Forumúsica: Modos - Forumúsica

Jump to content

• (16 Pages)
  • +
  • « First
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Modos The Ultimate Guide (ou não) Rate Topic: ***** 5 Votes

#101 User is offline   Progressive dreams 

• 160 bpm
  • PipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 17 May 2008 - 13:29

Gil22051987, on Mar 17 2008, 19:44, said:

Boas!
Adquiri a pouco tempo o Guitar Scales Method. Alguem aqui ja tem alguma experiencia com este programa? Conseguem-se obter resultados positivos com o uso deste programa, a nivel de conhecimento de escalas/modos, de capacidade de improvisacao, etc.?

Tambem o tenho, e posso te dizer que é o melhor prog deste genero que ja vi, explica simples e objectivo. Resultados bastante bons sem duvida, agora tudo vai depender do grau de dedicaçao a guitarra

#102 User is offline   rbfigueira 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 18 May 2008 - 12:50

Gil22051987, on Sep 14 2007, 01:22, said:

Bom como eu ando ainda com dificuldades em assimilar isto das escalas e modos resolvi fazer uma coisa que acho que me vai ajudar (se calhar nao, digam me voces os entendidos).

No link abaixo está um esquema feito por mim de todos os modos da escala maior em Sol, mas cada um deles representado no braço todo da guitarra (nao todo, so ate ao 19º trasto).

Isto no fundo nao vem acrescentar nada de novo, mas e outra forma de representacao dos modos que pode ajudar a perceber melhor isto tudo.

O que eu queria saber é o que o pessoal entendido acha disto e ja agora quem der uma olhadela nisto veja se tem erros e que diga sff! (nao convem andar a estudar isto se tiver erros)

Link: http://img505.imageshack.us/my.php?image=e...modosemgpb8.png

Obrigado! ;)

Oi Gil22051987,

Com que programa fizeste essa image ?

#103 User is offline   Gil22051987 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 18 May 2008 - 13:10

rbfigueira, on May 18 2008, 12:50, said:

Gil22051987, on Sep 14 2007, 01:22, said:

Bom como eu ando ainda com dificuldades em assimilar isto das escalas e modos resolvi fazer uma coisa que acho que me vai ajudar (se calhar nao, digam me voces os entendidos).

No link abaixo está um esquema feito por mim de todos os modos da escala maior em Sol, mas cada um deles representado no braço todo da guitarra (nao todo, so ate ao 19º trasto).

Isto no fundo nao vem acrescentar nada de novo, mas e outra forma de representacao dos modos que pode ajudar a perceber melhor isto tudo.

O que eu queria saber é o que o pessoal entendido acha disto e ja agora quem der uma olhadela nisto veja se tem erros e que diga sff! (nao convem andar a estudar isto se tiver erros)

Link: http://img505.imageshack.us/my.php?image=e...modosemgpb8.png

Obrigado! :D

Oi Gil22051987,

Com que programa fizeste essa image ?

No excel ;)

#104 User is offline   rbfigueira 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 18 May 2008 - 20:38

Oi Gil22051987,

Podias partilhar esse ficheiro de excel ? ;)

#105 User is offline   Gil22051987 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 24 June 2008 - 23:27

Boas!

Deixo aqui um link com umas bt's em C referentes aos varios modos (so falta uma do lócrio). Eu achei interessante por isso decidi partilhar, da jeito para praticar os varios modos no mesmo tom.

http://www.robinmay.co.uk/index/independen...endent_pages/9/

#106 User is offline   DrH 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 12 July 2008 - 20:07

Viva!

Eu sou um novato na guitarra, e este tópico tem sido uma grande ajuda para desvendar os modos. No entanto, queria a pedir, a quem puder ajudar, auxílio na formação de acordes. Ou seja, penso que seria interessante que alguém pudesse explicar como se formam os diferentes acordes, a partir das escalas, e de que forma se relacionam com os modos. Que acordes encaixam com quais, que modos servem para aquele(s) acorde(s) e por aí. Isto porque eu não tenho a mínima noção desses enlaces, entre escalas e acordes. Não sei se já abordaram directamente a questão, se já, peço desculpa, mas a minha capacidade de reconhecimento de temáticas ainda é limitada.

Espero que tenha sido explícito.
Obrigado

#107 User is offline   CarlosC 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 27 September 2008 - 20:06

QUOTE(Ketsu @ Jun 29 2007, 23:15) <{POST_SNAPBACK}>
QUOTE(synyster_gates @ Jun 6 2007, 02:15) <{POST_SNAPBACK}>

e porque se os modos sao a mesma escala so k com tonica diferente, a mim parece k tocando o modo jonico ou dorico ou kual seja estamos a tocar as mesmas notas nao é? entao o k faz a diferença?

Também não percebi isto. Pelo que consegui assimilar, os modos são partes da escala começadas em notas diferentes, certo? Mas, se os intervalos mantêm-se (e, consequentemente, as notas também), porque é que, para uma certa progressão, podemos usar uns modos e outros não? Se as notas são as mesmas...

Também não percebi o que o hexed quis dizer com isto:

QUOTE(hexed @ Jan 11 2006, 04:56) <{POST_SNAPBACK}>
C dórico = B bemol

É que não encontro relação entre as duas coisas. :|

Sou um n00b a teoria. Se alguém me pudesse ajudar, agradecia.

Man voute dar 1exemplo muito simples...

C e composto por C D E F G A B C

E a formula para o modo locrio é 1 b2 b3 4 b5 b6 b7
Aplicas a formula e obtens as seguintes notas

C Db Eb F Gb Ab Bb C facil ne? mas agora em vez de pensares isso, pensas isto...

Tocas a escala maior de Db...
1 2 3 4 5 6 7 8
Db Eb F Gb Ab Bb C Db

a terça e a quarta têm meio tom de intervalo, e a setima e a oitava tambem... caso te esqueças disso:P

entao C locrio = Db

se percebeste isto... entao agr: ... :P

C dorico = 1 2 b3 4 5 6 b7 8
C D Eb F G A Bb C

Bb = 1 2 3 4 5 6 7 8
Bb C D Eb F G A Bb

As notas sao as mesmas... o fingering e todo o mesmo.

C dorico = Bb teem as mesmas notas ... é uma forma facil de chegar ao modo.
Agora nao fiques e a pensar nos graus relativos a Bb... porque Bb e Cdorico sao coisas bem diferentes.

Otra cena, nimguem e noob na teoria, simplesmente nimguem nasce ensinado e se vieste a procura de informaçao e porque nao estas na ignorancia de certeza. bons estudos

This post has been edited by CarlosC: 16 October 2008 - 14:13

#108 User is offline   pedro.m 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 26 October 2008 - 20:13

Há uma coisa que ainda não consegui perceber.
Os modos servem para quê? Dão um rumo ao solo? Mais triste, mais alegre? Ou são apenas notas que encaixam bem e que não têm nenhum sentido que embeleze? E porque é que são importantes?

Ass: o noob

#109 User is offline   Chibonga 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 31 December 2008 - 05:21

_tranquilo_, on Oct 26 2008, 19:13, said:

Os modos servem para quê? Dão um rumo ao solo? Mais triste, mais alegre? Ou são apenas notas que encaixam bem e que não têm nenhum sentido que embeleze? E porque é que são importantes?

cada modo tem uma sonoridade distinta, os modos permitem-te saber todas as escalas (é sempre a mesma escala mas começada numa nota diferente de acordo com o modo que queres utilizar) que podes utilizar para improvisar de acordo com a sonoridade que tu procuras, tens é de ter em mente como é k soa cada modo tocado sobre os acordes k estás a utilizar

This post has been edited by Chibonga: 31 December 2008 - 05:23

rebels in packages band

#110 User is offline   CarlosC 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 31 December 2008 - 16:19

_tranquilo_, on Oct 26 2008, 19:13, said:

sem querer complicar nem ultra-racionalizar a coisa, espero não baralhar ideias mas cá vai:

Tu tens uma progressão, tem uma tonalidade, no entanto os modos dão-te oportunidade de analisar essa progressão de forma modal, ou seja, podes ter um típico Dm7 G7 C7M, na qual utilizarias escala Cmaj...

Mas o Dm7 é 'natural' é apenas tónica 3a 5a e 7a... Cmaj(C ionian) é o mesmo que D dorian: escala menor com 6 natural
Mas agora observa o modo D frigian, tens b2 e a 6 volta a ser b6 como na escala menor normal...
Logo, ao usares o modo D frigian sobre Dm7, tens uma sonoridade completamente diferente... ao usares 2 novas notas

Outro modo que gosto muito é o Lidian, por vezes uso em acordes C7M(9) em que as 9 já de si dão uma sonoridade 'aberta' ao acorde, ao ter um modo com #4 ainda mais isso acontece, engraçado que esta nota faz um intervalo de tritono e deve ser usada cuidadosamente devido à sua tensão...

No G7 usares G mixolidian (G maior com 7menor) seria as mesmas notas que C ionian...
Mas se quiseres dar ao G7 um 'feel' de dominante alterado(b9 b5), usas G locrian, porque é a escala menor com as tensões b9 e b5... agora, usar um modo menor sobre um acorde maior pode parecer estranho, mas para mim a vantagem está na tensão criada, as únicas notas desse modo que coincidem com o acorde são a tónica a 4a e a 7a, e portanto neste contexto, utilizaria o modo como uma escala de passagem, como as diminutas e as de tons inteiros... as de tons inteiros são espectaculares e harmonizadas criam o acorde G7(9 #11) :roque:

Isto no fundo é tudo questão de criares contextos e experimentares os modos, ouvi falar uma vez dum DVD de Scott Henderson sobre este assunto dos modos e talvez te dê jeito dar uma olhadela...
Metade do que eu disse aí pode parecer um contra censo para alguns estudiosos ou 'fundamentalistas' xD visto que eu não faço uma abordagem 'ortodoxa' da teoria musical, dado que a maioria do que estudei foi como autodidacta.

This post has been edited by CarlosC: 31 December 2008 - 16:24

Share this topic:

• (16 Pages)
  • +
  • « First
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • Last »
  • You cannot start a new topic