Forumúsica: Dúvidas De Vocalistas - Forumúsica

Jump to content

• (21 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Dúvidas De Vocalistas Para os amadores aprenderem com os mais sabedores Rate Topic: -----

#21 User is offline   JesusRocks 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 08 January 2008 - 17:09

View PostLeanan Sidhe, on Jan 8 2008, 00:45, said:

Fantástico! Muito, muito obrigada pelo teu post. Realmente tenho cada vez mais a certeza de que sou contralto. Compreendo bem o que o David Il Divo contou, eu começo os meus vocalizos no registo de barítono... Não tem comparação a naturalidade que tenho a cantar no registo grave, relativamente ao registo agudo.

A minha questão é que quero ser uma contralto versátil... A minha professora disse-me que geralmente o registo contralto é mais restrito que os restantes registos femininos. Como posso enriquecer o meu registo, dando-lhe mais cores?... Como posso trabalhar para ser uma contralto versátil? (Se é que irei permanecer neste registo!)

Beijinhos e boa noite*

Posso estar terrivelmente enganado mas julgo que tanto a Mariza como a Rita Guerra são contralto (talvez contralto ligeiro ;) ) e ambas têm uma extensão vocal impressionante. A Mariza, que já tive a oportunidade de ver ao vivo, consegue trabalhar os harmónicos como nunca antes tinha visto. É impressionante. É o Steve Vai da voz, sem sombra de dúvida. A Rita Guerra consegue cantar confortavelmente em toda a extensão de um tenor e depois ainda lhe sobram mais uns 2 ou 3 tons (não sei ao certo porque estou a avaliar pelos trabalhos de estúdio). Tanto uma como outra, pelo menos a cantar com microfone, têm sensivelmente o mesmo corpo e a mesma projecção em todo o espectro vocal que apresentam.

Com trabalho e dedicação conseguirás progredir passo a passo. Cada um tem o seu ritmo próprio. Não tenhas pressa. Deixa o teu corpo e a tua mente comandarem o teu ritmo de evolução. Uma boa contralto é sempre versátil. Por acaso, tenho ideia de que a mezzosoprano é que é a voz feminina mais limitada. A tua professora só treina coros ou também é especializada em solistas? É que do coro (mesmo que se trate de uma solista de coro) até à ópera vai uma diferença dramática. E se formos daí para a música dita popular (as in, não erudita) as diferenças ainda se tornam mais vincadas.

Por exemplo, num coro, as mezzosoprano, por serem vozes mais comuns, costumam fazer tanto as suas partes como as de contralto e as de soprano. Mas é apenas neste contexto que uma mezzo é mais versátil. Na verdade, uma boa soprano consegue cantar em quase toda a extensão de uma mezzo e depois tem mais uma oitava lá para cima. Mas nunca consegue tanta projecção como uma mezzo em nenhuma parte do seu espectro vocal. Mas já estou a divagar.

A ver se nos encontramos no MSN para trocarmos impressões em tempo real. Ainda não te consegui apanhar online.

Beijocas e muita música.

P.S.: O gráfico que apresentei aí serve apenas como referência e é baseado no canto lírico que é mais restrito em termos de extensão. É relativamente acessível extender o registo para além desses limites. Não me perguntem é o que é o 4º registo porque sinceramente não sei do que se trata.

EDIT: concordância gramatical

This post has been edited by JesusRocks: 08 January 2008 - 17:13

JesusRocks

VENDO

#22 User is offline   Anonimuzz 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 09 January 2008 - 01:28

View PostJesusRocks, on Jan 8 2008, 15:22, said:

View PostAnonimuzz, on Jan 7 2008, 23:00, said:

O que é que distingue ao certo um contratenor de outras vozes masculinas? Porque, baseando-me na ideia de que a classificação de contratenor define vocalistas que usam muito o falsete, tendo uma determinada sonoridade e extensão nesse registo, qualquer um poderia sê-lo, fosse ele tenor, barítono ou baixo, não?

Não. Um tenor raramente tem falsetes fortes, brilhantes e timbrados... muito raramente. E um bom tenor não chega mais agudo em falsete do que aquilo que consegue chegar em voz natural.

Já os barítonos têm um falsete tão encorpado que por vezes é difícil de distinguir o falsete de um determinado barítono com a voz natural de outro determinado tenor. Há barítonos com o falsete mais forte que a voz natural de certos tenores, e esses podem treinar para se tornar contratenores, altos ou sopranos consoante a região em que a sua voz é mais timbrada. Um barítono consegue sempre extender a sua extensão vocal com o falsete, mesmo que não saiba cantar (especialmente quando não sabe cantar).

Por exemplo o Mika é um falsetista mas não te sei dizer qual a classificação dele pois só lhe conheço duas músicas (igualmente irritantes). Pela extensão vocal que aparenta ter arriscaria dizer que se trata de um alto. ;)

Entendi, obrigado :)
"Todas as noites antes de dormir, apalpo-me e procuro a minha sombra para ter a certeza de que estou vivo. Só mais tarde me apercebo que na escuridão não há sombras, e então rezo para que no dia seguinte a possa ver."
Pseudo-blog -> "Detrás da Sombra"

#23 User is offline   Rhiannon 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 16 January 2008 - 20:26

(sou contralto..definitivamente :D )

Dúvida!!!!

Alguém me pode explicar o papel da força abdominal ao cantar?? E com isto quero dizer, é suposto os abdominais estarem totalmente relaxados como se nada estivesse a acontecer ou contraídos devido à saída de ar???

É porque se me revelou impossível eu cantar sem ter os meus abdominais contraídos "controlando" o ar e assim "controlando" a voz...No entanto, a minha professora defende que o que tem de trabalhar é a voz, e os abdominais ficam como se nada acontecesse... mas eu não consigo fazer isso...

Outra pergunta... Será normal a voz ficar quebrada (especialmente nos agudos)??? É que a minha voz começa a partir-se muito no meu registo agudo... Muitas vezes canto afinada mas a minha voz chega a perder o "brilho" nesse registo... não estou confortável... no entanto, se já colocar a voz noutra "secção" (aonde a minha professora diz que canto pelo nariz) esses agudos já me saiem..e não tão fraquinhos.... ;)

#24 User is offline   sakura_yume 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 16 January 2008 - 21:12

Curioso.. A minha professora diz que tenho de ter os abdominais tensos mas flexiveis... Mas é estranho porque geralmente afirmam que cantar apenas pela garganta e sem reforço do diafragma poderá levar a problemas vocais. o Diafragma está lá por alguma coisa! Ele é o principal musculo da respiração e cantar não deixa de ser isso: controlo da respiração e foco do som. A caixa de ressonancia é a boca mas quem dá a bomba ;) é o diafragma. é o que até agora me têem dito e pelo menos a mim faz sentido. Mas tem em conta que se calhar aquilo que a tua professora quer dizer é que podes estar a colocar demasiada contracção no abdomén e isso além de comprimir o ar faz como que estejas numa tensão exagerada e poderá levar ao tal corte de som. E que tal falares com a tua professora? Mal não fará e pelo menos tens a opinião dela. É que isto é muito giro mas ninguem tem certezas de muita coisa. Por exemplo se perguntares se é para por o abdomen para fora ou para dentro as opiniões divergem...

No fundo o melhor seria mesmo falares com a tua professora e fazeres aquilo que te faz sentir mais confortavel. :D

Boa sorte!!! ;)

#25 User is offline   Rhiannon 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 16 January 2008 - 21:39

eu já discuti isto com ela... eu costumava ter os meus diafragmas como tu dizes..tensos mas flexiveis..estavam tensos pois controlava e apoiavam a voz...mas continuavam flexiveis.. tanto que produzia um bom vibrato... mas agora nem vibrato tenho...tentei tirar isso...e acho que apenas piorei a situação...

amanha treino mais um bocado e tento descobrir a forma mais confortável para mim....

#26 User is offline   sakura_yume 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 16 January 2008 - 21:50

Eu gosto de vibrato... :| porque é que querem todos ter a voz limpida? Uma voz limpida é linda mas quando temos vibrato """"natural"""... isto deixa-me triste... ;)

Faz isso! Encontra o melhor para ti, mas tem atenção à tua garganta!!! :D

Boa sorte!!

(eu também preciso de ajuda!!... raios... a portinha que alguem aqui falou não abre nunca... quem é que me arranja uma chave mestra?? dava-me um jeitão hoje... Tenho amanhã aula e vou levar raspanete silencioso.. :S Tão a imginar aqueles olhares a dizer "não estudast "pevas" hoje.... e eu "estudei sim".... :s nevermind.... someday... someday... QUERO HOJE!!!!!!! :S)

#27 User is offline   Rhiannon 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 16 January 2008 - 21:54

eu também ando à procura dessa portinha!!!!!

ai ai... amanhã re-começo o exercicio dos "Ahs" espantados....

#28 User is offline   Mother Of Light 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 January 2008 - 21:56

Curioso, agora dizem-me que a respiração diafragmática nem sempre é a mais adequada para cantar. E agora? ;)

I'm in love with my lust
Burning angel wings to dust
I wish I had your angel tonight

#29 User is offline   Rhiannon 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 16 January 2008 - 22:02

View PostMother Of Light, on Jan 16 2008, 20:56, said:

Curioso, agora dizem-me que a respiração diafragmática nem sempre é a mais adequada para cantar. E agora? ;)

Eu há muito tempo que me apercebi que existem várias formas de cantar....e cheguei à conclusão que a técnica em certos aspectos modifica de voz para voz...o que é bom para uma já poderá destruir outra...

pelo menos é o que concluí com as várias formas de cantar....

#30 User is offline   sakura_yume 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 16 January 2008 - 22:03

Mother também fiquei espantada... :D

Nunca tinha ouvido tal coisa mas deve ter algum sentido para a professora... A nivel fisiologico nao tem sentido para mim mas deve dar resultado para ela. ;)

Share this topic:

• (21 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic