Forumúsica: Sentimento Vs. Técnica - Forumúsica

Jump to content

• (4 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Sentimento Vs. Técnica Problema ou uma dádiva? Rate Topic: -----

#1 User is offline   Metamorphosys 

• 80 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 18 November 2003 - 11:31

Todos nós encaramos no nosso dia a dia problemas técnicos quando tentamos fazer "algo mais" com a nossa voz, no entanto, a meu ver, existe um outro factor muito importante, e que, penso, é merecedor de aqui ser discutido.

Por vezes, dou comigo a tentar interpretar algo, e, se essa música me toca de forma especial, ou me faz lembrar de algo que me marcou, torna-se difícil conciliar sentimento com técnica. Estou tão "inebriado" pela capacidade que o tema tem de me emocionar, que praticamente me esqueço que estou a cantar... Isso pode ser bom ou mau, certo?

Temos nós, cantores(ou aspirantes a...) de ser fingidores, ou um pouco actores, no que refere a simular emoções, ou podemos dar-nos ao luxo de, em raros momentos de uma ligação que, por falta de outra palavra, a caracterizaria como transcendente, mostrar o nosso ser, como se abrissemos os braços e quem nos está a ver/ouvir, percebesse que algo especial está a acontecer. Independentemente do que cada um estiver a sentir, proporcionar, sei lá... uma viagem...
Punished for his written thoughts,
Starving for his fame,
Working blindly, building blocks,
Number for a name, his blood flows frozen to the snow...

Metamorphosys@postmaster.co.uk

#2 User is offline   *trinity* 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 November 2003 - 11:46

Metamorphosis, eu sei exactamente o que tu queres dizer... há temas que a mim me saem não da garganta, mas cá do fundinho da minha alma.

Se calhar sim, nós vocalistas temos que ser um bocadinho como o poeta: fingidores... Ou isso, ou crias subterfúgios, sensações semelhantes ás que a música quer transmitir... seja amor, ódio, amizade, tristeza, solidão, acho que todos nós já passámos por esses sentimentos todos em qualquer altura da nossa vida. É só ir ao "bauzinho" de recorações que fica sempre no nosso coração, e repescar esses sentimentos.
Pelo menos é assim que eu faço, e até agora tem resultado para - quando canto - eu não parecer um autómato a cantar.

:)
"Redacção: eu quando tiver um mano, vou-lhe chamar Herrare.
Porque Herrare é o mano."
Provérbio Infantil

"Deus escreve ao endireita por entrelinhas mortas." in Filme da Treta

RockShe Music

#3 User is offline   viuvens 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 November 2003 - 12:09

cantar sem sentimento acaba por se tornar fútil...a técnica deve existir para cantarmos bem e cada vez melhor...

#4 User is offline   *trinity* 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 November 2003 - 12:21

viuvens, on Nov 18 2003, 11:09 AM, said:

cantar sem sentimento acaba por se tornar fútil...a técnica deve existir para cantarmos bem e cada vez melhor...

:(

Desculpa viuvens, mas não poderia ter uma opinião tão oposta á tua...
A meu ver a técnica ajuda sem dúvida, mas definitivamente a técnica sem um qualquer tipo de sentimento, é o mesmo que um Lexus sem gasolina... é muito bonito, mas não faz nada... Posso dar-te "n" exemplos de cantores que primam pela técnica, mas que não me dizem absolutamente nada a cantar, porque se limitam a mostrar os graves e os agudos que dão, e os cromatismos e mil e uma acrobacias com as cordaas vocais. Ok, eu ´gostava muito de ter um terço da técnica que eles têm... mas... e o resto??
É o mesmo que teres um baterista a tocar a 1500 rpm, a fazer o pino e a fumar um cigarro, só para o show off. Ou um guitarrista a debitar notas horas a fio, que eu não me impressiono nem um bocadinho.
Um vocalista, um guitarrista, um baixista, UMA BANDA tem de ter o mínimo de emoção a tocar, a mostrar um trabalho, porque senão, e na minha opinião mais vale ficarem em casa, a continuar a ver se conseguem atingir mais agudos / fazer mais breaks a 3500 HM/h, ou a dedilhar incessantemente as cordas da guitarra até os dedos deitarem fumo.

:)
Provérbio Infantil

RockShe Music

#5 User is offline   viuvens 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 November 2003 - 12:29

disseste exactamente o mesmo que eu...como os outros cantam pouco me interessa, eu considero que o ideal seja uma mistura de sentimento e técnica (e foi que quis dizer...) como noutros instrumentos...guitarra, piano, etc...

This post has been edited by viuvens: 18 November 2003 - 12:31

#6 User is offline   drifter 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 November 2003 - 13:23

Sentimento > tecnica ............. na minha opinião......
Muitas vezes a tecnica pode n estar tão apurada mas se houver sentimento..... isso é tudo!

Tenho um amigo que é/foi produtor de alguns nomes de referência no panorama musical portugues e no outro dia disse-me que tinha uma cantora a interpretar uma musica muito triste.... com uma tecnica brutal mas com alguma falta de sentimento......
pouco tempo depois ele começou a enerva-la porque n cantava com sentimento...... a cantora foi-se isolar uns minutos e voltou totalmente diferente.....
Ás tantas estava ela a CHORAR a cantar, a sentir realmente a musica e a letra e o produtor para o tecnico: "DIZ-ME QUE ESTAS A GRAVAR!!!!!" :( lololol

Conclusão: A tecnica foi afectada devido ao choro por causa da respiração e a voz ficou um pouquinho mais fanhosa por causa da ranhoca......... mas aquele sentimento valeu por TUDO O RESTO!!!

ISTO É VÁLIDO PARA TODOS OS INSTRUMENTOS!!!!! SOU GUITARRISTA E É A mesmo COISA!!!!
drifter webpage
drifter FORUM - novidades sempre actualizadas -

Brevemente disponivel para download... Single "The Restless" . drifter

#7 User is offline   *trinity* 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 November 2003 - 13:26

Bolas Drifter... ainda és pior que eu quando tentas chamar a atenção para o que queres dizer!!! NÃO É PRECISO GRITARRR!!! :) ;)
Provérbio Infantil

RockShe Music

#8 User is offline   drifter 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 November 2003 - 13:27

OOooopsss...... :(

Sorry! :)
drifter webpage
drifter FORUM - novidades sempre actualizadas -

Brevemente disponivel para download... Single "The Restless" . drifter

#9 User is offline   *trinity* 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 November 2003 - 14:31

Viva os vocalistas e guitarristas em fúria!!!

MMMUUUUUUUAHAHAHHAAHAH!!!!

Provérbio Infantil

RockShe Music

#10 User is offline   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 November 2003 - 15:14

Já agora, se me permitem, falo da parte de Bateria e Percussões.
É importante possuir técnica, pois quanto mais coisas conseguirmos fazer, melhor podemos expressar os nossos sentimentos. Um pouco como o nosso vocabulário: quanto mais palavras conhecermos, mais recursos teremos para verbalizar o que pretendemos.
Mas técnica e sentimento não são substituíveis entre si!!! O sentimento é essencial, e nos instrumentos de percussão isso faz especial sentido: como sabem, o ouvido (e a mente) humana consegue mais facilmente associar-se a um ritmo do que a uma melodia - daí ser a forma musical mais primitiva.
Depois, há alguns exemplos interessantes de bateristas em extremos:
- Dave Weckl na altura da Chick Corea Elektric Band. Vi-o ao vivo no Coliseu de Lisboa, fiquei estonteado com a técnica dele, mas... parecia o Chuck Norris, só tinha uma expressão no rosto do princípio ao fim do espectáculo.
- Phil Rudd, dos AC/DC. Tecnicamente, não é nada de fabuloso, mas ninguém consegue fazer soar aquele tum-ta-tum-ta como ele.

Share this topic:

• (4 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users