Forumúsica: Como Fazer Um Setup á Guitarra ? - Forumúsica

Jump to content

• (57 Pages)
  • +
  • « First
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Como Fazer Um Setup á Guitarra ?

#41 User is offline   zero 

• 180 bpm
  • PipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 26 April 2004 - 17:30

tmo, conheces algum método para eu poder ver se os trastes precisam de alinhamento? è qu isto a olho não vai lá...

#42 User is offline   tmö 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 April 2004 - 20:06

zero, on Apr 26 2004, 04:33 PM, said:

Podes encontrar algumas coisas sobre Buzz-Feiten em http://www.washburn..../buzz/index.htm. Este sistema vem com todas as Washburn americanas e dá uma 'intonação' perfeita em qualquer local do braço.

Consegues arranjar-me imagens disto? É que o texto do link não diz nada de especial... :rolleyes:

#43 User is offline   telegod 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 April 2004 - 20:21

http://www.buzzfeiten.com/

#44 User is offline   Indio 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 April 2004 - 20:44

Se houvesse alguém em Portugal que me metesse o Buzz Feiten Tuning System nas minhas guitarras, nem pensava duas vezes. Mas agora mandá-las para a Alemanha ou para a Bélgica... Tá bem tá...

Zero que tal se porta isso?
End discrimination. Hate everybody.

#45 User is offline   ZéGaiteiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 27 April 2004 - 00:52

tmo, a 6a corda da minha guitarra (afinada em Mi) trasteja no 2º,3º, 4º e 5º trastes. Quando troquei as cordas fiz-lhe um setup e mesmo assim não consegui parar com o ruído (mesmo deixando o braço um pouco côncavo). Olhando da ponte para a pestana o braço está direito por isso em princípio está eliminada a hipotese de estar empenado. Já me lembrei que podem ser os trastes que pelo uso podem precisar de ser limados nesses sítios. O que achas?

Fim de Quote!

Observar este troço de texto...
(mesmo deixando o braço um pouco côncavo). Olhando da ponte para a pestana o braço está direito por isso em princípio está eliminada a hipotese de estar empenado.

Não é paradoxal?

Concavo mas direito!

Foi por comentários deste tipo que são muito frequentes, que escolhi o meu avatar...
Não mata, mas moi. :)

hehehehe

Deixando o sarcasmo merecido, lamento, parece que isso é:

Falta de curva no braço (tipico o arrastar das 1ªas posições), associado a um cavalete demasiado baixo do lado dessa corda MI (pois se só essa arrasta...) Sem excluir claro o desgaste de trastes. Tudo junto revela um "setup" desiquilibrado.
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Cit: Albert Einstein.

#46 User is offline   tmö 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 27 April 2004 - 02:26

ZéGaiteiro, on Apr 27 2004, 12:52 AM, said:

(...)
Foi por comentários deste tipo que são muito frequentes, que escolhi o meu avatar...
Não mata, mas moi. ;)

hehehehe

Deixando o sarcasmo merecido, lamento, parece que isso é:

Falta de curva no braço (tipico o arrastar das 1ªas posições), associado a um cavalete demasiado baixo do lado dessa corda MI (pois se só essa arrasta...) Sem excluir claro o desgaste de trastes. Tudo junto revela um "setup" desiquilibrado.

(...)

... E deixando os comentários desnecessários de lado (que não te ficam nada bem), não queres ajudar a resolver o problema do rapaz, sugerindo, por exemplo, aquilo que ele deverá corrigir ou refazer?

Partindo da tua última afirmação, parece-me que o zero deverá aliviar a tensão do braço desapertando o parafuso - Truss Rod - e eventualmente levantar ligeiramente as cordas, no cavalete. Podes corrigir se faz favor Zé?

(off topic mode on)

ZéGaiteiro:

Eu sugiro que procurasses ajudar as pessoas em 1º lugar, em vez de fazeres comentários depreciativos ao trabalho do pessoal com base nas eventuais dificuldades de expressão que possam ter.

Repara, que não é nada fácil descrever o estado do braço de uma guitarra de forma inequívoca e clara.
Diz-se que o braço está côncavo, para que lado? qual lado? direito é?
Faz sentido? Se sim, eh pá óptimo, tens uma excelente capacidade de descodificar o pessoal.

(off topic mode off)

This post has been edited by tmo: 27 April 2004 - 21:19

#47 User is offline   ZéGaiteiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 27 April 2004 - 03:50

Ai! ;)

Parece-me que dei as sugestões implicitas.
O zero soube explicar bem a sua "queixa" e demonstra conhecimentos acerca da "acção" de um braço e parece apto a resolver alguns dos seus problemas. E mais à frente refere que o "direito" é figurativo.
Aventei um diagnóstico vago (pois conforme o Tmo disse (por outras palavras), é díficil avaliar sem ver) mas deixei lá tudo dito. Observar, pensar e ir por tentativa e erro. E já agora, com calma e paciência;)

A questão do meu comentário tem a ver apenas com aquela questão do braço concavo ou direito (em termos de ideal) e em como se revela que o olho pode ser matreiro.
Pois desenvolveu-se ao longo de décadas o mito do braço "direito", quando na realidade isso nem é desejável. Aliás são raros os cordofones que tem braços realmente BONS e que ainda por cima se mantém estáveis pela vida fora.
Para se mensurar devidamente a "curva" de qualquer braço é só pisar no 1º e ultimo traste numa corda das extremidades (os Mis) e medir. Pois a corda esticada, funciona como uma régua. Seja visualmente (calo de olho) ou por meio de medidores calibrados tipo paquimetro e conforme as queixas da "gaita", se dá ou tira curva. Não esquecer que a gravidade é importante no ajuste da curva de um braço. A viola deitada e afinada desse modo não é dá a afinação de uso real. Ela é usada num angulo de 90 graus em relação ao que acontece se estiver deitada na bancada. Numa guitarra de braço bastante fléxivel este tipo de cuidado é vital. A diferença é notória. Claro que uma boa forma visual de observar o estado de empeno geral de uma escala é dar-lhe uma mirada razante ao longo da escala, como se a guitarra (se for o caso) fosse uma espingarda. Olhando para a escala, tendo o corpo e escala razante à vista e o braço apontado para a frente, em direcção a uma boa fonte luminosa e jogando com os reflexos, mirando pelos lados e pela curva dos trastes, é possível detectar os empenos tipo hélice (o zero pode ter este tipo de problema (acontece), não é de descartar a hipótese), o traste que está levantado... os altos e baixos da escala e claro a dita "curva"/convecção do braço. Acontece que este tipo de observação requer treino visual e que embora seja fácil, a maioria das pessoas tem dificuldades em observar da forma certa. Carradas de empenos que existem em inumeras violas e o dono do instrumento a achar muito convencido, que o seu lindo e querido braço está "direito" e sem curva.

E claro, o que o tmo disse acerca do problema, parece-me acertado e similar ao que eu disse.

""Falta de curva no braço (tipico o arrastar das 1ªas posições), associado a um cavalete demasiado baixo do lado dessa corda MI (pois se só essa arrasta...) Sem excluir claro o desgaste de trastes. Tudo junto revela um "setup" desiquilibrado.""

Né? :)

Off topic mas auto justificado pelo direito de resposta, "sendo este espaço da inteira responsabilidade do interveniente".

No entanto... Tmo... denoto algum tom incomodado no teu comentário? Até parece que te estava a atacar... Paranoia não obrigado. Todos juntos a aprender, a ajudar, a usufruir, sem pessoalizar apesar de alguns pontos de vista, divergentes. Usufruir das liberdades que Abril nos deu e melhorar, sempre. O quê não interessa. Para a frente é o caminho. E este forum peca por vezes com as tradicionais discordiazinhas de chacha, não estou nessa. E se o meu modo de escrever é "arrevezado", lamento. Mas não morde. :)

Tens a meu ver uma presença bastante positiva aqui no forum. Ainda bem que existes. E lá por eu ser da "concorrencia", caga nisso.. ;) E assim como dou as minhas dicas, cá à minha maneira, tu dás as tuas. Aprende-se sempre algo.

Se acaso ofendi, as minhas desculpas, (sei lá de quê), mas não era essa a intenção. :P

Continuemos. :)

Xiii... esta dissertação deve tar...

This post has been edited by ZéGaiteiro: 27 April 2004 - 03:55

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Cit: Albert Einstein.

#48 User is offline   zero 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 27 April 2004 - 16:37

Obrigado pelas contribuições mas parece-me que já resolvi o problema. Comprei cordas novas e fiz um setup (que me demorou 5 horas) mas pôs td a funcionar.

Quando disse que estava curvo mas direito acho que não disse nada de errado uma vez que ele inha igual curvatura visto dos dois lados, logo, direito. Para estar empenado teria uma curvatura mais acentuada de um dos lados por exemplo (digo eu)

Para responder ao Indio, o Buzz-Feiten na minha guitarra porta-se as mil maravilhas e poupa-me muito tempo quando é preciso regular o braço porqueas oitavas ficam logo no sítio. Este já vinha instalado de fábrica, veio dos EUA. Não sabia que era tão complicado instalar um...

#49 User is offline   tmö 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 27 April 2004 - 21:27

Zé Gaiteiro, aqui ninguém está ofendido com o que quer que seja, simplesmente fiz aquele reparo para que não sejas mal interpretado, coisa que é muito comum neste espaço.

Obrigado pela contribuição.

#50 User is offline   ZéGaiteiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 28 April 2004 - 00:32

hehehe.

Share this topic:

• (57 Pages)
  • +
  • « First
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic