André da Telé

Queres Comprar Uma 1ª Guitarra?

600 posts neste tópico

^Tb acho. Já se justificava ter um tópico fixo com este assunto. No entanto será bom rever este assunto daqui a alguns meses pois concerteza nessa altura o mercado irá ter melhores ofertas

Acho que isso podia ser discutido aqui, mas receio a confusão em que isto se pode tornar...

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Este post vem no sentido de ajudar aqueles que, como eu, se sentem indecisos na altura de comprar a primeira guitarra.

As conclusões que vou apresentar resultam do que fui lendo em tópicos do género, pelo que se tiver alguma incorrecção, peço que me corrijam.

Aceita-se como primeiro passo o facto de que não se deve comprar uma guitarra fraca só por comprar. Pode parecer preferível comprar JÁ uma guitarra mais barata. No entanto, passados poucos meses te sentirás que limitado, levando a que tenhas que comprar uma nova. O barato, neste caso, não compensa (a longo prazo).

Embora uma guitarra eléctrica tenha uma mística diferente de uma acústica, as segundas são inegavelmente melhor para quem quer começar, tanto a nível de aprendizagem, como de qualidade a preços mais baixos que as irmãs electrificadas.

Se mesmo assim estiveres decidido a comprar uma guitarra eléctrica, ou se já tiveres passado pelo tirocínio de acústica, o primeiro passo é evitar as marcas mais conhecidas. Marcas como Fender, Jackson ou Marshall são praticamente conhecidas por todos os que têm um mínimo de conhecimento musical.

Contudo as gamas baixas da Marshall, da Squier (gama baixa da Fender), Jackson, Ibanez são verdadeiramente baixas, pelo que devem ser evitadas.

Os packs também são vistos como sendo uma má opção, sendo preferível comprar o material em separado.

As escolhas aconselhadas pelos membros do fórum pairam genericamente assim:

Guitarra:

Yamaha Pacífica 112 (250€)

Cort M200 (218€)

Tokai ALS43 (275€)

Amplificador

Fame T60 (142€)

Roland Cube 15 (92€)

//Nota: aos produtos comprados em lojas estrangeiras é acrescentado, normalmente, 20 € de portes, que já estão incluídos nos preços acima //

Depois entra em conto o gosto pessoal. O design não deve ser considerado o factor primordial na primeira escolha (para isso existem Epiphones Special II e Squier Afinity, com designs de Les Paul e Stratocaster, respectivamente, mas que normalmente são grandes desilusões quanto à qualidade). Importante é que o guitarrista se sinta bem com a guitarra. Afinal vão passar muito tempo a tocar nela.

Existem pessoas que preferem braços mais finos, outros mais grossos, uns guitarras pesadas, outras mais leves... É tudo uma questão de se deslocarem a uma loja e pedirem para experimentar a guitarra em questão, sentirem-na e ver se se sentem confortáveis com ela.

Depois de terem os modelos em mente (não se esqueçam que ainda vão precisar de cabos, correia, saco de transporte e, provavelmente, afinador) não comprem na primeira loja que vos aparecer. Consultem preços, apontem-nos, vão à loja e regateêm com o vendedor. As lojas de música normalmente têm uma política de mark up, o que significa que os preços marcados são superiores aquilo que na realidade esperam cobrar (e assim podem fazer o descontinho e deixar o cliente satisfeito).

http://www.forumusica.com/forum/index.php?showtopic=37339

Partilhar este post

Link para o post

Boas. Estive a dar uma vista de olhos nos tópicos de 1ª guitarra, e não vi um que condizesse comigo. Para não estar a criar um novo tópico, posso fazer aqui a descrição das minhas bandas, orçamento, etc. ?

Partilhar este post

Link para o post

Ora bem, eu gostava de aprender a tocar guitarra electrica, e ja ando com isto na cabeça há uns tempos. Eu gosto de ouvir Red Hot Chili Peppers, Blink 182, Sum 41, Papa Roach, Limp Bizkit, Green Day, Foo Fighters, Nirvana, mas essencialmente Red Hot, Bizkit e Blink. Gosto muito do Rock-Punk, e gostava de começar a aprender, só que não sei que guitarra hei-de comprar. Já estive a dar umas vistas de olhos pelas lojas, e eles não me ajudaram muito : / . Posso gastar entre 300, 350, por aí. Que me aconselham. Tnks xD

Partilhar este post

Link para o post

o mesmo que nos outros links:

yamaha pacifica e o roland cube 30

acaba por ser um amp e uma guitarra bastante versáteis para começares. e são ambos bastante bons tendo em conta o preço!

Partilhar este post

Link para o post

Estive a procurar no Lismusica, e não encontro nada de yamaha pacifica. Podem me dar um link com isso sff. Tnks

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora