sergio.cunha

Restauro de Guitarra

25 posts neste tópico

Man, parabéns! Para mim, fazer um refret é algo que já vai muito para além do que eu conseguiria fazer. 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos. Tenho estado a seguir este tópico sobre restauros. É giro. E saltou-me os dedos para o teclado para vos dizer o seguinte.

Há uns tempos atrás alguém me deu uma caixa de guitarra portuguesa, onde alguém que não tinha gostado do braço, o serrou.

Fiquei com a ideia de que um dia conseguiria fazer um braço para a guitarra portuguesa. Eis quando um dia destes um amigo me mostrou

uma daquelas violitas da criançada (para eles brincarem) mas a que lhe foi feita uma substituição do braço. E depois foi vendido numa dessas

feiras de rua. Qual não foi o meu espanto ao verificar que o braço que lá lhe instalaram era duma guitarra portuguesa. Claro que tive de ficar

com aquilo. E agora é só arranjar maneira de instalar na caixa e fico com uma guitarra portuguesa. Desculpem o mail mas achei piada com os

restauros. De vez em quando vou fazendo uma coisas dessas. Abraço

Partilhar este post

Link para o post

Boa sorte com isso @pinovai, abre um tópico desse trabalho e vai mostrando a evolução. Éra sem duvida interessante seguir isso.

Partilhar este post

Link para o post
há 13 horas, pinovai disse:

Boa tarde a todos. Tenho estado a seguir este tópico sobre restauros. É giro. E saltou-me os dedos para o teclado para vos dizer o seguinte.

Há uns tempos atrás alguém me deu uma caixa de guitarra portuguesa, onde alguém que não tinha gostado do braço, o serrou.

Fiquei com a ideia de que um dia conseguiria fazer um braço para a guitarra portuguesa. Eis quando um dia destes um amigo me mostrou

uma daquelas violitas da criançada (para eles brincarem) mas a que lhe foi feita uma substituição do braço. E depois foi vendido numa dessas

feiras de rua. Qual não foi o meu espanto ao verificar que o braço que lá lhe instalaram era duma guitarra portuguesa. Claro que tive de ficar

com aquilo. E agora é só arranjar maneira de instalar na caixa e fico com uma guitarra portuguesa. Desculpem o mail mas achei piada com os

restauros. De vez em quando vou fazendo uma coisas dessas. Abraço

Eu ando a adiar a colagem do braço pois tem de ser feito com muita atenção senão dá asneira. O alinhamento tem de ser perfeito, quer no plano horizontal quer na vertical, ainda mais sendo uma guitarra archtop. O facto de não ter uma junta "dovetail" (encaixe de malhete) também complica a situação, talvez tenha mesmo de aparafusar o braço.

No teu caso também tens de ter atenção a isso. Ver se quem serrou o braço deixou lá a parte do encaixe ou não. Mas faz como o @pgranadas disse, abre um tópico para seguirmos esses trabalhos e se precisares dar-mos uma ajuda.

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado a vocês. Mas como disse @pgranadas abrirei um novo tópico do restauro da guitarra portuguesa. Desculpem-me às vezes isto não sair bem mas sou um novato nestas coisas (mas não de idade !!!!). Não vou ter muito tempo para esta tarefa, pois estou um bocado ocupado. Sou ptof. numa Universidade Sénior

onde tenho cerca de 50 alunos em cavaquinho. Além do mais neste momento (16:00) já estou atrasado para um ensaio de cerca de 20 companheiros/as pois temos uma apresentação na Marinha Grande no domingo. Mas estejam descansados que assim que começar o restauro vou-vos dando notícias e mostrar-vos as fotos do mesmo. Até breve.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora