Forumúsica: Progressoes De Acordes - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Progressoes De Acordes Progressoes de acordes Rate Topic: -----

#1 User is offline   João Cardoso 

• 180 bpm
  • PipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 22 June 2003 - 23:56

Tenho umas duvidas acerca de como fazer as progressoes de acordes, toco rock, portanto a mais utilizada é 1-4-5 que trata-se de acordes maiores. Estou no tom de DO, é um exemplo , o 1-4-5 é DO-FA-SOL , tenho estes acordes mas não vou tocar uma musica inteira isto, que outro tipo de progressoes posso fazer? dentro da mesma musica?
E quanto ás escalas quais são as escalas que posso utilizar? para armonizar com estes acordes ,posso usar só DO jonico ? ou tambem FA lidio e SOL mixolidio? e quanto ás escalas menores não se podem utilizar? a Dorica,Frigia, aeolica e Locria ?, dentro do mesmo tom que é o DOe com estes mesmos acordes.

#2 User is offline   Garkie 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 23 June 2003 - 01:10

Kuanto á primeira pregunta não te sei ajudar, mas kuanto á segunda aki vai:

posso usar só DO jonico?

"Sempre"* que estas num primeiro grau maior, o modo a utilizar será o modo Jonico, que é o mesmo que a escala maior.

ou tambem FA lidio e SOL mixolidio?

kuando estiveres no akorde de Fá, podes usar o Fá lidio, pois é o 4º grau da escala maior em Dó...isto é, é a escala maior a começar no 4º grau. Kuanto ao Sol mixolidio é a mesma coisa, Sol é o 5º grau na escala maior, por isso é o modo mixolidio em Sol que "deves"* utilizar kuando estiveres no akorde de Sol.

e quanto ás escalas menores não se podem utilizar? a Dorica,Frigia, aeolica e Locria ?, dentro do mesmo tom que é o DOe com estes mesmos acordes.

Se utilizares a progressão 1-4-5 maior, não vais utilizar escalas menores, podes é utilizar os modos antes referidos nas diferentes formas podendo dar assim uns ares de menor. Por exemplo: Se tocares o modo Jonico na forma G, vais estar a tocar o modo dórico (modo menor) mas a começar no seu 7º grau.

Já agora, não leves a mal a pregunta, mas essa malha que estas a fazer é numa tonalidade maior ou menor? pois se é menor isto ja muda um bocado...

*o sempre e deves não significa que isto seja tipo lego, em que só podes pôr determinadas pessas em tal sitio, mas se assim o fizeres estara certo e darás corpo ao fraseado e som geral, mas tudo depende do que keres dizer/ouvir/tocar

(desculpa se algo não se entende bem, mas sou meio trapalhão a explicar estas cenas...tou a tentar melhorar isso...)

This post has been edited by Garkie: 23 June 2003 - 01:12

marcomoreiraenlaguitarra.wordpress.com

#3 User is offline   Garkie 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 23 June 2003 - 01:29

Se ha alguma coisa que se te esta a escapar a nivel de teoria, podes peskisar por este site, ou neste Topico aki do fórum com algumas boas dicas la pelo meio.
marcomoreiraenlaguitarra.wordpress.com

#4 User is offline   V8 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Admin

Posted 23 June 2003 - 01:46

Só para ajudar à confusão...

Acho que para saber a escala de um acorde é importante sabermos em que grau é que ele se encontra na progressão.

Ou seja, o acorde F7 na tonalidade Bb maior será o V7 e a sua escala será, portanto, do modo mixolídio. Se o F7 estivesse na tonalidade de C maior seria o IV7 e aí usamos o modo lídio com a sétima maior.
Afinas ou não afinas?
Reparação, construção, manutenção e restauro de intrumentos musicais. Ufa.

#5 User is offline   Luis Moreno 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 23 June 2003 - 06:08

Outros acordes que podes utilizar :

I ) Jónio (1 2 3 4 5 6 7)
C,CMaj7,C5,C6,Cadd9,CMaj9,CMaj11,CMaj13,C6/9,Csus2,Csus4,Cadd4

II ) Dório (1 2 b3 4 5 6 b7)
Dm,Dm7,D5,Dm6,Dm(9),Dm9,Dm11,Dm13,Dsus2,Dsus4,Dsus7,Dm6/9

III ) Frígio (1 b2 b3 4 5 6 b7)
Em,Em7,E5,Emb6, Em7#5,Emb9,Em11,Em7b13,Esus7,E5(b9/11),Esus4

IV ) Lídio ( 1 2 3 #4 5 6 7 )
F,FMaj7,F5,F6,Fadd9,FMaj9,FMaj#11,FMaj(13),F6/9,Fsus2,Fsus#4,Fadd#4

V) Mixolídio (1 2 3 4 5 6 b7)
G,G7,G5,G6,Gadd9,G6/9,G9,G11,F/G,G13,Gsus2,Gsus4,G7sus4,G9sus4

VI ) Eólio (1 2 b3 4 5 b6 b7)
Am,Am7,A5,Am(9),Am7#5,Am9,Am11,Am7b13,Am7#5,Am(4),Asus2,Asus

VII ) Lócrio (1 b2 b3 4 b5 b6 b7)
Bº,Bm7b5,Bb5,B#5,Bm7#5,Bm7b5b9,Bº(4),Bmb5(b9),B7#5sus4

Que tal uma(s) Pentatónicas ?

Podes utilizar o Pattern Menor em 4 sítios: II III VI e no I (sim no I) eu utilizaria no VI grau e no I são os mais "musicais"

Mais uma dica, que tal pedir "emprestado" o V grau a outras escalas como a Harmónica menor ou a Melódica menor ou mesmo à Diminuta.... bem isso fica para a próxima !!!

LM
Aulas Particulares” contacto: luismoreno@netcabo.pt
www.luismoreno.com

#6 User is offline   João Cardoso 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 23 June 2003 - 19:04

Bem , desde já, Obrigadão pela vossas resposta, já me ajudaram qualquer coisinha. E quanto á Progressão dos acordes que tipo de progressão posso usar? Na tonalidade de DO maior , ja utilizei esta 1-4-5, que é a que quase toda a gente utiliza, quantas mais posso utilizar ? não vou compor uma musica só com esta progressao, acho que cansava os ouvidos a qualquer um! : ) Vou meter ainda mais confusão...Um exemplo: to a tocar DO-FA-SOL, to a tocar o acorde de Do, e escala que lhe pertence Do Jonico, se eu quizer estar muito tempo a tocar esta escala, vou ter de tar sempre a tocar o mesmo acorde? acho que torna-se cansativo.
Desculpem la se estou a complicar : )

Xau

#7 User is offline   bergonzzi 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 23 June 2003 - 22:05

Bem, vou aproveitar pra me confundir então mais um pouco...
Acho que eu é que ainda não consigo bem identificar o "gosto" especial de cada modo da escala maior... mas, seja como for, a minha questão é:

Numa progressão como a que o joãocardoso disse que está a fazer I-IV-V, é assim tão importante ou diferente tocar o modo mixolídio em cima do 5º grau da progressão (sendo que esse é o 5º grau da escala maior) ou tocar por exemplo o lídio? Eu sei, desde que soe bem, etc. Mas se formos by the book é isso que "se deve" fazer, a correspondência do grau da escala que estamos a usar com o grau em que estamos da progressão? É que às tantas no meio disto tudo começo a sentir que estou a impor demasiadas regras à minha maneira de tocar.
www.thesmokers.org
---
Gear: Ibanez Artist 300 BS / Ibanez EDR 470EX, Line6 Flextone III, Behringer FCB 1010, Boss GT-3

#8 User is offline   V8 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Admin

Posted 23 June 2003 - 22:25

Sinceramente acho que tem muita piada saber isso tudo e depois fazer exactamente o contrário :unsure:
Afinas ou não afinas?
Reparação, construção, manutenção e restauro de intrumentos musicais. Ufa.

#9 User is offline   bergonzzi 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 23 June 2003 - 22:28

Nem mais, por isso é que eu quero saber isso tudo também para depois fazer ao contrário B)
www.thesmokers.org
---
Gear: Ibanez Artist 300 BS / Ibanez EDR 470EX, Line6 Flextone III, Behringer FCB 1010, Boss GT-3

#10 User is offline   João Cardoso 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 23 June 2003 - 22:30

E afinal , quanto á minha duvida, quantas mais progressoes de acordes alem do 1-4-5 se pode fazer numa musica ?

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users