Forumúsica: Modos - Forumúsica

Jump to content

• (16 Pages)
  • +
  • « First
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Modos The Ultimate Guide (ou não) Rate Topic: ***** 5 Votes

#41 User is offline   NunO_- 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 06 May 2004 - 16:15

Vcs poderiam criar uns "backing tracks" com algumas progressões (acordes, teclados,etc), em teclado(keyboard) iria ficar muito bom ), para todos poderem praticar e apresentarem a sua versão.

Pois era mesmo isso que eu tava a pensar ao ler todas estas explicações! Talvez isso me ajudasse a perceber melhor estes bichos a que chamam "modos"! :)

Ainda não consegui perceber bem! É assim: eu quando me ponho a "brincar" na guitarra (não se pode chamar improvisar lol) por exemplo: no exemplo que já aqui vi (acho) com uma harmonização do tipo C F G, o que eu faço é utilizar a escala de C maior sem pensar em nenhum modo... ou seja, é a escala de Cmaior, uso as notas dessa escala (é o que faço porque é o que sei)!
por ex.: nos desenhos que o Luis Moreno postou dos "MODOS da Escala de Sol Maior", no 1º desenho começando na nota mais grave G, depois digamos que passa por 2oitavas e termina na nota C, ou seja: estamos a tocar em todos os desenhos as mesmas notas... so muda a mais grave... peço mais uma vez desculpa por tanta confusão mas resumindo ainda não consegui perceber o porque da existencia de modos... tipo... onde os vêem?! :P bem... se axarem que não deu pa perceber o que estou a dizer e acharem que o meu post ta a confundir mais outras pessoas digam que eu não me importo de o apagar! mas se alguém me souber ajudar, agradeço mesmo muito!

O problema também pode ser devido a eu precisar de estudar outras matérias antes dos modos, será isso? se for esse o caso o que me aconselham? :blink:

#42 User is offline   CIFRA 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Post icon  Posted 15 June 2004 - 16:12

Obrigado por este autêntico legado de teoria. Finalmente tenho mais alguma coisa a dizer quando estiver a "improvisar". Tipo, posso dizer que estou a tocar num determinado modo de uma determinada escala, apesar de não ter percebido muito do que aqui foi escrito. Acho que o importante é continuar a praticar. Ainda bem que este fórum existe.

Já agora, por curiosidade, quanto tempo é que "vocêzes", os guitarristas com experiência, estiveram a estudar solfejo? Eu pessoalmente tenho pouco, acho que devia ter mais, mas o tempo é pouco. Faz amanhã um ano que comecei com as aulas de guitarra e acho que o pouco solfejo que estudei foi essencial para a evolução que tive. (Não me estou a tentar gabar, sei que tenho imenso para aprender, mas não me estou a dar mal...consigo apanhar algumas músicas de ouvido, tocar algumas músicas que me dou ao trabalho de sacar a powertab, coisas desse tipo...Master of Puppets, Nothing Else Matters, algumas de Sepultura....isto mais na onda do metal...mas também toco algumas coisas clássicas, cortesia do livro de estudo de guitarra. heeheheh)

:D
ASSINATURA

#43 User is offline   Ruy 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 29 July 2004 - 14:20

Luis Moreno, on Feb 22 2004, 08:14 PM, said:

Há 3 procedimentos a ter em conta.

1º Há que decorar os 7 Modos, (este passo é essencial, podem chamar 7 desenhos se assim o preferirem ) até deixarem de pensar onde vão colocar os dedos ( isso pode demorar anos !)

2º Depois basta mover para cima ou para baixo esses 7 desenhos para se encaixar na escala pretendida, isso já foi explicado mas podem dar uma vista de olhos nesta tabela:Tabela de Escalas/Acordes

3ª Praticar os Modos de duas maneiras: a partir da mesma nota por exemplo Sol ( G Jónio, G Dório, G Frígio etc.etc. Vertical)
e podem (devem !) praticar como Modos verdadeiros ou seja seguir os graus da escala (Horizontal). Isto foi para a 6 corda, agora o mesmo raciocínio para a 5ª corda.

Luis a minha dúvida é no 3º ponto que enumeraste.
Pelo que leio mantendo a mesma nota (G) e tocando na horizontal todos os modos,vou ter que decorar novos desenhos na horizontal ? e também na relação dessa nota (dada numa dada corda por exemplo G na 6ª corda, 3ªtraste) com as notas das cordas adjacentes?

Espero ter sido explicito, porque é dificil de explicar...
O meu problema é que para além das 7 "caixas" que indicaste aqui para a escala maior dá-me ideiaque por aquilo que li que vou ter que decorar mais "desenhos" quer na horizontal quer nas cordas adjacentes. Deduzi bem? e já agora há truques vossos de memorização?

já agora tu pensas como o Gambale que vê a formula de um dado modo na guitarra ? tipo D Dorina 1-b3-5etc

This post has been edited by Ruy: 29 July 2004 - 14:24

"God gave the gift of artists to the world, so that people can dream while they’re awake."

#44 User is offline   Luis Moreno 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 29 July 2004 - 15:24

Ruy...creio que estás a fazer confusão.

No caso que referi tendo como pedal a nota G (sol) é apenas para tocar na vertical.

Se tocares ao longo do braço (Horizontal) não tens de decorar novos Modos, basta escalonar pela ordem habitual esses mesmos Modos, seguindo os graus da escala, (dependendo apenas do grau que começas)

Isto é muito simples do ponto de vista teórico, e a ordem é esta:

Jónio / Dórico / Frígio / Lídio / Mixolídio / Eólio / Lócrio

Dórico / Frígio / Lídio / Mixolídio / Eólio / Lócrio / Jónio

Frígio / Lídio / Mixolídio / Eólio / Lócrio / Jónio / Dórico

Lídio / Mixolídio / Eólio / Lócrio / Jónio / Dórico / Frígio

Mixolídio / Eólio / Lócrio / Jónio / Dórico / Frígio / Lídio

Eólio / Lócrio / Jónio / Dórico / Frígio / Lídio / Mixolídio

Lócrio / Jónio / Dórico / Frígio / Lídio / Mixolídio / Eólio

Este raciocínio é para a 6ª Corda mas para a 5ª Corda também não tens de decorar novos “desenhos”, vou dar um exemplo.

Vês alguma relação entre Sol Mixolídio (6ª corda) e Dó Maior (5ª corda) ?!

Posted Image

Posted Image

agora basta ver a relação entre as duas cordas para todos os modos (normalmente é em 4ªs)

This post has been edited by Luis Moreno: 29 July 2004 - 15:27

Aulas Particulares” contacto: luismoreno@netcabo.pt
www.luismoreno.com

#45 User is offline   Ruy 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 29 July 2004 - 15:55

Obrigado Luis. quer dizer que tenho que saber a relação ( em termos de intervalos) para saltar de modos?
de (G Mixolidyan para C Ionian ) já vi que é em 4º's.
de G Mixolydian para D dorian em 5ºs e por aí adiante?

só para reformular a minha dúvida fulcral:
eu quando estou a tocar D Dorian (sei que têm as mesmas notas que escala maior de C ) tenho que pensar que agora o meu "ponto de abrigo", a minha referencia é D certo? o que muda a perspectiva da coisa... por isso é que eu falei em "novos desenhos" porque a perspectiva muda dependente do modo.
e sei tocar "caixa" de D Dorian na 6º corda no 10ºtraste mas e para os restantes D das outras cordas? como memorizar?

This post has been edited by Ruy: 29 July 2004 - 16:14

"God gave the gift of artists to the world, so that people can dream while they’re awake."

#46 User is offline   Luis Moreno 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 30 July 2004 - 06:49

Se esse for o método que te agrada mais só tens de segui-lo. Cada um tem o seu próprio método.
Eu consigo visualizar a escala antes de tocar uma nota que seja mas depois de começar os dedos parece que estão telecomandados e a partir dai ouço as notas antes de as tocar.
Se a musica tiver muitas modulações (em Jazz isso é comum) procuro “encaixar” dentro das 4 grandes famílias.

Família dos Maiores
Família dos Menores
Família dos Dominantes
Família dos Diminutos

Em relação à segunda pergunta a resposta é sim !
Se tiveres em D Dórico as notas principais são parte integrante do arpejo de D-7 ( D, F, A, C )

Por exemplo esta progressão:

D-7 / G7 típica do Santana

É aqui que saber os Arpejos em várias posições pode ajudar mas se começares por aprender na sexta e quinta corda tudo o resto será mais fácil.

Há um método do qual já se falou por aqui que é The CAGED System ( Dó, Lá, Sol, Mi, Ré) e que serve para os acordes mas também para as escalas e a leitura. Tudo se aplica em 5 regiões diferentes do braço.
Aulas Particulares” contacto: luismoreno@netcabo.pt
www.luismoreno.com

#47 User is offline   JCantrell 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 19 October 2004 - 00:15

Obrigado! Foi uma grande ajuda... mas só n percebo mt bem pra q servem os modos... qual é a utilidade prática deles?

#48 User is offline   Indio 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 19 October 2004 - 01:53

Pensa assim: modos são escalas extraídas de outras escalas. Possivelmente não é a definição mais correcta, mas sinceramente acho que é da maneira que se começa a perceber melhor.

Às vezes cria-se a impressão de que os modos são uns truques maravilha que se tira da cartola quando se está a improvisar, esquecendo que como qualquer outro conjunto de notas organizadas hierarquicamente, obedece a uma harmonia subjacente. E posso estar enganado, mas parece-me que há muita gente a fazer confusão entre modos e desenhos/padrões/caixas/whatever. Se calhar (ou muito provavelmente) sou eu que estou enganado, mas quando penso em modos, penso num sitema de notas organizadas em volta de uma tónica, e não em vários desenhos da mesma escala. Estarei grávido?
End discrimination. Hate everybody.

#49 User is offline   Ruy 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 23 October 2004 - 01:48

Modes Explained_ibreathemusic.com

#50 User is offline   Stratocaster 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 01 January 2005 - 21:57

Ta fixe :P

Share this topic:

• (16 Pages)
  • +
  • « First
  • 3