JJ

HUMANART (Blackmetal) - est.1998

3 posts neste tópico

hum 2.jpg

 

BIOGRAFIA:

A banda de Black metal HUMANART foi fundada em Setembro de 1998 em Santo Tirso por JJ e mais 3 elementos, sendo o primeiro o único já com alguma experiência musical.

Após um ano de ensaios e composição (em Outubro de 1999) os HUMANART deslocam-se ao estúdio Rec N' Roll para gravar a maqueta de estreia intitulada "Fossil" e produzida por Luís Barros. Este registo em formato MCD foi editado a 18 de Fevereiro de 2000.

Em Setembro de 2004, e após um longo período de ensaios, concertos, e mudanças de formação, a banda lança o segundo trabalho "Hymn Obscura", registado e produzido no GraveStudio, em Braga, por Pedro Alves e Humanart.

Em Agosto de 2005 que a banda passou a ser constituída apenas por JJ (guitarrista e um dos fundadores de Humanart) que foi compondo novo material até que no início de 2007 tomou a decisão de iniciar as audições para constituir uma nova formação, intenção essa que se concretizou durante esse mesmo ano.

O ano de 2008 começou com uma série de actuações pelos vários palcos do país com a formação renovada e muita vontade para prosseguir com o trabalho à uma década iniciado. Em 2008 como celebração do décimo aniversário da banda foi lançada a edição especial em Tape (pela Praise Unholy Records) intitulada “X Years of Black Crusade” com  dois temas originais e uma cover (Carpathian Forest) gravados em ensaio de estúdio (Pitbull Studio).

No final de 2013 começaram as gravações do novo álbum “Lightbringer” (misturado e produzido por André Rodrigues – Full Power Studio) com edição e apresentação oficial em Abril 2014 em 3 datas (Porto, Lisboa, Vigo).

Em Março de 2016 a banda edita o seu primeiro Videoclip oficial para a música “The Darkest Light”.

 

(Videoclip: https://www.youtube.com/watch?v=5QmE05rBwtU)

 

ARTIGOS:

“Há um par de anos este grupo surgiu repentinamente no movimento underground nacional, surpreendendo todos os que o ouviram. …Tal como em «Fóssil», os Humanart conseguem na sua maqueta um grau de qualidade  acima da média…o som cola-se rapidamente a Dimmu Borgir ou até Dark Funeral, mas no final o que fica é um conjunto de grandes temas, com um bom som para maqueta e muitos furos acima de muito material produzido por algumas editoras lá fora ou mais interessante do que alguma produção nacional. Relativamente a «Fóssil» o colectivo revela referências mais alargadas que o habitual terreno  black metal, podendo em «The Great Journey» encontrar-se referências a algum material produzido pela editora Napalm, o que só acresce interesse ao valor do colectivo. (8/10)

Loud! #47, Dezembro 2004

 

Founded in September 1998 and always characteristic for an iron will, despite winds and storms (especially as regards the frequent line-up changes), HUMANART have always stood their ground and proceeded independently.

The first demo (already under the CD format) came out in late 1999. Fossil was recorded in a professional studio (Rec’n’Roll) and got very positive reviews. Five years later, a renewed line-up brings forth Hymn Obscura, recorded at the Grave Studios and produced by Pedro Alves. Hymn Obscura is also the band’s best offering so far. A proof that time is decisive for the maturing of certain aspects and development of certain ideas. (…)

The studio work, on the other hand, reveals a tight band with good ideas and a way above he average production work. A Latin title denotes already a slight preoccupation with a change of direction, with different moods and passages. And in fact, after a delicious 2-minute long intro, HUMANART reveal the splendour of their present sound, a blend of atmospheric Black Metal (also influenced by DIMMU BORGIR and DARK FUNERAL) and some touches of Gothic influences, but still healthy. A platform for the so desired (and I daresay deserved) record deal. (…)   (8/10)

Back to the Grave Web zine (www.grave.kom.pt)

 

Humanart – “Lightbringer” – 2014 – Independente (Importado)

Os mais conservadores do estilo torcem o nariz e os que não gostam continuam a criticar, mas quem gosta realmente de boa música sempre aprecia essa evolução latente, praticamente uma mutação que o Black Metal sofreu nos últimos anos. Talvez tenha se tornado o estilo que mais evoluiu e também o mais versátil.“Lightbringer”, primeiro trabalho completo da banda portuguesa Humanart, é mais um retrato disso e possui um diferencial: o som é mais direto e não segue o lado progressivo e Occult Metal que a maioria das bandas atuais adotaram. Muito menos há elementos sinfônicos aqui.O primeiro quesito é a boa produção sonora, com instrumentos bem timbrados e uma estrutura musical bem definida. O segundo quesito é a impressionante habilidade que a banda possui em manter seu som atual mesmo demonstrando claramente as influências enraizadas do estilo.O Humanart faz um interessantíssimo Black Metal, variado e que consegue nos remeter a ícones tanto da Escandinávia como nomes como Hellhammer/Celtic Frost (no instrumental) e continuar soando característico. A alternância de ritmos é mais um ponto forte que tira qualquer chance de cansar o ouvinte.Destaque para faixas como Embracing Fire, Seeds of Destruction e 1143 pelo fato de serem mais versáteis. Destacaria também a belíssima arte gráfica, a cargo de André Macedo. Se procuras por um disco realmente de Black Metal que possua um bom diferencial, eis “Lightbringer”.

8,5 Vitor Franceschini (Arte Extrema – Brasil) Julho2014

 

MEDIA:

https://www.facebook.com/humanart

http://www.youtube.com/HumanartBand

http://www.myspace.com/humanart
https://humanart.bandcamp.com/
http://www.reverbnation.com/humanart
http://www.palcoprincipal.com/humanart

 

DISCOGRAFIA:

- MCD  “Fossil” (2000)

- MCD  “Hymn Obscura” (2004)                        

  TAPE  “X Years of Black Crusade” (2008)                                

  ALBUM “Lightbringer” (2014)    

                                                                                                                                                                                                                                      

LINE-UP:

SATHRONUS - Voz 

JJ – Guitarra  solo

Membro de sessão – Baixo

RAFHELL   - Bateria

FAREAL - Guitarra ritmo 

 

CONTACTO:

Tel.:-------------------+351 93 422 83 85

E-mail:-----------------humanartband@gmail.com


Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

ESTE SÁBADO!!!

23º MANGUALDE HMF RUNNIG ORDER:
15H15- DERRAME
16H05- ESTADO DE SÍTIO
16H55- MACHINERGY
17H45- DESTROYERS OF ALL
18H35- HUMANART
19H25- BLOODHUNTER
20H15- THERIOMORPHIC
21h10- CONVULSE
22H15- - TYGERS OF PANTANG
23H35 - HOLY MOSES
00H50- ANCIENT RITES
02H05- SHORYUKEN
02H55- OLD SKULL DJ SET
04H00- END

Mangualde%20Fest%20logos_zpsxbix9npt.jpg

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!


Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!


Entrar agora