Forumúsica: Dúvidas De Vocalistas - Forumúsica

Jump to content

• (21 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Dúvidas De Vocalistas Para os amadores aprenderem com os mais sabedores Rate Topic: -----

#1 User is offline   Mutley 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Banidos
  • Feedback: View

Posted 11 December 2007 - 20:14

Bom, este tópico é uma ideia e nem sei se já existiu alguma coisa do género. Dado que existem aqui pelo forum dois/três vocalistas (não os nomeio, antes me dêm na tola ;) ) que têm ajudado e muito através dos posts certeiros e simples (sem serem nunca simplórios) que vão deixando um pouco por todo o lado, se este tópico vingar e for aceite pelo pessoal do forum, podem-se reunir aqui uns ensinamentos bastante interessantes e úteis.

Começo eu, vocalista super amador:

A minha região vocal de excelência são os agudos, sei que sou tenor desde que comecei a cantar no coro em Out/2006, mas há poucas semanas por várias coisas, em que uma delas é a adaptação a tons graves demais em que as músicas são cantadas por lá (no coro, que é 95% amador) descobri estar sem esforço em registos de barítono (e tenho uma projecção vocal assustadora, embora aqui o próprio não goste do tom de voz).

Dado que ainda não tive oportunidade de arranjar uma 2ª opinião (teste de voz) perguntava se existem tenores barítonos ou tudo isto que escrevi é um disparate.

This post has been edited by david_il_divo: 11 December 2007 - 20:42

#2 User is offline   kosac 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros

Posted 11 December 2007 - 20:50

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baritenor

#3 User is offline   Mutley 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 11 December 2007 - 21:05

Thanks kosac, eu preciso agora é de confirmar isto ao pé de um piano com alguém que perceba do assunto (para saber qual é a minha amplitude vocal).

#4 User is offline   Leanan Sidhe 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 12 December 2007 - 01:17

Um tópico fantástico! :)

Eu também gostaria de explorar mais a minha amplitude vocal, e as regiões onde tenho maior projecção e fluidez. Imagina uma partitura de piano: o meu tom mais grave confortável (onde começo os vocalizos) é o mi do 4º espaço da clave de Fá. O meu tom mais agudo minimamente confortável é o sol que assenta na última linha da clave de Sol, ou seja, uma oitava acima do sol da 2ª linha. Como vês eu tendo muito para os médios e graves... Poderei vir a expandir confortavelmente a voz um ou dois tons acima do meu actual sol sem esforço? Só o tempo o dirá, suponho. ;)

#5 User is offline   ... f i ... 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 December 2007 - 13:10

View PostLeanan Sidhe, on Dec 12 2007, 00:17, said:

Um tópico fantástico! :)

Eu também gostaria de explorar mais a minha amplitude vocal, e as regiões onde tenho maior projecção e fluidez. Imagina uma partitura de piano: o meu tom mais grave confortável (onde começo os vocalizos) é o mi do 4º espaço da clave de Fá. O meu tom mais agudo minimamente confortável é o sol que assenta na última linha da clave de Sol, ou seja, uma oitava acima do sol da 2ª linha. Como vês eu tendo muito para os médios e graves... Poderei vir a expandir confortavelmente a voz um ou dois tons acima do meu actual sol sem esforço? Só o tempo o dirá, suponho. ;)

muito provavelmente ;)

no meu caso vou do ré da 3ª linha da clave de fá (em bons dias! porque normalmente fico-me pelo fá), até ao ré no 3º espaço suplementar superior na clave de sol. e tb era contralto :D lembro-me que só fazia pouco mais que uma oitava. assim que aprenderes a abrir a "portinha" é ver-te a ir por ai acima lol

This post has been edited by ... f i ...: 12 December 2007 - 13:11

#6 User is offline   Leanan Sidhe 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 12 December 2007 - 18:02

Consegues chegar uma 5ª acima do que eu consigo!!! ;) Eu também no início deste ano só conseguia pouco mais de uma oitava. Agora consigo duas oitavas e uma terceira menor mas quero descobrir mais tessituras para além do que é médio e grave! :)

#7 User is offline   ... f i ... 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 14 December 2007 - 23:46

aproveito e respondo por aqui ;)

View PostLeanan Sidhe, on Dec 14 2007, 19:29, said:

(...)
Isto se calhar é estúpido mas pode ser uma hipótese (por favor corrige-me se estou a dizer algo sem sentido nenhum) mas poderá a extensão da voz de cabeça estar relacionada com a nossa cavidade craniana? Eu penso que será natural que sim. Eu tenho o narizinho e os olhos pequeninos (tenho ar de miudinha xD) por isso se calhar não tenho muitas cavidades de ressonância. Poderá ser?

(Sou novinha no canto e por vezes não me explico muito bem, ou com termos muito técnicos, mas estou aqui para aprender. ;) )

não. não a cavidade craniana influencia não a extensão vocal mas sim questões timbricas. conforme o uso das tuas cavidades podes mudar a cor da tua voz... mais cheio mais suave mais colocado... etc. é giro :)

hás-de experimentar um daqueles gritinhos que levas ao máximo da tua extensão para ter a certeza se tens as notas ou não, mas por amor de deus não esforces :D faz o mais rápido que conseguires para não teres tempo de pensares em fazer asneiras.
o meu caso foi muito semelhante ao teu, porque comecei como contralto logo a extensão que estou mais habituada a usar são os graves e é essa a parte que tenho mais confiança e que tem um brilho especial, no entanto sou soprano. absolutamente.
e curiosamente tb parava no sol :D

#8 User is offline   Leanan Sidhe 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 15 December 2007 - 12:58

View Post... f i ..., on Dec 14 2007, 22:46, said:

não. não a cavidade craniana influencia não a extensão vocal mas sim questões timbricas. conforme o uso das tuas cavidades podes mudar a cor da tua voz... mais cheio mais suave mais colocado... etc. é giro ;)

hás-de experimentar um daqueles gritinhos que levas ao máximo da tua extensão para ter a certeza se tens as notas ou não, mas por amor de deus não esforces :D faz o mais rápido que conseguires para não teres tempo de pensares em fazer asneiras.
o meu caso foi muito semelhante ao teu, porque comecei como contralto logo a extensão que estou mais habituada a usar são os graves e é essa a parte que tenho mais confiança e que tem um brilho especial, no entanto sou soprano. absolutamente.
e curiosamente tb parava no sol :D

Obrigada Fi! :) Os meus professores de flauta também me pediam para eu tocar com várias "cores", usando as ressonâncias naturais que tenho, e é muito giro!

Também podemos experimentar esses "gritinhos" quando rimos não é? Quando damos aquelas gargalhadas espontâneas! Tenho uma amiga que é sopraníssimo, e quando ela se ri é tão engraçado, ela ri-se com sobre-agudos! ;)

#9 User is offline   roll 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 16 December 2007 - 21:27

Ola a todos!!! ;)

Eu acho que tenho uma duvida...loool

Eu ontem passei o dia praticamente sem cantar, va sem fazer qualquer tipo de esforço vocal...
tb to um bocado aduentado... :)
mas continuando...

Hoje acho que a minha voz hoje ta melhor...lol
que to a cantar melhor... ;)

O facto de ter estado caladinho ( :D ) ontem tem pode ter a ver com a voz tar melhor...lol
ne???

#10 User is offline   Mutley 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Post icon  Posted 17 December 2007 - 00:36

View Postroll, on Dec 16 2007, 20:27, said:

Ola a todos!!! ;)

Eu acho que tenho uma duvida...loool

Eu ontem passei o dia praticamente sem cantar, va sem fazer qualquer tipo de esforço vocal...
tb to um bocado aduentado... :)
mas continuando...

Hoje acho que a minha voz hoje ta melhor...lol
que to a cantar melhor... ;)

O facto de ter estado caladinho ( :D ) ontem tem pode ter a ver com a voz tar melhor...lol
ne???

Isso mesmo roll, acertaste. pensa nesta analogia: as cordas vocais são como um músculo; exercitado fica com mais força e se estiver adoentado/lesionado precisa de repouso. Há uma entrevista da famosíssima soprano Joan Sutherland onde ela refere que em determinada altura da sua carreira esteve uma montanha de tempo calada para recuperar o brilho fulgurante da sua voz e pelos vistos conseguiu e de que maneira.

This post has been edited by david_il_divo: 17 December 2007 - 00:37

Share this topic:

• (21 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users