Forumúsica: Controlo De Som Ao Vivo Com Pc Em Vez De Mesa - Forumúsica

Jump to content

• (5 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Controlo De Som Ao Vivo Com Pc Em Vez De Mesa

#1 User is offline   BandaT6 

• 80 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Post icon  Posted 17 February 2008 - 14:22

Olá
gostaria de susbstituir o sistema "tradicional" de mistura do som a vivo

Tenho uma mesa digital Behringer DDX3216 + 2 ADAT Behringer Ultragain ADA8000 + multicabo e gostaria de usar um sistema de:

PALCO:
3 conversores ADAT (3 ADAT Behringer Ultragain ADA8000 (por exemplo)) ligados a uma placa ADAT PCI de gravaçao de som (por exemplo) e esta ligada a um PC com o devido software de mistura ligado em rede Wireless

FORA DO PALCO:
iria ter um PC(portatil) ligado em rede wireless ao PC do palco onde fazia a mistura do som no software, em tempo real...

o meu objectivo é ter 24 canais no minimo
podem-me aconselhar a nivel de placas com entradas ADAT que "nao tenham latencia"?e softwares de mistura que funcionem em rede compativeis?

deixo um exemplo:

Posted Image

cump,
rogerio
ANÁLISE ACÚSTICA / SONORIZAÇAO/ CALIBRAÇAO de colunas / PA em recintos (Bandas,Discotecas,Bares,Estudios,Saloes, etc) - 910819741 (Rogerio Matos)

USADOS:
Visite: www.bandat6.com/usados.html
contacto: info@bandat6.com
MSN: k__x@msn.com
933239727

#2 User is offline   hugogamelas 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 17 February 2008 - 15:52

O mais provavel é ires ter bastantes problemas com esses sistemas todos, e wireless à mistura..
O que te posso aconselhar é o London BLU da BSS que pode ser controlado a partir da frente com um só cabo CAT5, ou o Soundweb tambem da BSS.
Pesquisa no site da BSS, as possibilidades são imensas, com DSP's totalmente configuráveis, e sem depender de software de outras marcas.

#3 User is offline   umd 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 17 February 2008 - 18:18

Não é de todo impossível, mas como disse o hugogamelas, podes ter bastantes problemas se não testares bem o setup.

Na minha opinião, podias era usar um software tipo o vnc para controlar remotamente o pc do palco, evitando assim instalar software mais complexo no pc da frente.

Se não te importares de usar um pc normal no palco, a RME hdsp 9652 era uma boa opção (embora não esteja por dentro dos novos produtos da marca).

This post has been edited by johnny1982: 17 February 2008 - 18:19

#4 User is offline   BandaT6 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 17 February 2008 - 18:55

sim, a minha ideia é ter um bom PC "normal", no palco... com torre... e ter la instalado as placas ADAT e o software...
depois teria um portatil a frente ligado em rede wireless...onde entraria no software em rede e faria a mistura...

gostaria era de saber de placas com entradas ADAT e com a menor latencia possivel...
nunca experimentei nennhuma..nao sei ate que ponto podera ser possivel usar este sistema...

ouvi dizer que o quim barreiros ja o utiliza a algum tempo..

cumprimentos
rogerio
ANÁLISE ACÚSTICA / SONORIZAÇAO/ CALIBRAÇAO de colunas / PA em recintos (Bandas,Discotecas,Bares,Estudios,Saloes, etc) - 910819741 (Rogerio Matos)

USADOS:
Visite: www.bandat6.com/usados.html
contacto: info@bandat6.com
MSN: k__x@msn.com
933239727

#5 User is offline   mcatalao 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 17 February 2008 - 23:25

View PostBandaT6, on Feb 17 2008, 17:55, said:

sim, a minha ideia é ter um bom PC "normal", no palco... com torre... e ter la instalado as placas ADAT e o software...
depois teria um portatil a frente ligado em rede wireless...onde entraria no software em rede e faria a mistura...

gostaria era de saber de placas com entradas ADAT e com a menor latencia possivel...
nunca experimentei nennhuma..nao sei ate que ponto podera ser possivel usar este sistema...

ouvi dizer que o quim barreiros ja o utiliza a algum tempo..

cumprimentos
rogerio

É interessante sim senhor!

Então, o meu conselho relativamente às placas, e porque vais precisar de estabilidade no pc do palco, será uares uma RME Hammerfall, que é das placas mais potentes que há por aí!
São antigas, não sei se já há novas versões por aí, provavelmente até em pcie, mas dá uma olhadela no site deles.

Os pc's de audio com rede, são um bocado comichosos, é importante, veres se não tens qualquer tipo de incompatibilidades, e se tens o processamento suficiente para fazeres aquilo que tu queres! Como acredito que vais quere usar efeitos sobre os canais precisas de ter uma máquina BEM encorpada, para tratar esses 24 canais sem um único glitch! Além disso tens de ter em consideração que ao comunicares entre o PC do palco e o PC de controlo, tens de garantir que usas um sistema de controlo remoto rápido. Se não, à latência das placas que nunca é 0, mesmo em monitorização por hardware, tens de adicionar a latência da informação grafica, e de controlo. Mexeres um fader no pc de controlo pode resultar em mexer um fader no pc do palco alguns segundos depois, e o resultado disso é ainda pior que latência.

Para controlo nao precisas de nenhuma aplicação em especial, o Windows Remote Desktop, bem configurado, faz isso.

Agora, tens depois de pensar em questões de segurança! Tu não queres que um palhaço qualquer com um Portatil ou mesmo um PDA com windows mobile 6 te dê a volta, né? E como deves entender as ligações wireless pecam pela (falta de) segurança.

Boa sorte!
Miguel Catalão

Stay small, be the best, don't lose any money... - George Lucas
Copyright does not mean you have the right to copy...

#6 User is offline   Omen 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 February 2008 - 10:09

Windows Remote Desktop em Rede Wireless (seja ela qual for) a aceder a uma Maquina a processar 24 Canais Audio num concerto ao vivo e não querer latências?
O forum permite apostas? Se sim pago para ver. Isso é o f$/% do Windows, porque nestes casos nem depende da maquina, vai haver latencias de qualquer modo, agora não duvido que resultasse bem em Linux.
"It is because record companies don’t trust the listener to decide themselves if they want to turn the volume up.”

"There's no absolute anything recording everything.”

#7 User is offline   mcatalao 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 February 2008 - 13:07

View PostOmen, on Feb 18 2008, 09:09, said:

Windows Remote Desktop em Rede Wireless (seja ela qual for) a aceder a uma Maquina a processar 24 Canais Audio num concerto ao vivo e não querer latências?
O forum permite apostas? Se sim pago para ver. Isso é o f$/% do Windows, porque nestes casos nem depende da maquina, vai haver latencias de qualquer modo, agora não duvido que resultasse bem em Linux.

Epa, isso é que é falta de confiança!!! ;)

Eu trabalho sempre assim para os ambientes de produção do cliente onde estou e sobre a internet, com uma ligação com apenas 1 mBit de upload, e com tunneling que como é óbvio diminui a performance. Ora se estamos a falar de 54 MBits de rede wireless (ou o rogério pode inclusive investir em duas placas de 108 mBit, pode muito bem ter uma performance superior!)...

Já agora só por curiosidade, estive 15 dias na arabia saudita com um "arranjo" semelhante para minha casa, a rede do hotel era só 28,8 kbs, e já funcava... embora aí o o refrescamento das imagens fosse lento como tudo!

Acredita que o RD funca e muito bem! Na net já tens uma latencia de 80 ms à cabeça (basta fazeres um ping ao google e veres isso), mas 80 ms para mistura não é grave, IMHO... Mas a latencia especifica da rede wireless exclusiva é muito mais baixa.

No wireless a performance há-de ser ainda superior que na rede não achas???

De qualquer forma Omen, se fosse uma questão que eu não conhecesse, nem falava nela!

Myself said:

"Se não, à latência das placas que nunca é 0, mesmo em monitorização por hardware, tens de adicionar a latência da informação grafica, e de controlo. Mexeres um fader no pc de controlo pode resultar em mexer um fader no pc do palco alguns segundos depois, e o resultado disso é ainda pior que latência."

This post has been edited by mcatalao: 18 February 2008 - 13:10

Miguel Catalão

#8 User is offline   Omen 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 February 2008 - 13:47

Exacto, eu diariamente costumo trabalhar em Remote Desktop e não duvido que as novas placas que falaste Wireless108Mbps ou mesmo os Adaptadores de 300Mbps não seriam mais que suficientes, mas o problema aqui seria com cada Windows a processar o respectivo SW para o Audio em junção com o controlo Wireless, nunca experimentei mas dúvido da viabilidade. Agora claro que existe a diferença que falaste, latencia gráfica vs a latencia da transmição audio, claro que se as latencias do audio forem minimas para a monição de palco e o main mix a latencia grafica não interessa, apesar de ser um pouco chato. Mas lá está é apenas a minha visão anti-windows a falar pois não tenho esperiencia sobre este exemplo, apesar de já termos visto por teorica.
"It is because record companies don’t trust the listener to decide themselves if they want to turn the volume up.”

#9 User is offline   mcatalao 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 February 2008 - 13:52

View PostOmen, on Feb 18 2008, 12:47, said:

Exacto, eu diariamente costumo trabalhar em Remote Desktop e não duvido que as novas placas que falaste Wireless108Mbps ou mesmo os Adaptadores de 300Mbps não seriam mais que suficientes, mas o problema aqui seria com cada Windows a processar o respectivo SW para o Audio em junção com o controlo Wireless, nunca experimentei mas dúvido da viabilidade. Agora claro que existe a diferença que falaste, latencia gráfica vs a latencia da transmição audio, claro que se as latencias do audio forem minimas para a monição de palco e o main mix a latencia grafica não interessa, apesar de ser um pouco chato. Mas lá está é apenas a minha visão anti-windows a falar pois não tenho esperiencia sobre este exemplo, apesar de já termos visto por teorica.

Calma aí Omen, eu não creio que do PC de palco esteja a passar Audio para o pc de controlo! Esse sai dos amplificadores do PA normal creio eu, e o PC de controlo só vai correr UNICA E EXCLUSIVAMENTE o RD... Se não for esse o caso, então o processamento do lado do pc de audio aumenta para passar uma stream para o pc de controlo...
Miguel Catalão

#10 User is offline   Omen 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 February 2008 - 14:06

Haaaa.. lol. Sendo assim resulta, pensava que havia transmição de um para o outro.. my bad. Então apenas para controlo se a máquina principal for boa e tudo bem configurado até se consegue bons resultados nesse sistema.

Share this topic:

• (5 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users