DEz

Dividir sinal do micro em dois

11 posts neste tópico

Boas malta!

Queria pedir a ajuda dos mais experientes neste campo.

A minha ideia é dividir o sinal que sai do microfone em dois, em que o 1º sairia para a mesa directamente e o 2º passava por um ou dois pedais de efeitos e seguia também para a mesa. À partida parece ser algo simples de fazer, mas não sei se pode acarretar algum problema de ruído por exemplo.   

Para este efeito já vi que existem cabos em "Y" que poderiam servir, um pedal tipo ABY, ou um signal splitter que me parece mais fiável; deixo a imagem do Millenium SP31 que parece ser à partida uma solução bastante económica .   

Agradeço os vossos bitaites! 

Cumprimentos

xlr Y.jpg

millenium sp31.JPG

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Isto é uma questão complicada. Se tiveres uma mesa "boa" consegues fazer esses routings sem o splitter. Mandas o sinal para a mesa, e depois configuras os efeitos do canal para o sinal passar por lá.

Esse splitter de baixo é passivo, ou seja basicamente divide-te o sinal em dois. Com isto vais perder potência do sinal em cada lado. Pode ser suficiente ou não, vai-te deteriorar a relação sinal/ruído, no melhor dos casos. Quanto ao splitter de cima, deve ser a mesma coisa, penso eu?

Partilhar este post

Link para o post

Esse é o tipo de configuração que nunca me passaria pela cabeça.

como diz o @xtech, o usual/ideal, é fazer passar o micro pela mesa, e usar um dos auxiliares para misturar efeitos.

Presumo que a ideia seja o vocalista activar os efeitos quando quer, para isso há pedais dedicados à voz, que permite configurar o efeito, e a quantidade requerida.

Que pedais ou efeitos estavas a pensar usar?

Partilhar este post

Link para o post

A minha ideia é fazer passar o sinal por um pedal de guitarra (para já o Line6 DL4) que possa ser "manuseado" em palco.  E como o sinal vai sofrer com certeza alguma degradação, com ou sem os efeitos ligados, achei que fazia sentido ter outro sinal ligado directamente. No fim de contas era fazer chegar à mesa um sinal "dry" e "wet" que possa ser depois misturado.

Partilhar este post

Link para o post

A degradação do sinal é igual, senão até maior, uma vez que essas boxes são passivas (não regeneram o sinal). Sempre podes fazer o seguinte:

Microfone->Mesa->DL4->Mesa

Pões o canal da mesa onde ligas o mic a enviar para o loop de efeitos da mesa, e podes continuar a usá-la em palco, isto se a distância não for muito grande à mesa.

O DL4 não é adequado para vocals (não tem entrada XLR) nem para grandes distâncias (não tem in/outs balanceados). Um sinal balanceado é muito mais resistente ao ruído, e portanto, pode percorrer maior distância.

Partilhar este post

Link para o post

Há no mercado pedais dedicados para a voz, que fazem muito mais que delay, e possivelmente custam tanto ou mesmo menos que o DL4, além que, como o @xtechjá referiu, têem entradas e saídas xlr. Outra vantagem é que permitem também utilizar outros efeitos, muito importantes na voz, como compressor e reverb.

Partilhar este post

Link para o post
há 5 horas, DEz disse:

A minha ideia é fazer passar o sinal por um pedal de guitarra (para já o Line6 DL4) que possa ser "manuseado" em palco.  E como o sinal vai sofrer com certeza alguma degradação, com ou sem os efeitos ligados, achei que fazia sentido ter outro sinal ligado directamente. No fim de contas era fazer chegar à mesa um sinal "dry" e "wet" que possa ser depois misturado.

faz muito sentido , no caso do vocalista abusar no efeito ou surgir ao problema com o pedal , o técnico controla e salva a situação.

já vi isso a acontecer ao vivo e não é bonito :P

esse cabo splitter não sei se resolve , mas também podias experimentar com  um pré baratucho tipo :

http://artproaudio.com/isolators/product/splitcompro/

Partilhar este post

Link para o post

Sim, sei que existem pedais dedicados à voz que são os indicados para esta situação e se calhar mais tarde vou acabar por investir nesse campo, mas neste momento tenho um DL-4 e queria usar-lo. 1º porque já o tenho e não tinha que gastar mais dinheiro.  2º gosto do modo como funciona, ao contrário dos pedais de delay/reverb dedicados à voz que encontrei até agora, que me parecem ter pouca usabilidade ao vivo. O DL-4 tem 3 presets programáveis e um Tap Tempo de que não prescindo. 

Quanto ao splitter, referi àquele da millennium mais como um exemplo e porque foi um barato que vi na thomann, não teria que ser aquele. Aliás o da Art Pro Audio que o stratocosta referiu acima, aparece logo a seguir na lista dos mais baratos, penso que é apenas mais 10€. Confesso que até pensei era bom que o facto do Millenium SP31 ser passivo porque achei que assim não iria colorir sinal, e por ter uma saída "Thru" ao lado do Input...  

Partilhar este post

Link para o post
há 11 horas, DEz disse:

O DL-4 tem 3 presets programáveis e um Tap Tempo de que não prescindo. 

O tap é praticamente standart hoje em dia. Sinceramente, entre gastar 50€ num pré, ou 100€ num pedal dedicado....cada um sabe de si.

Partilhar este post

Link para o post
há 9 horas, pgranadas disse:

O tap é praticamente standart hoje em dia. Sinceramente, entre gastar 50€ num pré, ou 100€ num pedal dedicado....cada um sabe de si.

Mas olha que eu não encontro nada do género a 100€, acho que nem a 200€...

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora