Forumúsica: Porcupine Tree-in Absentia - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Porcupine Tree-in Absentia magia e perfeição reunidas... Rate Topic: -----

#1 User is offline   cherub_rocker 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 11 January 2004 - 00:57

Posted Image

Porcupine tree.Esta banda de rock progressivo(pelo menos é o rótulo mais adequado ao seu som” edita então o seu novo disco. Com o título “In absentia”.
Discografia da banda:

In Absentia-2002(edição europeia:2003)
Stars Die - The Delerium Years '91-'97-2001
Recordings -2001
Lightbulb Sun-2000
Stupid Dream-1999
Coma Divine-1997
Signify-1996
The Sky Moves Sideways-1995
Up The Downstair-1993
On The Sunday Of Life-1992

Os porcupine tree foram uma iniciativa do guitarrista Steven Wilson que criou a banda e convidou Richard barbieri(teclista dos japan) e Colin Edwin para colaborarem no disco. Após a sua edição os dois músicos acabaram por se juntar a Wilson e tornaram-se membros definitivos dos porcupine tree, aos quais se juntou mais tarde Chris maitland o baterista. Editaram um rol de discos, acabando por gerar um grande culto dentro da sonoridade progressiva.Chris maitland abandonou a banda em 2002, sendo que Gavin Harrison o substitui.

Posted Image

Após esta brevíssima introdução falo então desta obra que tem por nome “In absentia”. Um disco repleto de grandes momentos,de momentos em que pensamos que a palavra perfeição foi ultrapassada por estes músicos.Onde não há palavras para que descrever o que sentimos, onde o nosso vocabulário é insuficiente. E só os grandes discos conseguem isso. Para mim este é um dos exemplos.
È-me extremamente complicado fazer referência às faixas. Porque é um disco que vale como um todo: Não tem peças, todo ele é uma peça enorme e inquebrável. Melodias vertiginosas que nos enchem por completo. A voz de wilson que entra nos nossos ouvidos como que um sopro de um vento ameno e calmo mas cheio de vontade de se mostrar.

Posted Image

Que dizer então das músicas? “Blackest eyes” é uma das músicas mais fortes do disco. Mais rock provavelmente. Também de uma delicadeza enorme, tendo uma melodia absolutamente fantástica e um refrão de encher o ouvido e nos fazer cantar do princípio ao fim. È extremamente abstracta a letra, algo que só com o coração podemos identificar. È mesmo um disco poético.
“Trains” é a segunda faixa. Extremamente calma cheia de elementos acústicos e com um solo de guitarra absolutamente fascinante. È mesmo uma música calma e tranquila, sem momentos de fúria(aliás eles também são muito poucos no disco ou mesmo inexistentes) e com uma melodia maravilhosa.Como se durante todos os nossos dias, os nossos ouvidos estivessem absolutamente necessitados de ouvir algo assim. Palavras não me chegam para descrever a beleza de magistral peça de arte. È uma das minhas músicas favoritas no disco e estou a ouvi-la enquanto a critico. Já acabei o que tinha a dizer mas não me apetece nada mudar de faixa para ouvir a terceira...
“Lips of ashes” é o nome da terceira faixa. Com um ambientes pinkfloydianos e umas gotas de genesis especialmente aquando das palavras proferidas por wilson(quando canta “touching you inside”. È uma música negra, que nos remete para esse tipo de ambientes, e que é fantástica para ouvir numa noite densa e silenciosa. Também tem a viola a acompanhar, num conjunto que resulta magnífico.
Evidencio também a música a seguir a esta “The sound of muzak”, algo mais rápido (ou seja uma música lenta, mas “lips of ashes” tem mesmo um ritmo extremamente vagaroso o que ,neste caso, lhe assenta lindamente) e com mais elementos que as duas anteriores. A voz de wilson mais impulsionada mas continua a ter aquela doçura fantástica. Tem um refrão denso e que fala sobre aquilo que é cantado no resto desta faixa: O futuro musical que se adivinha negro. Tem um solo absolutamente magistral, mas sem qualquer vislumbre de pseudo virtuosismo. Basicamente só aperfeiçoa ainda mais o que já era perfeito.
E a seguir? Um bafo. Um murmúrio. Uma palavra lançada no ar e apanhada na negritude dos corpos mais atreitos. Um piano que aparece para iluminar o nevoeiro. Foi aquilo que imaginei com esta faixa de nome “Gravity eyelids”. È impressionante as atmosferas aqui criadas, onde nada é feito por acaso. Mais uma grande música.

Posted Image

E agora temos um instrumental que assenta na perfeição. Agressiva, parece um arranhão no vidro.Incisiva penetrante. De facto as instrumentalizações estão perfeitas.
Depois, para acalmar recebemos “Prodigal”, talvez a minha música preferida do disco. A mais descontraída na minha opinião, com uma melodia extremamente contagiante e uma voz que remete para algo decadente. Cresce aquando de um refrão fantástico (para variar). Começa a tornar-se mais agressiva a partir de certa altura, após wilson cantar pela segunda vez o refrão. E a partir daqui abrimos a boca de espanto. O que nos está reservado é uma manta instrumental maravilhosa, que delicia. Temos mais um solo, que para não variar não tem qualquer tipo de falso virtuosismo. Voltamos ao formato por onde começou a música...E volta a parte instrumental...E tanto de a descrever não chego a lado nenhum porque não consigo. È tão difícil falar e escrever sobre algo que nos deixa sem palavras...Volta a ter outro solo( e agora “por cima” da manta instrumental..) è outro sobre azul...Daquelas coisas que nos coloca a chorar só de o ouvir. A sério. Fenomenal.
Bom já estou refeito do momento de genialidade.
E após momento tão genial temos “.3” Que é sobretudo instrumental, apesar de ter algumas, poucas frases pelo meio (“black the sky, weapons fly/lay them waste for your race”) Mostra-se aqui mais uma vez as guitarras mas o piano de barbieri é fundamental para criar uma densidade delicodoce nesta música. Quando quiserem descrever uma paisagem ouçam-na. Perfeito.
“The creator has a mastertape” Frenética. È talvez a palavra que a melhor lhe descreve. È uma música mais rápida e nervosa, e todos os instrumentos estão combinados para melhor lhe dar essa atmosfera. Vê-se que o seu objectivo foi amplamente alcançado. Música muito mais furiosa que cai mesmo bem após momentos mais calmos.
“Heartattack in a layby”. O piano de barbieri extremamente delicado e com uma grande fragilidade. A voz de Wilson igualmente frágil que nos sussura aos ouvidos. Toda ela demonstra vidro. Parece que consigo ouvir crianças a brincar ingenuamente, sem saber o futuro que lhes espera, apesar de a letra falar sobre a perdição num ermo e como é que o ser humano dele poderá sair. Por um lado também é verdade que o ser humano é frágil, bem como toda esta atmosfera...Tudo assenta perfeito.
Depois “strip the soul” o single. Nada comercial nem “radio-friendly”, sendo que tem 7 minutos e meio...Portanto só por isto j´se consegue calcular. È mais rock, especialmente nas aproximações ao refrão. È daquele tipo de som que custa a entrar mas após algumas audições entra-nos e de que maneira. Com uns riffs de guitarra fantásticos e uma fúria que aparece implícita. È mesmo contagiante de facto. Atmosfera pesada, numa das músicas mais agressivas do disco.
Um casal de mão dada pelas nuvens a avistar grandes montanhas fofas e densas. Com frio, com medo da escuridão mas sem desistirem por um ideal libertário. Chorando e sofrendo mas com dignidade. São estes momentos que me vêm à memória numa música que só poderia estar no fecho e onde quase só se conta com o piano de barbieri e na voz, mais uma vez frágil de Wilson. Não poderia acabar melhor este álbum.A música tem por título "Collapse light into earth". E agora replay se fazem favor.

Posted Image

E em jeito de resumo, que dizer? “In absentia” tem tudo no local certo. Tudo. Todas as notas, todos os solos, as músicas estão no sítio certo e têm a duração certa. Tudo isto poderia soar forçado, mas os porcupine conseguiram tudo isto e mantém uma enorme honestidade. Comprei-o à menos de um mês e já é um dos discos da minha vida. Estranho mas é verdade. E acabaram-se-me as palavras que já escrevi demais. Só vos resta comprarem “In absentia”. E aqui digo com toda a certeza. Jamais se irão arrepender. A perfeição mora aqui. E só não leva 20 porque o possuo à pouco tempo. Mais umas semanas e não sei não..

Nota-19/20

Posted Image

Sites consultados-porcupinetree.com
ptfans.com

This post has been edited by cherub_rocker: 11 January 2004 - 02:30

#2 User is offline   Jack 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 11 January 2004 - 01:08

Ando há algum tempo para ouvir essa banda, por enquanto só posso dizer que gosto bastante da capa do CD :rolleyes:
Nice review anyway, assim dá gosto ver coisas que me despertam o interesse! ;)

#3 User is offline   Endyamon 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 11 January 2004 - 01:51

Podes ouvir algumas faixas aqui. Eu já lá tinha ouvido as faixas disponíveis, e fiquei muito bem impressionado, mas infelizmente ainda não arranjei o album.

PS - ok, o link que dei tem excertos de todas as musicas, mas se forem à secção da discografia podem ouvir 4 musicas completas

This post has been edited by Endyamon: 11 January 2004 - 01:54

#4 User is offline   viuvens 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 11 January 2004 - 02:14

muito bom! e grande review, faz juz ao cd.

#5 User is offline   Sr_Chipicao 

• 120 bpm
  • PipPip

Post icon  Posted 11 January 2004 - 02:14

Sinceramente acho que estão num universo muito Tool, e que não tentaram, ainda, procurar a sua própria essência ou indentidade musical.
Nada contra, mas simplesmente acho que, ao já serem uma aproximação musical aos Tool, fazerem um video, que até poderia ter saido das mãos do Adam Jones... não mostra nada de inovador.
Epá as músicas têm feeling e soam bem, mas se realmente não querem passar de uns Tool britânicos, dar concertos já lhes deve fazer feliz...

#6 User is offline   iBlues 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 11 January 2004 - 03:46

Para mim o In Absentia é um dos top3 albuns de 2003 , o Steve Wilson é um "génio" que se vai revelar, e sinceramente não acho nada PT parecido com Tool.
Se alguém quiser ouvir outros trabalhos do steve wilson basta ouvir Opeth apartir do album BlackWater Park, todos produzidos por ele, e incluindo faixas onde ele faz backvocals também.

#7 User is offline   cherub_rocker 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 11 January 2004 - 16:05

Concordo plenamente.Porcupine tree tem um som próprio e isso está muito bem explícito neste disco.Sr chipicao...Tenta ouvi-lo com mais atenção a sério...Penso que depois vais conseguir perceber a genialidade dos porcupine tree.E muito o brigado a todos, tanto pela crítica como por terem lido a review. Vale mesmo a pena arranjar o disco.

This post has been edited by cherub_rocker: 11 January 2004 - 16:26

#8 User is offline   volvox 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 11 January 2004 - 16:59

Este é um dos meus cd's preferidos, sem dúvida.
Ah, e já agora, grande review!!

#9 User is offline   Carter 

• *Contribuinte*
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 January 2004 - 00:51

Grande review, muito bem escrita e acompanhada de fotos muito boas!

Parabens

Carter

#10 User is offline   SkEPTIC 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 12 January 2004 - 10:30

Tool ???? ONDEEEE ? :)

se realmente forem uns tool .... não percebo as "criticas" :O acho que fazem cá falta mais "TOOLS" ;)

tenho por aqui o album e o video mas ainda nem tive tempo de ouvir mas esta review fez me curioso, se forem mm uns tool acho que ganharam um fan :unsure:

greetz
Assinatura removida - demasiado grande.

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users