conheci-os ha 4/5 anos, no festival de jazz de Loulé. na altura pouco ligava a jazz, mas ja nutria especial carinho pelo contrabaixo, e a bateria do jim black atraiu-me - nunca tinha visto um baterista da escola do free tocar ao vivo, e foi simplesmente estonteante - aliás, não sabia como era possível tirar sons como aqueles da bateria - tocando nas ferragens, madeiras, perpendicularmente aos pratos, roçando a baqueta no prato para produzir um som extremamente agudo, exercendo pressão sobre os tímbalos para modificar a afinação, etc.
estavam na altura a apresentar o disco Azul, disco esse que contava com a participação de Maria Joao, em A tragédia de um homem condenado a ser poeta. mais tarde vim a saber que Carlos Bica havia anteriormente tocado no trio dela.
surpreenderam-me as composições intrinsecamente melódicas - e fáceis, muitas vezes a roçar o rock.
e, anos depois, reencontrei-me com eles. revisitaram este album que conheço de trás para a frente, e deram-nos um cheiro de What have you done to my song?, o ultimo trabalho do trio. o tema que dá o titulo ao álbum é da autoria de Melanie, e é puro rock - aliás, este "ar de rock" pautou todo o concerto, o contrabaixo com riffs simples e acessíveis, a guitarra limpa (e simplesmente magnífica), a bateria a explorar também os ritmos do rock. quanto aos solos, foram estonteantes - Jim Black brindou-nos com excelentes momentos de puro free - e puro rock (!), Mobus, no seu estilo, explorou texturas sobretudo melancólicas, sempre fazendo algumas incursões pela distorçao, experimentação com ruídos/overdub/delay.
Carlos Bica brindou-nos com um solo introdutório, onde, munido do arco, à bela maneira da escola free (o jazz, sim, é livre, mas só permitiu arcos no contrabaixo quando se "inventou" o Free Jazz
houve direito a encore, e pelo que me disseram, para o ano há vontade de voltar - tanto da parte deles, como da camara....

Help

MultiQuote