Forumúsica: Modos - Forumúsica

Jump to content

• (16 Pages)
  • +
  • « First
  • 14
  • 15
  • 16
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Modos The Ultimate Guide (ou não) Rate Topic: ***** 5 Votes

#151 User is offline   BackInBlack 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 27 December 2011 - 17:24

meu caro, para mim dominantes =/= maiores. mas isso é só a minha maneira de pensar. se na prática se tocam as mesmas notas, é cagativo.

o que tu puseste aí está certo, mas não diz que o mixolidio é um modo maior. por essa lógica eu tb podia dizer que a menor melódica é a escala maior com a terceira descida meio tom.

edit: e já agora, a minha principal razão para defender que dominantes não são maiores, é porque têm um tritono entre a 3º e 7ª do acorde, que provoca uma tensão que não há num acorde maior.

This post has been edited by BackInBlack: 27 December 2011 - 17:27

TODOS OS MEUS POSTS COMEÇAM COM: "A MINHA OPINIÃO É QUE"

#152 User is offline   Rui T 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 27 December 2011 - 19:55

View PostBackInBlack, on 27 December 2011 - 11:01, said:

anyway, acho que é um pouco uma discussão de caca, e que pouco importa. se vocês querem meter tudo no mesmo saco, bom para vocês.

Eu só quero ser esclarecido. Por isso vou procurar em várias fontes.
"A arte é viver da fé
Só não se sabe fé em quê"

#153 User is offline   Rui T 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 27 December 2011 - 20:02

View PostBackInBlack, on 27 December 2011 - 11:01, said:

View PostRui T, on 26 December 2011 - 21:10, said:

"Triads

In music theory, the dominant triad (3-note chord) is a major triad, symbolized by the Roman numeral V, if it is within the major diatonic scale (for example G-B-D in C major). It is, however, a minor triad, denoted v, if it is within the minor diatonic scale (for example G-B♭-D in C minor). In the minor scale, the dominant triad is often substituted with a major triad, by sharpening the second note, which is a minor third from the dominant note, into a major third, since the major third from the dominant is the leading tone for the minor scale. For instance, in G-B♭-D, the B♭ is sharpened to B natural (B♮), since B♮ is the leading tone for the C minor scale."
Fonte

mas não se estavam a falar de tríades, estava-se a falar de modos.

Num link em cima está a dizer que o que define o modo menor é a tríade tónica. O que eu queria saber é se isto também é válido para modos maiores.
"A arte é viver da fé
Só não se sabe fé em quê"

#154 User is offline   BackInBlack 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 28 December 2011 - 10:54

pah, eu acho que essa info da Wiki tá incompleta. não acho que seja válido concluires que um modo seja maior só pela sua triade.

repara na parte em que dizem que o quinto grau da escala menor natural (lá menor, por exemplo), naturalmente, é um modo menor (mi menor, na escala maior relativa é o terceiro grau), está certo.

eles falam em tornar essa tríade maior, para depois haver uma resolução para o primeiro grau menor.

o que acontece? é que com essa alteração ficas com um acorde dominante. sim parte de uma triade maior, mas o que dá a sensação de tensão é o facto de entre a 3ª do acorde, e a sétima haver uma 4ª aumentada de distância. e a sensação de resolução vem daí, de teres um acorde tenso e estável(que não terias se mantivesses um acorde menor), que resolve num acorde estável. eu acho que não podes pôr no mesmo saco maiores e dominantes, visto que uns são acordes estáveis, e outros são instáveis.
TODOS OS MEUS POSTS COMEÇAM COM: "A MINHA OPINIÃO É QUE"

Share this topic:

• (16 Pages)
  • +
  • « First
  • 14
  • 15
  • 16
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users