Forumúsica: Psicadélicos - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Psicadélicos ou incompreendidos... Rate Topic: -----

#1 User is offline   Minizephyr 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 24 November 2003 - 15:43

Votado pela Rolling Stone como o melhor albúm de todos os tempos, apresento-vos “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”.
Porquê, perguntam alguns de vocês?
Como marco inicial, este trabalho marca o rompimento e mudança de som dos seus criadores, “The Beatles”, que abandonam a fase do rock “bem comportado”, e partem para a pura criação livre de sonoridades que até então não existiam - o mercado do pop-rock era regido à base dos singles editados pelos vários músicos ou bandas, e as tabelas de vendas, marketing e emissão nas rádios eram direccionados para esses singles.
Então comecemos nomeando as inovações, que Sgt. Peppers nos trouxe, que hoje em dia até nos podem fazer rir, mas lembrem-se que até então não se fazia nada assim:

Posted Image

·Foi o primeiro albúm a ter letras impressas na capa.
·Foi o primeiro albúm a ter uma música de dois segundos, gravada em alta frequência, que só os cães podem ouvir (: )) e com alguma conversa pelo meio.
·Foi o primeiro albúm com críticas sociais e referências directas a drogas – algumas faixas foram banidas da rádio (Lucy in the sky with Diamonds foi uma delas).
·Foi um dos primeiros trabalhos a juntar orquestras a um trabalho rock.
·Foi o primeiro albúm com referências à suposta morte de Paul (pode-se ouvir falas como “I’ve buried Paul”, entre outras... brrrr...)
·Foi o primeiro albúm em que as faixas não estavam separadas (até então a edição dos trabalhos dividia as músicas em faixas individuais). As faixas de SGt. Peppers estão interligadas por sons, conversas, músicas soltas, etc. – portanto, inovação a nível de trabalho de sonoplastia (só igualável ao trabalho “Piper at the Gates of Dawn”, dos Pink Floyd, editado no mesmo ano – a diferença é que os Floyd mantêem a sua sonoridade, e os Beatles recriam a sua).

Posted Image
Os "atinadinhos"

Mas melhor do que eu pode explicar o técnico Geoff Emmerick: "The Beatles insisted that everything be different, so everything was either distorted, limited, heavily compressed or treated with excessive equalization." – “Os Beatles insistiram que tudo deveria ser diferente, por isso foi tudo distorcido, limitado, usando pesados compressores ou equalização excessiva”.

Posted Image
Os "novos" Beatles

Para além do concept-albúm, temos a capa do albúm (e para futuros esclarecimentos sobre ela espero ajuda do LuBatera e do JCM), que muitos culpam ser a geradora de tantas vendas deste trabalho – como os Beatles queriam promover o seu novo som, escolheram para a capa personalidades que gostava de ver no seu público – pessoas como Karl Marx, George Bernard Shaw, Alistaire Crowley, e a dupla Laurel e Hardy, entre outros.
Passamos ao alinhamento do àlbum:

1. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band – Abre as hostilidades, atenção ao trabalho vocal de Paul McCartney e orquestrações!!!
2. With a Little Help from My Friends – O baterista sai da sombra e é exímio na interpretação deste tema – nota 10!!
3. Lucy in the Sky With Diamonds – O ponto alto da controvérsia – psicadélico q.b. , escrita numa “viagem” de àcidos de Lennon.
4. Getting Better – Obra de arte de Paul. Curiosamente nunca foi tocada ao vivo pelos Beatles, mas Paul toca-a nos seus concertos a solo.
5. Fixing a Hole – No mínimo, a faixa mais estranha do albúm.
6. She's Leaving Home – O génio McCartney em acção uma vez mais – atenção à orquestração – este tema foi motivo de controvérsia por ser intepretado como “apelo ao aborto”.
7. Being for the Benefit of Mr. Kite – Lennon a dar troco a McCartney... duelo de titãs!!
8. Within You, Without You – George Harrison dá pela primeira vez o cunho oriental aos trabalhos dos Beatles.
9. When I'm Sixty-Four – Experiência de Paul. Muito divertida...
10. Lovely Rita – Paul again... o que há mais para dizer... só me ia repetir!
11. Good Morning, Good Morning – Lennon e o rock!
12. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise) – O primeiro tema repete-se, muda-se o ritmo e a letra. A força manté-se.
13. Day in the Life – Lennon a fechar com chave de ouro. Irrepreensível!

Para uma banda que alcança sucesso estável e arrisca tudo, começando do zero, optando pelo rock adulto, muitas vezes mais pesado (em relação ao que faziam), provando que são excelentes músicos e compositores, compreende-se que este àlbum tenha o sucesso que tem.
Não é fácil... e eles conseguiram!

#2 User is offline   *trinity* 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 24 November 2003 - 16:01

Por alguma razão o meu álbum favorito deles... Eu cresci a ouvir Beatles, e não me arrependo um bocadinho!!!!

Parabéns Sis!!!

:lol:
"Redacção: eu quando tiver um mano, vou-lhe chamar Herrare.
Porque Herrare é o mano."
Provérbio Infantil

"Deus escreve ao endireita por entrelinhas mortas." in Filme da Treta

RockShe Music

#3 User is offline   A Múmia 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 24 November 2003 - 16:16

Minizephyr,

Que review mais bacana e adequada !

Gostei muito, aliás, tenho até que agradecer por ela: muito obrigado.
Se me permite, faço minhas, suas palavras.

abraço,
cc
O Filho de Deus morreu; isto é crível porque é absurdo. E sepultado ressuscitou; isto é certo por ser impossível. - Edgar Allan Poe.

#4 User is offline   Carter 

• *Contribuinte*
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 November 2003 - 02:52

Muito, muito bom review!

Tenho pena de ser um dos poucos "anormais" que nao acho piada aos homens!
Isto sem tirar merito a algumas coisas que eles fizeram.

Carter

#5 User is offline   viuvens 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 November 2003 - 02:59

bela review....muito bem! clap clap

#6 User is offline   A Múmia 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 November 2003 - 15:50

Carter, on Nov 26 2003, 01:52 AM, said:

Muito, muito bom review!

Tenho pena de ser um dos poucos "anormais" que nao acho piada aos homens!
Isto sem tirar merito a algumas coisas que eles fizeram.

Carter

Carter,

Um dia você ainda será abduzido pela música dos Fab4 e sairá cantando pela rua, aos berros, "SHE LOVES YOU YEAH YEAH YEAH". Essa é a minha praga (do bem), que rogo agora a você...

Abraço,
cc :unsure:
O Filho de Deus morreu; isto é crível porque é absurdo. E sepultado ressuscitou; isto é certo por ser impossível. - Edgar Allan Poe.

#7 User is offline   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 02 December 2003 - 14:03

a capa do albúm (e para futuros esclarecimentos sobre ela espero ajuda do LuBatera e do JCM)

:) :P
Acho que não posso ser de grande ajuda, o meu conhecimento sobre os Beatles é para lá de fraquinho.
Posso é referir que o Frank Zappa com os Mothers of Invention lançou um álbum chamado "We're only in it for the money" em que a capa parodiava esta dos Beatles.
As flores eram substituídas por vegetais (alguns a sugerirem formas... bastante reveladoras) e as personagens que rodeavam a banda eram personagens menos "queridos" (incluindo o Adolf Hitler).
Esta capa foi censurada pela editora, à revelia de Frank Zappa.
Esforcei-me, mas não consegui encontrar a imagem original. Actualmente, o álbum está a ser vendido com esta capa:
Posted Image

#8 User is offline   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 02 December 2003 - 18:33

Encontrei esta info sobre a capa:

A CAPA ORIGINAL
A arte para a capa original do disco "Sgt. Pepper's" foi desenhada por Blake, e a foto dos integrantes do grupo, sobre a qual foram feitas as colagens, foi tirada pelo fotógrafo Michael Cooper, em 1967.
O grupo de personagens colados inclui o boxeur Sonny Liston, as actrizes Marilyn Monroe, Marlene Dietrich e Mae West, o poeta Dylan Thomas, o explorador David Livingstone, os actores Tony Curtis e Fred Astaire, o "Tarzan" Johnny Weismuller, o cantor Bob Dylan, o escritor Oscar Wilde e o compositor Karlheinz Stockhausen, entre outros.
A escolha foi feita por indicações dos 4 Beatles e criou vários problemas ao departamento jurídico da editora. Outras lendas percorrem a capa do disco dos Beatles, como mensagens secretas em flores e o anúncio da morte de Paul, no meio das guitarras de flores vermelhas.
Outras figuras históricas deveriam fazer parte da capa original, mas ficaram de fora da versão final, como Elvis Presley, Hitler e Jesus Cristo.
O actor americano Leo Gorcey e o líder indiano Mahatma Gandhi tiveram suas imagens removidas à última hora. O primeiro, por ter querido cobrar uma taxa para aparecer, o segundo, por medo dos executivos da EMI de ofender o público indiano com a sua inclusão.
Vários artistas pop fizeram paródias da célebre capa. A mais conhecida delas é de Frank Zappa, que em 1967 fez uma releitura da colagem no disco "We're Only In it For the Money". Zappa, no entanto, foi processado, e a colagem teve de ser impressa apenas na dobra interna da capa do álbum.

Segundo li, foi basicamente uma embirração de Paul McCartney (que a editora de FZ teve o "cuidado" de contactar antes de lançar o disco), mas que passados três anos o assunto estava debelado e Fz chegou até a partilhar o palco com John Lennon.

Outra curiosidade:
"O disco "We´re only in it for the Money" de Frank Zappa teve a sua capa original censurada a pedidos de Paul McCartney, já que era uma referência crítica à capa do magnífico Sgt. Peppers. Alias, o próprio Paul McCartney confessou ter tido influências do álbum "Freak Out" (66) na montagem de Sgt. Peppers."

#9 User is offline   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 02 December 2003 - 18:50

Posted Image

Apesar da pequena dimensão, espero que sirva.

#10 User is offline   tmö 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 05 December 2003 - 15:40

Ontem, ia eu muito bem na rua quando me deparei com este album num cartaz de rua... olhei melhor e então reparei que não era este album dos Beatles de que se tratava mas antes uma versão da capa a anunciar o CD do Contra Informação... valeu a pena a gargalhada momentânea... tentei pesquisar na net a ver se descobria a capa, mas devo ser um bocado azelha nestas coisas... posso acrescentar que tinha a colecção dos bonecos todos bem dispostos :rolleyes:

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users