Pois era mesmo isso que eu tava a pensar ao ler todas estas explicações! Talvez isso me ajudasse a perceber melhor estes bichos a que chamam "modos"!
Ainda não consegui perceber bem! É assim: eu quando me ponho a "brincar" na guitarra (não se pode chamar improvisar lol) por exemplo: no exemplo que já aqui vi (acho) com uma harmonização do tipo C F G, o que eu faço é utilizar a escala de C maior sem pensar em nenhum modo... ou seja, é a escala de Cmaior, uso as notas dessa escala (é o que faço porque é o que sei)!
por ex.: nos desenhos que o Luis Moreno postou dos "MODOS da Escala de Sol Maior", no 1º desenho começando na nota mais grave G, depois digamos que passa por 2oitavas e termina na nota C, ou seja: estamos a tocar em todos os desenhos as mesmas notas... so muda a mais grave... peço mais uma vez desculpa por tanta confusão mas resumindo ainda não consegui perceber o porque da existencia de modos... tipo... onde os vêem?!
O problema também pode ser devido a eu precisar de estudar outras matérias antes dos modos, será isso? se for esse o caso o que me aconselham?

Help

MultiQuote