Leanan Sidhe, on Jan 8 2008, 00:45, said:
A minha questão é que quero ser uma contralto versátil... A minha professora disse-me que geralmente o registo contralto é mais restrito que os restantes registos femininos. Como posso enriquecer o meu registo, dando-lhe mais cores?... Como posso trabalhar para ser uma contralto versátil? (Se é que irei permanecer neste registo!)
Beijinhos e boa noite*
Posso estar terrivelmente enganado mas julgo que tanto a Mariza como a Rita Guerra são contralto (talvez contralto ligeiro
Com trabalho e dedicação conseguirás progredir passo a passo. Cada um tem o seu ritmo próprio. Não tenhas pressa. Deixa o teu corpo e a tua mente comandarem o teu ritmo de evolução. Uma boa contralto é sempre versátil. Por acaso, tenho ideia de que a mezzosoprano é que é a voz feminina mais limitada. A tua professora só treina coros ou também é especializada em solistas? É que do coro (mesmo que se trate de uma solista de coro) até à ópera vai uma diferença dramática. E se formos daí para a música dita popular (as in, não erudita) as diferenças ainda se tornam mais vincadas.
Por exemplo, num coro, as mezzosoprano, por serem vozes mais comuns, costumam fazer tanto as suas partes como as de contralto e as de soprano. Mas é apenas neste contexto que uma mezzo é mais versátil. Na verdade, uma boa soprano consegue cantar em quase toda a extensão de uma mezzo e depois tem mais uma oitava lá para cima. Mas nunca consegue tanta projecção como uma mezzo em nenhuma parte do seu espectro vocal. Mas já estou a divagar.
A ver se nos encontramos no MSN para trocarmos impressões em tempo real. Ainda não te consegui apanhar online.
Beijocas e muita música.
P.S.: O gráfico que apresentei aí serve apenas como referência e é baseado no canto lírico que é mais restrito em termos de extensão. É relativamente acessível extender o registo para além desses limites. Não me perguntem é o que é o 4º registo porque sinceramente não sei do que se trata.
EDIT: concordância gramatical
This post has been edited by JesusRocks: 08 January 2008 - 17:13

Help

MultiQuote