Jump to content

• Log in with Facebook Log in with Twitter Entrar com o LinkedIn Entrar com o Google Entrar
  • Criar Conta
Bemvindo(a) ao Forumúsica!
Regista-te para fazeres parte da maior e mais avançada comunidade de músicos em Língua Portuguesa!
Esta mensagem será eliminada após entrar na comunidade.
Entrar Criar Conta
Para deixar de ver este aviso definitivamente,
Clique aqui para fazer parte desta grande comunidade!
Se já é membro, faça login aqui.
Photo

Improvisar No Baixo

• Por favor, entre na comunidade para responder
10 respostas a este tópico

pedroguedes2008

pedroguedes2008
boas pessoal,
tenho andando a estudar armonia e melodia...
escalas/modos...
digam ai como estudam...
em que modos se sentem mais confortaveis...
essas coisas...
em que notas começam um solo...
a cenas de se fugir um bokado aos desenhos...
venha dai uma discussao saudavel:P

Forumusica

Forumusica
  • Anúncio

lmbalcao

lmbalcao
  • Género:

boas pessoal,
escalas/modos...
digam ai como estudam...
essas coisas...

Para improvisares convém saber antes de tudo a escala em que está construída o tema.

Começar por essa escala (que será uma maior) ou pela sua Menor relativa (VI grau) é um bom principio..
Pratica arpégios, modos, pentatónicas..

Cumps,
L

Horus

Horus
  • Género:
  • País:
  • Busco Banda?:Não

boas pessoal,
escalas/modos...
digam ai como estudam...
essas coisas...

"Harmonia" ;)

BASSES: Sadowsky M5-24 | Sandberg California VM5 | Fender Geddy Lee

AMPS: Aguilar DB750 & AG500SC | Bergantino AE410 & HS210

EFFECTS: MXR Bass Compressor | MXR Octave Deluxe | MXR Chorus Deluxe | 3 Leaf Audio GR2 | EHX Russian Big Muff

Way Huge Green Rhino | Wren & Cuff Tall Font | Darkglass B3K | TC Electronics Ditto Looper

keeperlynx

keeperlynx
  • Género:
Boas, normalmente começo da seguinte forma:

escalas maiores 1 e 2 oitavas a partir de diferentes cordas o que me permite variar posicionalmente no braço.

triades, acordes ,arpejos e inversões, escala maior ascendente, com atribuição de carácter menor ou dominante descendente (por ex). Podes tb utilizar e explorar escalas menores harmónica e melódica.

Escolheres e inventares patterns tuas para uma sequencia de acordes também é uma boa alternativa.

Lembra-te que o que interessa REALMENTE é procurares dentro de um tema ou sequência o que fica bem na improvisação e tentares perceber o "porquê".

cumps.

Editado por keeperlynx, 29 abr 2008 - 21:33.

pedrujo

pedrujo
o objectivo da improvisação no instrumento é usá-lo como se fosse a tua voz, mas com o timbre e possibilidades que esse instrumentos acrescenta

assim, a partir da escala tentar criar melodias, para isso tens de saber exactamente a q vai soar cada posição no braço do baixo... depois metes uns truques de belo efeito pelo meio, uma smalhas rápidas, arpejos, escalas, etc e tal

rockIn_yourShoes

rockIn_yourShoes
  • Género:
eu por mim, já tocava guitarra quando me iniciei no baixo, por isso ja conhecia mais ou menos as formas das escalas. Se queres começar vai habituando á pentatonica de A menor. Ha muita musica nessa tonalidade e os desenhos combinam mais ou menos cos pontos, é porreir pa começar. Toca com metronomo .
never there...

space

space
É complicado estudar sozinho. Eu que o diga,...ando há anos nisso. É muito complicado ter a disciplina e o discernimento necessário para escolher as coisas certas para estudar. Mais complicado do que isso só mesmo arranjar guito para ter aulas. Mas se o caminho que vais seguir é o de estudar por ti próprio eu aconselharia:

- treinar o ouvido...seja sacando temas, seja aprendendo a reconhecer um intervalo ou a qualidade de um acorde. É mais fácil do que parece mas requer dedicação continuada. (procura o freeware "gnu solfege")

- arranjar realbooks e tocar músicas....em cada música tens 100 lições.

Para fugir aos "desenhos" ajuda bastante conhecer o braço (saber as notas em todos os trastes...sem fazer contas ;) ) e encontrar facilmente um intervalo na "horizontal" (tipo a 6M na mesma corda). Ainda mais lixado do que fugir aos desenhos é fugir das frases de algibeira, essas sim...são tramadas.

pudim

pudim
  • Género:

(procura o freeware "gnu solfege")

Muito obrigado pela referência, que programa altamente. ;)

space

space
No problem ;)

Kurotenshi

Kurotenshi
  • Género:
Não sendo propriamente um cromo da teoria ou do baixo, acho que há uma cena que deves treinar muito bem antes de te meteres em improvisações, o ouvido.
Se queres improvisar é porque por alguma razão não consegues "compor" à priori o que vais tocar (ainda que este não poder seja mais não querer para o caso também serve), nesse caso se tiveres o ouvido bem treinado e conheceres bem o som do teu instrumento (o que também é questão de ouvido) facilmente sacas duas ou três notas que soam bem com o que estás a tocar. Isto conjugado com o conhecimento teórico permite-te perceber com pouca margem de erro que escalas usar e começar a improvisar ainda que sejam coisas simples.
Respondendo mais directamente à pergunta a técnica que me ensinaram foi tocar as escalas nos vários modos tentando usar o máximo do braço. Outra é ir tocando as notas dos acordes (sequência tónica, terceira, quinta) mas usando a sequência dos desenhos em vx das posições de acorde(não consigo explicar mt melhor).
Yamaha BBG5S / Ashdown Little Giant 1000 / Source Audio Multiwave Bass Distortion Pro / TC Electronic BC210 & BC212 / Behringer FCB1010

Forumusica.com