Forumúsica: Em Busca De... Agudos! - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Em Busca De... Agudos! Rate Topic: ***** 1 Votes

#1 User is offline   Leanan Sidhe 

• 160 bpm
  • PipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Post icon  Posted 21 November 2007 - 19:08

Boa tarde a todos,

Sou uma menina muito tímida, que aqui escreve muito pouco mesmo... Mas como vejo que aqui todos se tentam ajudar uns aos outros, gostava muito de colocar aqui uma questão, no que toca à expansão do nosso registo vocal.

Eu sou mezzo soprano dramático, ou seja eu gosto de descer até bem lá abaixo ;) , mas gostava agora de expandir o meu registo para os agudos... Quero aprender a ser versátil, e a conseguir com naturalidade atingir uma maior amplitude de tons na minha voz.

Que conselhos me podem dar? Até que ponto devemos procurar a expansão da nossa voz? É um processo bastante natural, que podemos atingir praticando os nossos vocalizos diários? Ou requer uma dose maior de treino e cuidado?

Gostava também de perguntar quanto tempo devemos cantar diariamente... Já ouvi dizer que 4 horas era o máximo do que é saudável para a voz. Quero aprender sempre a não forçar e que tudo seja natural.

Um beijo*

#2 User is offline   Mother Of Light 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 21 November 2007 - 19:33

Na minha humilde opinião, alargar a extensão vocal não é nada difícil. Apenas requer treino. É uma coisa que vai acontecendo naturalmente à medida que vais arriscando para os agudos sentido-te sempre confortável. Para mim, os vocalizos eram uma forma de descobrir novos agudos. Podes sempre começar por tentar assim também :) Agora sim, tens de depois conseguir chegar à maior parte desses agudos quando estás a cantar, porque não se consegue cantar todos os agudos da extensão.

Quanto ao tempo que se pode cantar diariamente, suponho que varie muito de pessoa para pessoa, mas suponho que, com aquecimento adequado, podes chegar a cantar umas três ou quatro horas por dia ;)

This post has been edited by Mother Of Light: 21 November 2007 - 19:33

I'm in love with my lust
Burning angel wings to dust
I wish I had your angel tonight

#3 User is offline   Rhiannon 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 21 November 2007 - 21:02

View PostMother Of Light, on Nov 21 2007, 18:33, said:

Na minha humilde opinião, alargar a extensão vocal não é nada difícil. Apenas requer treino. É uma coisa que vai acontecendo naturalmente à medida que vais arriscando para os agudos sentido-te sempre confortável. Para mim, os vocalizos eram uma forma de descobrir novos agudos. Podes sempre começar por tentar assim também :) Agora sim, tens de depois conseguir chegar à maior parte desses agudos quando estás a cantar, porque não se consegue cantar todos os agudos da extensão.

Quanto ao tempo que se pode cantar diariamente, suponho que varie muito de pessoa para pessoa, mas suponho que, com aquecimento adequado, podes chegar a cantar umas três ou quatro horas por dia ;)

e disseste tudo!!!! ;)

Só queria sublinhar que não forçes, os agudos virão naturalmente com o treino (dependendo dos exercícios vocais).... Eu também sou mezzo-soprano...neste momento não dá muito para me aperceber da minha fach de acordo com a cor mas em termos de extensão, suspeito também ser uma dramático (como tu! :D )... até há pouco tempo a minha nota mais aguda era um Fá4 (Fá#4 nos bons dias) e nestas últimas semanas, após dois anos de aulas, alcançei um Láb, Lá4....

#4 User is offline   Mother Of Light 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 21 November 2007 - 22:34

Huu, isto anda cheio de dramatismos ;) Mais uma aqui :)

I'm in love with my lust

#5 User is offline   Leanan Sidhe 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 21 November 2007 - 22:42

Obrigada pelas vossas respostas! ;)

A minha nota mais aguda é um Sol... Mas já consegui mais, nos meus melhores dias! Mas por vezes vejo cantoras como a Simone Simons, que era mezzo, com uns agudos lindos... Quero ter aquela extensão maravilhosa!...

É que parece que há "qualquer coisa" que não me deixa subir acima do Sol... Parece que é uma "portinha" qualquer... É estranho explicar! Parece que vou subindo muito bem, e de repente, oops lá está um travão... Como se tivesse algo fechado no meu crânio, nalguma cavidade, que não permite fazer soar os agudos...

#6 User is offline   Rhiannon 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 21 November 2007 - 23:26

View PostLeanan Sidhe, on Nov 21 2007, 21:42, said:

Obrigada pelas vossas respostas! :)

A minha nota mais aguda é um Sol... Mas já consegui mais, nos meus melhores dias! Mas por vezes vejo cantoras como a Simone Simons, que era mezzo, com uns agudos lindos... Quero ter aquela extensão maravilhosa!...

É que parece que há "qualquer coisa" que não me deixa subir acima do Sol... Parece que é uma "portinha" qualquer... É estranho explicar! Parece que vou subindo muito bem, e de repente, oops lá está um travão... Como se tivesse algo fechado no meu crânio, nalguma cavidade, que não permite fazer soar os agudos...

não és a única!!!!!!!!!!!!!! ;) ...uau..eu sofro do mesmo... a portinha irá abrindo ;)

A simone é uma mezzo ligeira...e acho que agora já virou totalmente soprano...

(pensa assim: nós somos mais raras)

#7 User is offline   cherub-rocker 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 21 November 2007 - 23:31

eu não percebo nada de técnica vocal, mas eu devo ser mesmo um gajo estranho, porque até a falar muitas vezes faço agudos. começo uma frase e acabo-a em agudos ou o contrário...devo ser mesmo um predestinado ;)(ou não) Isso com treino vai lá miúda...

This post has been edited by cherub-rocker: 21 November 2007 - 23:31

View Postpipes, on 30 April 2011 - 19:15, said:

Não se sabe o tamanho do nabo do príncipe! Pode ter uma real gaita...

abstractive.deviantart.com mariaetelvina.blogspot.com

#8 User is offline   Mother Of Light 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 21 November 2007 - 23:40

View PostRhiannon, on Nov 21 2007, 22:26, said:

A simone é uma mezzo ligeira...e acho que agora já virou totalmente soprano...

Yah, já é mesmo soprano ;)

I'm in love with my lust

#9 User is offline   Minizephyr 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 22 November 2007 - 11:52

Agudos... eu tenho bués... e tenho um autêntico pavor deles... de tal modo que apanhei o vicio de "os cantar para dentro"...

Esse travão que falas é pura e simplesmente medo.... eu sei, porque insconscientemente agora não consigo cantar agudos decentemente... ;)

#10 User is offline   JesusRocks 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 22 November 2007 - 16:26

Aumentar a extensão vocal é relativamente fácil até se atingir o nosso limite natural. Há que analisar bem o nosso aparelho vocal e aprender a respeitar as nossas limitações, porque o nosso medium é um corpo físico e obedece às leis da Natureza.

Ao contrário dos outros instrumentos que são construídos com uma determinada escala, a nossa voz tem uma «escala» dinâmica que pode ser aumentada mas está sempre condicionada ao nosso corpo físico. No entanto, nós temos algo mais que os instrumentos musicais não têm; a nossa consciência. É a nossa mente que dita aquilo que conseguimos ou não fazer. E cantar é um trabalho mental extremamente complexo. Tudo começa na mecanização: os treinos diários servem para mecanizar funções no nosso cérebro. Depois há o treino muscular onde tentamos desenvolver a força e a resistência das nossas pregas vocais para aumentar o seu desempenho não só em termos de extensão como em termos tímbricos. Mas no fim, quando subimos ao palco tudo isso passa a ser secundário (mas não acessório) porque se estivermos num dia não as coisas vão correr mal por muito bons que sejamos.

O meu conselho: pratica muito e com método e arrisca dentro dos limites do razoável. Quanto mais arriscares mais à vontade te irás sentir quando estiveres a cantar perto dos teus limites naturais. É um trabalho mais psicológico do que propriamente físico. Nunca te esqueças que a tua mente comanda tudo o resto.

Quanto ao tempo que se pode cantar diariamente. Tem sempre em consideração que a voz precisa de aproximadamente 24 horas para recuperar a 100% depois de um esforço vocal intenso (por exemplo, uma actuação ao vivo). Apesar disso, há profissionais que esforçam muito mais do que isso. Uma amiga minha vai participar num musical em exibição na Holanda e, durante cerca de ano e meio, irá cantar 8 vezes por semana. Tem um dia de folga e dois dias em que actua quatro vezes. As actuações duram cerca de 3h no total das quais ela irá cantar perto de duas horas. Portanto, haverá dois dias por semana durante todo este período de tempo em que ela irá cantar durante 4 horas, fora aquecimentos e «arrefecimentos». Portanto isso é muito relativo. Depende do tipo de esforço, depende da tua resistência psico-física e depende de muitos outros factores como o teu estado de saúde e a alimentação que fazes. Aprende a ler os sinais que o teu corpo te dá. Essa informação é muito mais importante do que qualquer outra coisa que possas aprender.

[OFF-TOPIC]
Quando falam em Fa4 estão a referir-se a que oitava exactamente? Qual o padrão que estão a seguir?
[/OFF-TOPIC]
JesusRocks

VENDO

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic