm 0.5
Acoustic tiles 0.4 - 0.8
Asbestos, sprayed 25 mm 0.6 - 0.7
Brickwork, painted 0.01 - 0.02
Brickwork, unpainted 0.02 - 0.05
Cork sheet, 6 mm 0.1 - 0.2
Fiberboard on battens, 12 mm 0.3 - 0.4
Hardwood 0.3
Mineral wool, 100 mm 0.65
Persons, each 2.0 - 5.0
Plaster walls 0.01 - 0.03
Plywood panel, 3 mm 0.01 - 0.02
Polystyrene, expanded on 50mm battens 0.35
Polystyrene, expanded rigid backing 0.15
Polyurethane foam, flexible 0.95
Rubber sheet, 6 mm porous 0.1 - 0.2
Slag wool or glass silk, 50 mm 0.8 - 0.9
Snow 0.75
Wood wool cement on battens, 25 mm 0.6 - 0.07

 

Quanto maior for o coeficiente, melhor. E há que ter em atenção que a absorção varia com a frequência do som. 

Por exemplo, da tabela vem que a espuma de poliuretano (que me parece que puseste) é um excelente material e absorção. No entanto, o problema está nos pontos em que a espuma de poliuretano é atravessada por parafusos ou estruturas, esses sim de metal, e que são pouco absorventes. No caso onde tens parafusos, devias ter especial atenção em reforçar o seu isolamento em volta. 

Para as baixas frequências devias usar um material diferente, tipo este: http://www.acousticalsurfaces.com/echo_eliminator/bassbust.htm

bapbasschart.gif

Lembra-te que as baixas frequências são as que conseguem atingir maiores distâncias. Ou seja, é mais provável o pessoal ouvir o "rumble" do baixo de fora da sala do que uma cena aguda, logo deve haver uma especial atenção quanto à atenuação da propagação dos graves.

No que toca a ventilação, não tenho soluções... ar é ar, transmite som. Num espaço pequeno com 5 pessoas lá dentro, se não houver ventilação o pessoal começa logo a sentir o ar "pesado". O ideal seria ter um tubo isolado à volta que desse para o exterior, num sítio onde não houvesse problema com o som, de preferência com uma ventoinhazinha para fazer circular o ar para dentro do espaço.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

A questão da ventilação não é facil, seja para que lado abrir um buraco, vai sempre chatear alguem, se for para a rua, os vizinhos, se for para dentro da garagem, ouve-se mais cá em casa... enfim.

Para já, a minha ideia é nao colocar respirador, e como o frigorifico das cervejas está do lado de fora do estudio, vamos constantemente estar a abrir a porta. Acho que é capaz de chegar.

Senão, já tenho um orçamento para colocar um ar condicionado, mas exige sempre algum trabalho extra de bricolage, porque o aparelho do ar condicionado não pode ser só preso numa parede de pladur, segundo o técnico, logo, tinha de arranjar um suporte extra. Também já pensei num portatil, mas nao dá, porque precisa de uma saida ainda grandita para escoar os gases e humidades, que teria de ser para a garagem, o que me vai ali criar humidades indesejaveis.

Quanto ao isolamento, dos materiais que andei a averiguar, pareceu me o mais acertado, havia outras soluções, mas iam para preços proibitivos, já assim, vai ter um custo final assustador...

O material usado para "vedar" é a espuma de polierutano sim.

IMG_1481.JPG.431542830861278a73a8b074404

Õs instrumentos que mais me preocupam sao precisamente o baixo, e a bateria, tenho estas duas peças ( 8 das mais pequenas e 3 das maiores ), penso que sirvam precisamente para absorver o som, isto foi tirado de uma sala de cinema, não sei exatamente que especificações tecnicas tem, mas penso que poderá ajudar na questão dos graves, a peça quadrada mais pequena, por dentro do tecido tem qualquer coisa mole, tipo outro tecido ou esponja, a peça maior, é parecida, mas tem uma estrutura rigida no interior. Alguem sabe o que é isto? Na sala onde estava aplicada, tratava de evitar o eco, assim que retiramos as peças, começou a ouvir-se eco por todo o lado, que era inexistente antes da remoção. Alguem tem uma ideia mais concreta do que serão exatamente essas peças?

A porta do estudio, também foi retirada desse cinema, era da sala de projeção, e também está isolada.

Tenho cá na familia um medidor de som, assim que estiver concluido o estudio, vou ver se consigo perceber as maiores fugas, para tentar remediar.

Já agora, alguem sabe se existe alguma tinta  mais especifica para este fim?

Obrigado

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

No meu entender a solução para a questão da ventilação/climatização está mais do que à vista. Claro que abrir qualquer tipo de respirador ou ventilador está a ir contra todo o trabalho de isolamento acústico e por isso recomendo que faças o seguinte: compras um aparelho de Ar Condicionado portátil e utilizas esse ralo que está no centro do chão para ligares o tubo de descarga de calor. Suponho que tencionas instalar algum tipo de chão ou soalho portanto se quiseres podes até abrir um roço para passar o mesmo até uma das paredes onde depois fica o aparelho. ;)

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

@xtech, essa tabela que colocaste serve principalmente para a determinação dos valores de tempo de reverberação de uma sala, e não em termos de isolamento acústico entre dois espaços adjacentes.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Eu sou a favor de um ac no estúdio. Já foi referido que ter 5 pessoas satura o ar num espaço reduzido, agravando isso com o facto de estarem a exercer uma actividade física (especialmente o batera), e para se ser produtivo e criativo, o conforto naturalmente ajuda.

nao sou especialista em instalações de ac, mas há formas de minimizar o barulho que é transportado pelos sua tubagem. Com a ajuda da seguinte imagem vou tentar transmitir as noções que tenho sobre o assunto.

Aircon%201.gif

Os pontos críticos são, a tubagem em si mesma, que deverá ser de boa qualidade e com material também ele absorvente a vibrações, tipo isto.

air-conditioner-tube-18025831.jpg

Instalada de forma a não ser rectilínea, mas fazendo alguns "s" com os tubos ao longo do seu caminho, acaba por resultarem também eles em uma perda de condução de vibrações sonoras, mas infelizmente também em eficácia de condução do ar, o que implica ter um aparelho de ac potente para compensar essa perda.

depois como ilustrado na primeira imagem, o ac não deverá ter fixação directa a uma parede ou ao chão, porque a ele chegará ainda uma boa quantidade de vibrações, para que elas não sejam transferidas para além do aparelho, ele deverá ser pousado sobre material absorvente, logo unidades de fixação em parede ficam praticamente postas de parte.

naturalmente, que isto também significa que o custo é mais elevado do que uma instalação tradicional, e foge de técnicos, que por muito que percebam de ar condicionado, não têm noção rigorosamente nenhuma de como se trata um estúdio, porque isso é caminho mais que andado para gastares dinheiro e não teres os resultados que desejas.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
há 5 horas, jorgeteix disse:

@xtech, essa tabela que colocaste serve principalmente para a determinação dos valores de tempo de reverberação de uma sala, e não em termos de isolamento acústico entre dois espaços adjacentes.

Certo, mas a absorção pressupõe também uma diminuição da transferência de som, à semelhança do que acontece, por exemplo, num sismo.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

@xtech, quando penso em materiais para isolar um espaço de outro, a sons aéreos e de percussão, penso em materiais com alta densidade.

Para melhorar o conforto acústico dentro de um espaço, aí já são importantes os materiais absorventes que referiste, mas normalmente com valores de absorção (alfa) baixos.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!


Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!


Entrar agora