_tranquilo_, on Oct 26 2008, 19:13, said:
Há uma coisa que ainda não consegui perceber.
Os modos servem para quê? Dão um rumo ao solo? Mais triste, mais alegre? Ou são apenas notas que encaixam bem e que não têm nenhum sentido que embeleze? E porque é que são importantes?
Ass: o noob
sem querer complicar nem ultra-racionalizar a coisa, espero não baralhar ideias mas cá vai:
Tu tens uma progressão, tem uma tonalidade, no entanto os modos dão-te oportunidade de analisar essa progressão de forma modal, ou seja, podes ter um típico Dm7 G7 C7M, na qual utilizarias escala Cmaj...
Mas o Dm7 é 'natural' é apenas tónica 3a 5a e 7a... Cmaj(C ionian) é o mesmo que D dorian: escala menor com 6 natural
Mas agora observa o modo D frigian, tens b2 e a 6 volta a ser b6 como na escala menor normal...
Logo, ao usares o modo D frigian sobre Dm7, tens uma sonoridade completamente diferente... ao usares 2 novas notas
Outro modo que gosto muito é o Lidian, por vezes uso em acordes C7M(9) em que as 9 já de si dão uma sonoridade 'aberta' ao acorde, ao ter um modo com #4 ainda mais isso acontece, engraçado que esta nota faz um intervalo de tritono e deve ser usada cuidadosamente devido à sua tensão...
No G7 usares G mixolidian (G maior com 7menor) seria as mesmas notas que C ionian...
Mas se quiseres dar ao G7 um 'feel' de dominante alterado(b9 b5), usas G locrian, porque é a escala menor com as tensões b9 e b5... agora, usar um modo menor sobre um acorde maior pode parecer estranho, mas para mim a vantagem está na tensão criada, as únicas notas desse modo que coincidem com o acorde são a tónica a 4a e a 7a, e portanto neste contexto, utilizaria o modo como uma escala de passagem, como as diminutas e as de tons inteiros... as de tons inteiros são espectaculares e harmonizadas criam o acorde G7(9 #11)
Isto no fundo é tudo questão de criares contextos e experimentares os modos, ouvi falar uma vez dum DVD de Scott Henderson sobre este assunto dos modos e talvez te dê jeito dar uma olhadela...
Metade do que eu disse aí pode parecer um contra censo para alguns estudiosos ou 'fundamentalistas' xD visto que eu não faço uma abordagem 'ortodoxa' da teoria musical, dado que a maioria do que estudei foi como autodidacta.
This post has been edited by CarlosC: 31 December 2008 - 16:24