Eish... Estão-me a dizer que tenho maus hábitos!?
Amuei...
Eu comecei a tocar aos 4 anos de idade e nunca tive professor. E tenho maus hábitos, um deles usar transpose

Bem, mas isso não é bem falta de professor, é preguiça de tirar músicas decentemente.
Habituei-me a sacar músicas de rajada, mas ultimamente tenho estado a corrigir essa treta da transposição para tudo. E tocar nos tons reais até tem mais piada

mmmmm
Olha o gajo das teclas brancas.... Eu tb sou assim... hehe
O truque para transpores e tocares nos tons originais passa por várias coisas... Primeiro, tecnica... Escalas escalas e mais escalas, arpejos e mais arpejos...
Depois improvisação! Quem gosta de improvisar (como em sentar ao piano sem qualquer objectivo por pura diversão e meter as manápulas no teclado... ) deve fazer em tons com mais teclas negras, para melhorar a técnica nas varações entre teclas brancas e negras.
E depois começas a olhar para a transposição de outra forma, que é por exemplo acompanhares um cantor, que de repente te diz assim, "há e tal, vamos ao - mete aqui nome da música - mas em lá sostembriudo... que eu já tenho a voz cansada..." eheheh....
E tu pimba, tocas em lá sustembriuto!!! hehehe Quer dizer, sustenido... SEM TRANSPOSE, mas com transposição!