O Corpo E A Voz A importancia da boa condição fisica no canto
Posted 23 February 2008 - 17:35
A ideia para este tópico surgiu numa conversa com a Mrs.Pacman no jantar que antecedeu o ultimo concerto dos AM/FM no Marginale. Ambos concordamos que o exercício físico é uma parte muito importante da preparação de um cantor.
Gostaria de alargar esta discussão a todos os vocalistas do forum para ficarmos a saber o que fazem para se preparar para o palco.
Vou deixar só o repto porque tenho concerto em vendas novas hoje e já tá na hora de ir embora!
Digam de vossa justiça...
Gostaria de alargar esta discussão a todos os vocalistas do forum para ficarmos a saber o que fazem para se preparar para o palco.
Vou deixar só o repto porque tenho concerto em vendas novas hoje e já tá na hora de ir embora!
Digam de vossa justiça...
Posted 23 February 2008 - 18:38
Epiderme, on Feb 23 2008, 16:35, said:
A ideia para este tópico surgiu numa conversa com a Mrs.Pacman no jantar que antecedeu o ultimo concerto dos AM/FM no Marginale.
A Sandra já casou e nao me disse nada?!
Lines for lovin said:
Do you believe in love at first sight? If not, i'll walk by again.
Posted 24 February 2008 - 00:41
com muita pena minha apenas fiz dois meses de ginásio (Outubro e Novembro), porque entretanto soube que tinha uma hérnia discal nada simpática e tive de parar o ginásio, estou proibida pelos médicos, mesmo. No entanto, o facto de fazer exercícios cardiovasculares e musculação nas máquinas e principalmente o pilates estavam a fazer uma diferença brutalissima na minha respiração ao cantar. Recomendo pilates a qualquer pessoa, é excelente!!
Ai eu ainda um dia irei rasgar a solidão
E nela entrelaçar
O olhar de uma canção
Chegar ao cume, ao cimo, ao alto
Mais longe e mais além
Mas a saber que sou alguém
E nela entrelaçar
O olhar de uma canção
Chegar ao cume, ao cimo, ao alto
Mais longe e mais além
Mas a saber que sou alguém
Posted 25 February 2008 - 17:45
Mãe, pensava que Pilates ensinava a respiração toraxica em vez da diafragmática... será que estou enganado? Por acaso já falei com uma instrutora de Pilates que me aconselhou o Yoga como sendo mais adequado para cantores...
Posted 25 February 2008 - 17:51
Se bem me lembro, a mafinha tem por aí um tópico sobre isso. Faz uma pesquisa.
Também há muita informação pela net sobre essa técnica.
Também há muita informação pela net sobre essa técnica.
I gotta have more cowbell!!!
Blaxploitation Party
Associação Mimar
O MySpace do Lu | O MySpace dos Funk'a Mix
Blaxploitation Party
Associação Mimar
Posted 25 February 2008 - 18:21
é importante sentires te bem no teu corpo.. se te sentes desconfortável ou ficas logo sem fôlego ao fim de uns segundos dever-se-ia fazer algo quanto a isso, estar em forma é importante, ter saúde. tanto saúde física como mental. e segundo dizem desporto faz bem aos dois
das primeiras coisas que a minha ex-prof de canto me perguntou é se fazia desporto, qualquer um. e que devia fazer um desporto qualquer não interessava..
ela fazia escalada
das primeiras coisas que a minha ex-prof de canto me perguntou é se fazia desporto, qualquer um. e que devia fazer um desporto qualquer não interessava..
ela fazia escalada
This post has been edited by ... f i ...: 25 February 2008 - 18:21
Posted 25 February 2008 - 18:26
Aqui está o tópico sobre isso, Epiderme: http://forum.somxl.com/index.php?showtopic...mp;#entry504510
I gotta have more cowbell!!!
Blaxploitation Party
Associação Mimar
Blaxploitation Party
Associação Mimar
Posted 25 February 2008 - 18:50
As alterações que tiveram mais impacto positivo na minha voz até hoje foram:
1. Deixar de fumar, já lá vão mais de 3 anos: fiquei com a voz mais limpa.
2. Moderar a ingestão de vinho tinto e gin tónico: substituí o tinto pelo verde branco que é menos perverso, o gin tónico pelo Martini Dry (o gin é diluído no Martini pelo que o efeito negativo é praticamente anulado) e pela cerveja Guinness que não só é nutritiva como, à semelhança de qualquer outra cerveja, contém nutrientes importantes para a saúde vocal (isto não é brincadeira).
3. Implementação da Lei anti-tabaco em Portugal: já não era sem tempo; agora consigo fazer a gig completa sem me sentir cansado ou com dificuldades respiratórias e sem perder 2 tonalidades no registo agudo.
Exercício físico é extremamente importante. Costumo levantar pesos (vou alternando as pints de Guinness entre ambos os braços e uso uma guitarra que pesa mais que uma Les Paul Standard), correr (cada vez que levo a husky a dar uma volta), nadar lá mais para o verão quando a temperatura da água começa a ficar mais suportável e andar de bicicleta (quando não chove). Brincadeiras à parte, não pratico nenhum desporto em particular. Vou mantendo a forma física no dia-a-dia. Ando muito a pé, raramente uso o carro em Albufeira (agora tem sido uma excepção devido às tempestades), tenho imenso cuidado com a alimentação e tenho especial atenção à minha saúde mental (por isso é que já não tenho namorada há mais de 1 ano). A meditação pode ser muito mais benéfica do que uma corrida diária ou uma 1h no ginásio a puxar ferro. Mente sã em corpo são.
Claro que isto depende imenso do tipo de canto que se quer fazer. O Mark Boals (que vou ter o prazer de ver ao vivo aqui no Algarve em Julho) diz que cantar ao nível a que ele canta é como ser atleta de alta-competição: requer um treino muito específico e rigoroso (para quem não conhece o «jovem» é um dos melhores cantores de rock/metal da actualidade com uma tessitura vocal que vai até ao A#5, algo extremamente invulgar num tenor atendendo a que estou a falar de tessitura e não de alcance; há registos dele a atingir um B5, ou seja, meio tom abaixo do C6, o conhecido dó de soprano).
Em suma, o mais importante é aprendermos a interpretar os sinais que o nosso corpo nos dá.
1. Deixar de fumar, já lá vão mais de 3 anos: fiquei com a voz mais limpa.
2. Moderar a ingestão de vinho tinto e gin tónico: substituí o tinto pelo verde branco que é menos perverso, o gin tónico pelo Martini Dry (o gin é diluído no Martini pelo que o efeito negativo é praticamente anulado) e pela cerveja Guinness que não só é nutritiva como, à semelhança de qualquer outra cerveja, contém nutrientes importantes para a saúde vocal (isto não é brincadeira).
3. Implementação da Lei anti-tabaco em Portugal: já não era sem tempo; agora consigo fazer a gig completa sem me sentir cansado ou com dificuldades respiratórias e sem perder 2 tonalidades no registo agudo.
Exercício físico é extremamente importante. Costumo levantar pesos (vou alternando as pints de Guinness entre ambos os braços e uso uma guitarra que pesa mais que uma Les Paul Standard), correr (cada vez que levo a husky a dar uma volta), nadar lá mais para o verão quando a temperatura da água começa a ficar mais suportável e andar de bicicleta (quando não chove). Brincadeiras à parte, não pratico nenhum desporto em particular. Vou mantendo a forma física no dia-a-dia. Ando muito a pé, raramente uso o carro em Albufeira (agora tem sido uma excepção devido às tempestades), tenho imenso cuidado com a alimentação e tenho especial atenção à minha saúde mental (por isso é que já não tenho namorada há mais de 1 ano). A meditação pode ser muito mais benéfica do que uma corrida diária ou uma 1h no ginásio a puxar ferro. Mente sã em corpo são.
Claro que isto depende imenso do tipo de canto que se quer fazer. O Mark Boals (que vou ter o prazer de ver ao vivo aqui no Algarve em Julho) diz que cantar ao nível a que ele canta é como ser atleta de alta-competição: requer um treino muito específico e rigoroso (para quem não conhece o «jovem» é um dos melhores cantores de rock/metal da actualidade com uma tessitura vocal que vai até ao A#5, algo extremamente invulgar num tenor atendendo a que estou a falar de tessitura e não de alcance; há registos dele a atingir um B5, ou seja, meio tom abaixo do C6, o conhecido dó de soprano).
Em suma, o mais importante é aprendermos a interpretar os sinais que o nosso corpo nos dá.

Help

MultiQuote