M

Escolha de Fender Stratocaster

48 posts neste tópico

há 1 hora, Nónio disse:

Porque é que tendemos a fazer isto ? Somos donos da 6ª língua mais falada no mundo e temos nomes e substantivos para quase tudo mas somos doidinhos por usar inglesismos e francesismos como se houvesse a menor necessidade de recorrer a eles. Pessoal, Lusitanizem-se e falem a língua de VIriato e Certório sem apêndices. :agree:

Tens razão, devíamos ser mais portugueses a começar por estas coisas.  Agora admito: se me falarem em Amieiro não associo a nada, se me falarem em "alder" já sei do que falam. 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

E porque é que as guitarras só têm bridge e não ponte, nut e não pestana, saddles e não selas, pickups e não captadores, frets e não trastos, tuners e não afinadores ? :estupefacto:

De vez em quanto são mudadas as strings ou as cordas ? E os amps que só têm speakers e nunca altifalantes, boards e nunca placas de circuito impressas e estão sempre dentro de um cabinet e nunca de um caixote. Admira-me como são mudadas as válvulas e não as vacuum tubes. :P

Partilhar este post

Link para o post

Tens também a Deluxe Strat HSS, com um humbucker na bridge. Eu próprio andei de olho nela, o humbucker dá uma certa versatilidade, não desfazendo o som da Strat que procuras. 888€ na Thomann. Mas eu experimentava uma primeiro

Partilhar este post

Link para o post
On 04/01/2017 at 11:35, mendes178 disse:

Pois, o meu problema está em decidir se vale a pena investir mais umas centenas de euros ou se fico bem servido na mesma com uma strat mais barata.

EU, enquanto "não-músico", costumo orientar-me pelo princípio de que quanto mais uma guitarra me "chama" para lhe pegar, melhor ela é. Dito isto, o "ficar bem servido" é uma coisa muito relativa. Se quando comprei a strat eu ficava "bem servido" se tivesse comprado uma squier? opa, do ponto de vista da qualidade do som que sai da guitarra, muito provavelmente sim! Mas não tenho dúvidas de que ia passar muito mais tempo encostada no stand do que a que comprei!

Partilhar este post

Link para o post
há 8 horas, Nónio disse:

E porque é que as guitarras só têm bridge e não ponte, nut e não pestana, saddles e não selas, pickups e não captadores, frets e não trastos, tuners e não afinadores ? :estupefacto:

De vez em quanto são mudadas as strings ou as cordas ? E os amps que só têm speakers e nunca altifalantes, boards e nunca placas de circuito impressas e estão sempre dentro de um cabinet e nunca de um caixote. Admira-me como são mudadas as válvulas e não as vacuum tubes. :P

É porque quase toda a literatura guitarrística que lemos está em Inglês. A maior parte do pessoal que foi minimamente autodidata não sabe sequer como as coisas se chamam em português. Só quem teve contacto com luthiers e pessoas da área mais velhas que trabalham com guitarras é que está dentro da gíria. O outro dia precisei de mudar a nut (lá está) da minha guitarra, e fui aí a uma velhote que faz setups de guitarras aos amigos. Perguntei-lhe pela nut e ele ficou a olhar para mim com cara de quem não faz a mínima ideia do que estamos a falar. Só depois de lhe explicar é que disse "Ahhh a pestana". Eu também não fazia ideia de que se chamava assim. :D Acho que é uma coisa de gíria geracional.

EDIT: Em relação ao tópico... Não compres pelo que supostamente é melhor. Quando comprei a minha strat toquei numa que custava o dobro e, mesmo que não tivesse budget apertado, escolhia a que acabei por escolher. Às vezes o que faz sentido no papel não faz sentido nas mãos. ;)

Partilhar este post

Link para o post

Precisamente. :nojento:

Nem sequer emprego o termo luthier para me referir a um reparador. Coisa que aprendi com o nosso Zé Gaiteiro : Guitarreiro. :D

Partilhar este post

Link para o post

Faz sentido!

Quem trabalha com o ferro? > Ferreiro

Quem trabalha com guitarras > Guitarreiro

Partilhar este post

Link para o post

Peixeiro, Sapateiro, Azeiteiro,  etc etc ...

Partilhar este post

Link para o post
On 05/01/2017 at 09:47, Saint Peterson disse:

Tens também a Deluxe Strat HSS, com um humbucker na bridge. Eu próprio andei de olho nela, o humbucker dá uma certa versatilidade, não desfazendo o som da Strat que procuras. 888€ na Thomann. Mas eu experimentava uma primeiro

11253270_800.jpg

Por acaso também andei de olho nesta Deluxe cada vez que passava pelo site da Thomann e é uma das minhas opções se comprar uma guitarra nova. Já vi alguns anúncios de strats em 2ª mão e existem alguns que vendem guitarras fender stratocaster americana que me deixa em dúvida se se trata da "American Standard". Há alguns traços que indiquem que se trata de uma "American Standard Stratocaster"?

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora