Forumúsica: Jaco Pastorius - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Jaco Pastorius O Visionário

#1 User is offline   wahit 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Post icon  Posted 04 December 2003 - 02:49

Boas!
Cá estou eu uma vez mais na tentativa de criar um tópico que seja realmente interessante e educativo. Portanto amigos 'cassetes' se não têm nada de util para dizer por favor.. stay back (sem ofensa) B)

-

Tirando esta pequena introdução, o que vos proponho com este tópico é perguntar-vos em que é que o Jaco Pastorius vos influenciou na vossa abordagem ao baixo. Se contribuiu demarcadamente para o modo como tocam. Que músicas preferem. Que álbums? Que experiências e ideias gostariam de partilhar sobre o Jaco e toda a sua musica/vida?

Daqui a nada já exponho um hiper-mega-giga post :rolleyes:

Posted Image
Posted Image

#2 User is offline   wahit 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Post icon  Posted 04 December 2003 - 03:05

Pois bem! A primeira vez que ouvi Jaco Pastorius foi num simples engano: estava eu a procurar umas músicas na net e sem querer sakei uma música chamada 'Bright Size Life' que quando sakei não tinha informação sobre o(s) autor(es).

Quando ouvi aquilo fiquei algo extaseado, e decidi pesquisar mais informação sobre a música. Daí fui levado até Pat Metheny, que já conhecia algum trabalho e logo de seguida: Jaco Pastorius!

Pois bem, assim que pude sakei todas as músicas que me apareceram de Jaco e a pouco e pouco fui-me tornando fã! Tão fã ao ponto de semanas depois largar a guitarra e começar a tocar baixo :)

Como não podia deixar de ser comprei um... Fender Jazz Bass! B)

-

Desde então que tento tocar músicas a solo do Jaco e de Weather Report, e felizmente até que me tenho safado! Com o passar do tempo fiquei de tal modo 'viciado' em Jaco que comprei vários albuns originais dele e retirei da internet, e não só todo o tipo de informação sobre ele - desde fotos, a videos, textos, documentos, etc etc etc - real addicted!!!

Sem querer parecer convencido, digamos que sou um profundo connoisseur ;)

-

O meu modo de tocar hoje em dia, tem profunda influencia do Jaco. Desde os solos em notas altas aos 'famosos' harmónicos que sinceramente não dispenso em nenhuma música (que vicio! que vicio!). No meu primeiro baixo, o Jazz Bass, cheguei mesmo a retirar os frets para ficar com um fretless, só para poder ter aquele cheirinho de som ' à la Jaco ' :)

-

As minhas musicas favoritas... bem, deve ser a pergunta mais dificil de todas!! Mas das dezenas e dezenas de músicas em que ele participou escolho 5: Portrait of Tracy (quando vi o video desta musica ia chorando :rolleyes: ) ; Three Views of a Secret ; Punk Jazz ; Havona (com os Weather Report. Reparem na linha de baixo que percebem logo. De génio!!!) ; The Chicken (solos à verdadeiro Jaco!)

-

Eu podia ficar a falar sobre Jaco durante horas a fio, mas como sou porreiro deixo algo para os outros escreverem também ;)

Posted Image

Só de pensar no fim dele... :P :( :( :(
Posted Image

#3 User is offline   viuvens 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 December 2003 - 03:16

a portrait of tracy é brutal...tal como o jaco...

#4 User is offline   Frank 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 December 2003 - 04:08

Jaco Pastorius ? nunca ouvi falar :rolleyes:

Bem.. a primeira vez que ouvi este senhor foi através de um amigo meu.. a musica não me lembro mas sei que foi o suficiente para querer conhecer mais. Foi um bocado na base do "Primeiro estranha-se..Dps entranha-se". Oq mais me supreendeu foram as melodias das linhas e tambem a propria maneira como ele encarava o instrumento, pondo o baixo num papel que normalmente não assume. No meu top de Jaco está Donna Lee, Portrait of Tracy, The hope e Last Train home... entre outros..
Ainda n tenho um jazz bass fretless :P mas 'e um dos meus objectivos a longo prazo.. acho que 'e sem duvida uma referência na Musica! GO JACO!

#5 User is offline   Dédalo 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 December 2003 - 22:23

Bem, a primeira vez que ouvi falar deste jovem, foi quando estava á procura de cenas de baixo na Internet e apareceu lá uma música dele.Posso desde já dizer que embora eu seja baixista,nunca tive muita curiosidade em ouvir muitas músicas dele (talvez esteja a cometer um erro).Só ouvi umas duas ou três,mas a que mais me marcou foi o The Chicken,tem uma bassline fenomenal e das poucas musicas que ouvi,considero-a como sendo a mais adequada para o meu nivel.

Ah!
Já me esquecia de dizer que também cheguei a tirar um video dele.O gajo tava a equilibrar o baixo com neck na palma da mão e depois no fim do solo atira-o ao ar,mas não dá paea ver o que acontece a seguir.Já agora podem-me dizer se o baixo caiu ao chão? :lol: ;)

#6 User is offline   wahit 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 05 December 2003 - 00:17

Bonehead, on Dec 4 2003, 09:23 PM, said:

O gajo tava a equilibrar o baixo com neck na palma da mão e depois no fim do solo atira-o ao ar,mas não dá paea ver o que acontece a seguir.Já agora podem-me dizer se o baixo caiu ao chão? :P :lol:

Nesse video não cai (tenho-o completo) mas não foram poucas as vezes em que o coitado (do baixo) foi mesmo parar ao chão :lol: também não e de estranhar o porquê das mossas e bocados com falta de tinta nos baixos do Jaco ;)

Algo que o Jaco fazia quase sempre nos espectaculos, quer nos Weather Report, Jaco Pastorius Big Band ou com outros artistas, era um espectaculo dentro do espectaculo! Ou atirava o baixo ao ar e apanhava (quando calhava), ou então espalhava pelo chão pó talco, de modo a poder dançar ' à la James Brown ' , para não falar de outras e variadas cenas B)

That was a bassist! :P
Posted Image

#7 User is offline   The Chad 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 05 December 2003 - 00:25

Se isto fossem outros eram milhões de acusações por demasiado show off... Quanto a isso do Jaco...qualquer pessoa que tenha ouvidos gosta...agora não consigo estar meia hora a ouvir cenas só dele,dou em doido
.

#8 User is offline   __BERG__ 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 08 December 2003 - 22:20

Hum, bem...
ee, tal como o wahit, tb sou um fã incondicional d jaco.

tudo começou qd o pai d um amigo meu ( q é baixista) me gravou uma cassete do "jaco pastorius", o album d lançamento do jaco a solo, e me disse "ah, isto é musica um bocado estranha pra ti, por isso é provavel q n gostes"....... comecei a ouvir a cassete, q começava c a famosa "donna lee" do Parker, fikei roxo qd ouvi akilo, completamente,...baixo e congas, só isso...um baixo, duyas congas e dois genios!seguio-s a "Come on COme over" com um acompanhamente 16th notes... uma coisa estonteante para quem n tava habituado a ouvir akele tipo d musica.fikei tipo "mas akele gajo é parvo?!?! isto é absolutamente genial"....

.... e assim foi, comecei a ouvir mais e a conhecer mais, ouvir mais por dentro, mais prfndamente....perceber os promenores, tirar ideias, analisar solos etc...comecei por tirar a continuum, e siguiram-s as outras.

acho q nenhum d nos pode dizer q toca todas as muiscas delçe, ou algumas musicas dele, porque akelas musicas, akeles solos "dark's", só ele sabia tocar/fazer.... akela genealidade em termos d composição, o sentido melodico e dele era uma coisa extraordinaria, nca antes vista ...

Pois bem, continuei a tirar musicas e solos dele, tanto a solo, como com WR, pat metheny ou bireli lagrene.... como wahit, tb comprei um jazz bass, e tornei o meu antigo yamahaa num fretless, numa d conseguir um som semelhante ao do jaco.
mais ytarde comprei o fretless do wahit (q toda a gente anda a gabar o som) :P e agora tenho os meus dois jazz basses :blink:
:lol:
e pronto

abraços

This post has been edited by __BERG__: 09 December 2003 - 22:03

Posted Image

Posted Image

#9 User is offline   wahit 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 December 2003 - 03:00

__BERG__, on Dec 8 2003, 09:20 PM, said:

mais ytarde comprei o fretless do wahit (q toda a gente anda a gabar o som) :lol: e agora tenho os meus dois jazz basses :rolleyes:
:O

É nestas alturas em que uma pessoa dá um novo sentido à palavra 'arrependimento' - lol :P

Lucky bastard!!

Então? Mais ninguém daqui é um Jaco freak? Ou pelo menos tem influências do Jaco no modo como toca ou aborda a música?
Posted Image

#10 User is offline   Frank 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 17 December 2003 - 14:08

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image