
Embora não seja grande fan de comprar DVDs às cegas, decidi dar uma chance a este DVD, por duas razões:
- Sou fan do Gonçalo Pereira, que para mim, é o melhor guitarrista do mundo, quissá de Portugal.
- Foi-me ofertado umas férias numa qualquer trafaria em Kabul (Mas atenção, não é numa trafaria qualquer! Pois eu não aceito estadias em que
não haja casas de banho revestidas a ouro e alpendres em cristal)
Premissa
Dirigi-me a uma qualquer Valentim de Carvalho no Vasco da Gama (passo à publicidade) e perguntei se possuíam o DVD do Gato Fedorento, ao que o vendedor me diz "Não, mas temos aqui este DVD do Gonçalo Pereira", e eu "Mas eu queria mesmo era o DVD do Gato Fedorento... O Gonçalo é engraçado, diz umas piadas e tal, mas o Ricardo Araujo Pereira também toca flauta de bisel e isso a mim não me diz nada". O Vendedor diz "Não, mas olhe, temos aqui este DVD do Gonçalo Pereira, até tem um celofano à volta, tem cores, muitas mesmo, e o menu é muito giro". Ao que eu Respondo, "Mas eu queria mesmo era o DVD do Gato Fedorento" e o Vendedor "Ah, esse não temos, está esgotado, vendemos o último há 4 meses atrás, mas olhe, temos aqui este DVD do Gonçalo Pereira, que também é um pouco fedorento, especialmente depois de fazer a limpeza urbana à noite, e isso é giro, não achas?" e eu farto de o ouvir respondo "Pronto, eu levo-lhe o DVD do Gonçalo Pereira, mas fique ciente, se eu não achar graça às piadas dele, se ele não partir nenhuma corda, se não houver pregos, se ele falar na PRS de 6 cordas dele, eu voltarei para devolve-lo" e assim permaneceu o DVD em minha casa, mas ainda assim, o que eu queria mesmo era o DVD do Gato Fedorento.
Introdução
Não me é comum comprar DVDs às cegas devido a certos e determinados DVDs que achei um desperdício, nomeadamente o DVD do Cabaret da Coxa (passo à publicidade) que não vale nem um DVD regravável, embora tenha gaijas bem boas e roliças, não me satisfez a algália. Porém, uma das razões que me levou a comprar este DVD foi o facto de respeitar o Gonçalo pelo belíssimo nome que tem e pelo excelente guitarrista/compositor que é. Foi para mim uma surpresa très formidable quando cheguei a casa e reparei que tinha comprado a versão especial, que incluía o meu álbum favorito do Gonçalo, "Gonçalo Pereira @ Gspot", pude d’então apagar os mp3s, que me ocupavam espaço há já algum tempo (mais precisamente desde que o álbum saiu e alguém o ripou e colocou na Internet). É também pela razão de querer dar apoio ao Gonçalo, para que continue a exercer a sua carreira como músico. Eu sei que isto soa contra-senso com o que mencionei em relação aos mp3s, mas era o único álbum que me faltava e também o único que só não tinha comprado porque os planetas não alinharam num qualquer dia de lua cheia.
Misantropismos à parte, devo dizer que assim que vi aquele menu e introdução, já valeu pelo dinheiro que dei pelo DVD. Perdi logo a vontade de ver o DVD, fiquei ali minutos, horas... e o raio do comando do DVD que não aparecia... é que já chateava ouvir aquelas 2-3 músicas do Gonçalo a repetirem ad-infinitum. O menu inicial do DVD é composto pelos seguintes "capítulos": "A Banda", "O Estúdio", "Ao Vivo", "O Disco", "Truques e Dicas", "Curiosidades", "Títulos Disponíveis", "Créditos".
Capítulo "A Banda"
---------------------------
Neste capítulo encontram-se os sub-capítulos de introdução/entrevista aos indivíduos que acompanham o Gonçalo. O Gonçalo introduz 2 das suas guitarras (e a PRS, pah?! vá, por esta passa...), o seu belo amplificador Mesa Boogie Dual "Rectum Frier" e a coluna 4x12 da "Framu", seguindo-se a apresentação da sua Pedalboard e TC Electronic G Major e finalmente a introdução à sua guitarra de 11 cordas PRS (e a de 6?!), que por acaso acho curioso como é que ele consegue subir a escala com tanta facilidade e de forma tão limpa, devido ao tamanho do braço, mas daí que reparo que ele está vestido com o tal fato azul. Feita a introdução ao Material, segue-se os perfis de Dikk (baixista), Mauro Ramos (Baterista) e Nelson Canoa (Teclista), todos músicos de grande calibre. Para complementar este capítulo, existem 2 Jams em take-directo lá no estúdio de nome "Mija na Cama" e "Dirty Suits".
Capítulo "O Estúdio"
---------------------------
Este é um dos capítulos do qual eu tinha grande curiosidade, devido à minha ambição em vir a ser produtor. Mais uma vez, a qualidade multimédia a enriquecer e exceder o valor do DVD. Neste sub-capítulo é-nos permitido uma visita, a partir de uma planta tridimensional do estúdio que por cada porta (sub-capítulo), é nos dado acesso a um vídeo comentado pelo Gonçalo sobre o propósito de cada sala e algumas curiosidades da mesma. Confesso que esperava mais algum detalhe, mas ainda assim valeu a pena só pelo menu multimédia.
Capítulo "Ao Vivo"
---------------------------
É algumas (segundo dizem pessoas que assistiram ao concerto e aquelas que não assistiram mas que ainda assim crêem que sim) músicas tocadas e gravadas no Hard Club. Os sub-capítulos são: Uma intro a esta secção do DVD, com filmagens da cidade do Porto, seguindo-se das músicas: Tazond, Retrosaria Tricot, Cuca no Café, Sessão Geleia, Pita Shoarma, Pastel de Nata, Tarutiri, Pinball Action.
Capítulo "O Disco"
---------------------------
Neste capítulo o Gonçalo Pereira dá uma breve explicação do nome e letra (quando aplicável) de cada tema do álbum @Gspot.
Capítulo "Truques e Dicas"
---------------------------
É composto por 11 secções, uma delas a introdução, em que o Gonçalo dá umas dicas e tal sobre as músicas de um tal "de Pereira", mas não creio que seja algo empírico.
Capítulo "Curiosidades"
---------------------------
Contém os sub-capítulos "Projecto Gonçalo Pereira", onde ele fala um pouco da sua carreira e do seu projecto a solo. "Entrevista a Gonçalo Pereira", em que contem algumas perguntas e respostas interessantes. "Marcha Turca", é a execução do tema Marcha Turca (que não faço ideia de quem é a autoria) ao vivo com a colaboração do Dikk (Baixista do Gonçalo). "O que é o alter-ego", Talvez o sub-capítulo mais interessante do DVD inteiro e também o mais surreal! Terminando com "A Fusa", que é uma fusa em madeira com 3 cordas (salvo erro?) e que, segundo o Gonçalo Pereira, lhe foi ofertada (presumo eu) pelo nosso JCM.
Capítulo "Títulos Disponíveis"
---------------------------
Discografia do Projecto Gonçalo Pereira e Blister.
Capítulo "Créditos"
---------------------------
O Gonçalo termina o DVD a dar umas palavras finais e a executar a música "Cappuccino"
Informação adicional
---------------------------
Legendas: Inglês.
Duração (Aprox.): 162minutos.
Crítica:
---------------------------
No geral, estou extremamente satisfeito com o DVD, não há nada que me tenha desapontado muito, mas houve realmente alguns pormenores que vou comentar que, como é óbvio, são única e exclusivamente opiniões pessoais, pelo que se me quiserem ofertar um enxerto de porrada, mandem PM a pedir a morada e a indicar a hora e o local que vos dá mais jeito.
Começando pelo ponto mais polémico desta crítica (Acho eu). Existem alguns errositos, "glitches", na execução de algumas malhas no DVD. Há quem seja da opinião que, na categoria em que o Gonçalo Pereira se encontra, este tipo de problemas é inadmissível e que deveria ter sido
reproduzido até estar error-free. Eu embora concorde, de certo modo, acho que não há nada melhor que algo natural e espontâneo e por essa razão devo dizer que as poucas notas ao lado do Gonçalo, não distraiem nem destroem a qualidade do artista. Herrare Umanum Est!
Eu estou consciente que não sei tocar guitarra, mas aqueles truques e dicas, fazem-me lembrar um certo "Hot Licks", em que não há espaço para digerir as notas que estão a ser executadas em grande parte dos temas falados nesta secção. Penso que deveria ter havido um momento slow motion nestas secções.
O Inglês das legendas é um tanto a aportuguesado...then again, já li piores! :-)
Fiquei espantado pela positiva com a capacidade musical do gang que segue o Gonçalo, em particular com o Mauro, que eu já tanto ouvia falar através do Espinha, com quem ele também trabalha numa base de "session drummer", e que é sem duvida um baterista de grande talento. Não obstante, tanto o Dikk como o Mauro e o Nelson são os 3 excelentes músicos.
A qualidade das secções multimédia do DVD é de grande qualidade, certamente a melhor secção multimédia que já vi dos cerca de 10 DVDs que possuo.
O nível humorístico é as parvoíces típicas do Gonçalo Pereira, quem já o conhece de Gigs e Workshops, já sabe do que se trata. Devo dizer que o sketch do "Alter-Ego" é muito bem conseguido.
No capítulo do estúdio, esperava mais carne. Desde equipamento a clips de vídeo gravados durante a gravação do álbum, que presumo terem sido gravados para a posterioridade.
O facto de o tema "Trip to Kabul" não ser executado ao vivo e nem ter sido falado nos truques e dicas, deixa-me profundamente deprimido.
Enfim, o que se pode concluir? Não sei, mas também gostaria de samber. A um nível pessoal, concluo que é por guitarristas/compositores como o Gonçalo Pereira e José Carlos Matos que me sinto bastante orgulhoso em ser português!
Parabéns Gonçalo, espero que saia um próximo DVD, desta vez instrucional que não foque apenas os teus temas e que sejam em slow motion.
Pontuação: 90/100
Yggdrasil
This post has been edited by yggdrasil: 08 February 2006 - 13:03

Help



MultiQuote



















