phillipric

Método de Ensino para Piano

3 posts neste tópico

Cumprimentos.

Alguém me pode aconselhar, passar por mail, ou indicar algum método de ensino para piano? No caso, estou a dar aulas, vou alternando com a utilização dos livros do Cebolo (que, sendo bons numa fase inicial, considero um pouco redutores, pois além de utilizarem leitura somente na clave de Sol, atiram a forma de tocar para uma oitava a cima, além de utilizar movimentos muito repetitivos em todos os temas, isto, no livro 1, não conheço os seguintes). Tenho um outro método inglês que acho mais interessante, que vou alternando e que já utiliza ambas as claves e é muito mais "expressivo" com indicações de dinâmicas, exercícios adequados, etc.). Gostaria, no entanto, de encontrar algum outro método, até de passagem para um nível superior, pois desses métodos só tenho de 1º grau e depois quase só tenho partituras soltas, que nem sempre são fáceis de trabalhar de forma gradual. Tenho alguns alunos que estiveram comigo 1 ano, estão agora no segundo e gostaria de desenvolver o trabalho pois estão a conseguir resultados muito positivos. Além disso, também seria para me salvaguardar de estar sempre a ensinar os mesmos temas e os mesmos exercícios, pois depois de vários anos a ensinar vários alunos o mesmo método, acaba por ser saturante estar sempre a ouvir o mesmo. Por outro lado, nas audições da escola, os professores existentes acabam por escolher sempre os mesmos temas, tornando as audições repetitivas e aborrecidas. E já fui tentando dar uma mudança nessa postura, mesmo com os meus alunos, acabo por alternar alguns temas para órgão, para se sentirem à vontade também na execução de acordes e perceberem o conceito. 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os PDFs de um dos livros do Czerny e do Hanon. O Czerny, neste caso, é um livro progressivo, que começa com coisas muito simples, tudo na clave de sol, e vai progredindo para coisas mais complicadas. O Hanon são exercício técnicos, daqueles chatos que ninguém gosta de fazer, mas que fazem falta.

O Czerny tem uma colecção de alguns 20 livros. Podes ver aqui.

Partilhar este post

Link para o post

O Hanon eu tenho. Muito útil para reforço de destreza e velocidade em ambas as mãos. Do Czerny tenho um, mas como eu fiz um estudo a saltar muitas etapas de uma vez queria conhecer a progressão dos estudos. Obrigado. Vou dar uma vista de olhos.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora