Jump to content

• Log in with Facebook Log in with Twitter Entrar com o LinkedIn Entrar com o Google Entrar
  • Criar Conta
Bemvindo(a) ao Forumúsica!
Regista-te para fazeres parte da maior e mais avançada comunidade de músicos em Língua Portuguesa!
Acede a todas as funcionalidades disponíveis e sê parte desta entusiasmante comunidade!
Uma vez registado(a), podes entrar e criar tópicos, colocar respostas, interagir com outros músicos, ter acesso aos classificados, às análises de material musical, adicionar serviços, enviar mensagens privadas, postar atualizações de estado, gerir os amigos desta comunidade, e muito mais!
Esta mensagem será eliminada após entrar na comunidade.
Entrar Criar Conta
Para deixar de ver este aviso definitivamente,
Clique aqui para fazer parte desta grande comunidade!
Se já é membro, faça login aqui.
Photo

Compor Musicas # Dicas #

• Por favor, entre na comunidade para responder
110 respostas a este tópico

Pingo Tintol

Pingo Tintol
Eu geralmente começo por criar com uma viola , um rascunho de acordes ao calhas , sempre a mudar de ritmos , e acordes em quando vou assobiando fazendo de conta que já tenho letra .
Quando encontro esse tal conjunto de acordes e que acho que está bem fixe para vir a ser uma musica , analiso então bem a tal musica e penso qual é o melhor tema de letra para o ritmo da musica .
E prontos depois é só construir a letra , e digo já que não é tarefa fácil .
E depois no fim fazer , solos , baixo , bateria , gravações , mas isso é CAGATIVO , acreditem .
Depois de ter um bom rascunho e um bom tema para a letra , tudo sai normalmente e com muita magia .

Mas outras vezes começo pela letra e só depois faço a parte instrumental e outras vezes pego em acordes e letras de outras musicas que tenho e vou experimentando se a letra ou acordes da musica tal fica bem na outra musica .
Estou sempre a experimentar até ficar o melhor possível .

Para fazer letras eu tenho dois sistemas :

Escrevo o máximo de palavras sobre um tema para a musica numa folha e depois recorto essas palavras uma a uma e misturando-as , agitando-as bem nas minhas mãos e ponho-as depois em cima da mesa ao calhas . Depois vou tirando uma palavra ao calhas sem ver e vou apontando noutra folha fazendo vários versos . No final vejo como ficou e geralmente á um ou outro verso que ficou fixe .

A outra maneira é :

Tipo , o tema da letra é ( Globalização )

Escrevo a palavra Globalização no Google e aparece nesses sites um mundo sem fim de palavras acerca disso e depois escolho as palavras que me interessam para fazer a musica .

A coisa mais importante para compor grandes musicas é a pessoa em si .

Aquilo que aprendemos ao longo da vida , e , o motivo , que te leva a compores musicas .
Esse motivo que te leva a compores musicas é que define a qualidade de criação nas tuas musicas .
Eu tenho um motivo muito forte que não vou dizer qual é , e isso é que me dá força e habilidade para fazer boas musicas .

Existe dois tipos de musica que tu tens de decidir qual fazes parte e vais trabalhar nisso .

Um é:
A musica fácil , tipo que é quase sempre tem três versos dois refrãos e um ritmo fixe e etc . .

E outro é :
A musica difícil , tipo que é complexa e esquisita e com muita mística e etc ...

LOL , agora cada um escolhe o seu estilo .
O meu estlio é o esquuísito . http://www.palcoprin....com/pingotinto

Editado por Pingo Tintol, 18 ago 2007 - 00:53.

Punk Tradicional Português

http://www.palcoprin....com/pingotinto

Forumusica

Forumusica
  • Anúncio

mcatalao

mcatalao
  • Género:
QUOTE(Pingo Tintol @ Aug 18 2007, 01:40) <{POST_SNAPBACK}>
(...)
Existe dois tipos de musica que tu tens de decidir qual fazes parte e vais trabalhar nisso .

Um é:
A musica fácil , tipo que é quase sempre tem três versos dois refrãos e um ritmo fixe e etc . .

E outro é :
A musica difícil , tipo que é complexa e esquisita e com muita mística e etc ...

LOL , agora cada um escolhe o seu estilo .
O meu estlio é o esquuísito . http://www.palcoprin....com/pingotinto

Bem com esta caracterisação do tipo de música, ainda te arriscas a levar porrada por aqui... Se o Mr. Lithium lê isto temos thread de 300 replies... heheh

Música fácil? Música difícil??? De fazer, ouvir ou compreender??? wink.gif

Aquilo que dizes é questionável, e acho que os exemplos nem são muito felizes, se me permites...

Não vou comentar o teu texto acerca do modo de compôr, não por discordar ou concordar, mas mais porque acho que fazer música, é uma coisa muito pessoal e quase que intransmíssivel, passe a expressão.
O que eu quero dizer, é que nisto de fazer música não há receitas. É verdade que existem cursos extensivos de composição, mas lá se estuda apenas uma série de regras... Baseadas no que outros fizeram antes de nós! Regras que depois podemos aplicar ou não!!! A "não aplicação" dessas leis dá lugar a novos géneros...

Se uns fazem primeiro a letra outros a musica, outros uma melodia que depois vão harmonizar, outros fazem tudo ao mesmo tempo. Algumas bandas trabalham com toda a gente junta, eu por exemplo gosto de compor sozinho, tipo eremita no meu estúdio, sem mais ninguém. Egoísmo? Sim podes crer. O Rui Veloso, gosta de compor sozinho, o Phil Collins quando foi convidado para fazer a banda sonora do Tarzan, fechou-se no estúdio um mês, e apareceu com tudo quase pronto...

Compôr uma musica (de qualquer tipo, pop, rock, clássico, jazz, etc) é algo muito pessoal...

Concordo plenamente com as tuas opções de criação das letras, quando me falham as ideias, lá vou eu... Google, dicionários de rimas, textos sobre os temas, enfim, é o que vier! É claro que tudo isto tem de ser visto com sentido crítico, e não vou fazer uma letra com uma coisa do google, só porque lá aparece...

O teu estilo é... diferente do meu estilo... diferente dos estilos do resto do mundo todo... Se não nos andassemos para aí a imitar-nos uns aos outros, isto de fazer música ainda era mais interessante! smile.gif
Miguel Catalão

Stay small, be the best, don't lose any money... - George Lucas
Copyright does not mean you have the right to copy...

Signore Lithium^^

Signore Lithium^^
  • Género:
Bem.... O mcatalão disse tudo o que eu poderia dizer, de uma forma muito mais simples do que eu diria....

Só achei que esses exemplos no fim... Bem...

Para mim música difícil, esquisita e difícil de ouvir é isto. Mas para mim é espectacular....

mcatalao

mcatalao
  • Género:
QUOTE(Mr. Lithium^^ @ Aug 19 2007, 23:21) <{POST_SNAPBACK}>
Bem.... O mcatalão disse tudo o que eu poderia dizer, de uma forma muito mais simples do que eu diria....

Para mim música difícil, esquisita e difícil de ouvir é isto. Mas para mim é espectacular....

Lá estás tu a querer que a malta se actualise... hehehe
Miguel Catalão

Stay small, be the best, don't lose any money... - George Lucas
Copyright does not mean you have the right to copy...

hugogamelas

hugogamelas
  • Género:
Dass lithium, aquela musica que postaste vai lá vai!
Ainda vou ter pesadelos man.

M.D.

M.D.
  • Género:
QUOTE(hugogamelas @ Aug 20 2007, 00:39) <{POST_SNAPBACK}>
Dass lithium, aquela musica que postaste vai lá vai!
Ainda vou ter pesadelos man.

Éssa não vai me ficar no ouvido de certeza!!! Ehehehhe

------------
Edit: O tópico é interessante mas há muito que dizer, por isso vou deixar a minha posta noutro dia com mais vagar e vontade de escrever.

Editado por M.D., 19 ago 2007 - 23:51.

Signore Lithium^^

Signore Lithium^^
  • Género:
Bem, devia ter vestido o colete de balas tongue.gif

Anyway, quem tiver ouvidos para ouvir que ouça... Também é preciso conhecer a peça, porque a arte hoje em dia é tão abstracta que não se percebe quais são os objectivos do compositor wink.gif

Edit: Hugogamelas, em relação ao teu comentário no vídeo... Estavas a brincar, mas sabias que esta peça tem os instrumentos afinados alguns microtons acima dos outros (um microtom=1/10 de tom) ?? Deve ter, realmente, demorado muito tempo para afinar com tal precisão wink.gif

Editado por Mr. Lithium^^, 19 ago 2007 - 23:54.

hugogamelas

hugogamelas
  • Género:
Eu notei essas diferenças de microtons, tenho ouvidos de morcego laugh.gif tongue.gif

navalheiro

navalheiro
QUOTE(Mr. Lithium^^ @ Aug 19 2007, 23:21) <{POST_SNAPBACK}>

Nao deixa de ser harmonioso mas num genero psicadelico.
Tou a imaginar uma trançada com estes microtons e violinos .

Eu gosto tanto que ja vi o video 3 bezes especialmente a partir do min 4.26 quando entram os ( posso tar a dizer asneira ) contrabaixos =p
" Adolf Hitler is still alive, i slept with her last night , come on from behind that fake mustache Adolf i know you're in there" - Jim Morrison

Omen

Omen
  • Género:
Boas pessoal,

Não sei se vos poderá ser considerado como dica mas dentro da minha experiencia tem sido uma ferramenta indispensável.

Estou a falar na utilização do Guitar Pro durante a composição, desde a minha descoberta de esse pequeno/grande programa sinto cada vez mais uma grande dependencia para o processo de composição, já o uso +/- à 3 anos e garanto-vos que após "ganharem fluencia da programação", digo isto porque ao inicio poderá ser moroso.

A grande vantagem é pormo-nos da 3 pessoa, ou seja, durante o processo de composição a nossa mente pode ser enganada e fechada naquele ciclo, e não digam que nunca pensaram "quem me dera ouvir isto "de fora" pa ganhar outra noção", e podem pegar nos riffs e fazer copy/paste, duplicar, ter noção da dinamica da bateria, metrica da musica, etc.
Porquê o GP e não uma gravação ou outro SW... porque para mim o GP é "on the fly" após a fluencia é rapidissimo ou seja a medida que estou a compor demoro poucos minutos a programar os riffs e a inserir logo baterias, que me ajudam bastante na criatividade para novas idieias. É como se tivesse uma banda a ir tocando o que estou a compor e eu a dizer, agora façam assim ou assado, sempre na posição de ouvinte.

Bjinhos*

"It is because record companies don’t trust the listener to decide themselves if they want to turn the volume up.”

"There's no absolute anything recording everything.”

Forumusica.com