Forumúsica: Loveless - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Loveless My Bloody Valentine Rate Topic: -----

#1 User is offline   Imodium 

• 120 bpm
  • PipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 08 August 2008 - 17:26

Esta é a minha crítica ao álbum Loveless dos My Bloody Valentine.

Os My Bloody Valentine são
Kevin Shields – Guitarra, voz
Bilinda Butcher – Guitarra, voz
Debbie Googe - Baixo
Colm Ó Cíosóig – Bateria

Loveless é considerado por muitos o álbum que marca o estilo shoegaze, e não é de admirar, já que tem tudo o que caracteriza este género, e tem-no na perfeição.
O som caracteriza-se por um uso constante de guitarras distorcidas e com vários efeitos de maneira a formar melodias de carácter... hmm digamos etéreo, com a combinação destes vários sons. O som das guitarras é como se fosse uma névoa que ocupa a música na sua totalidade. Esta mistura de sons tem o destaque principal e não a voz que se torna apenas parte da melodia, e emaranhando-se no meio daquela sound wall, ajudando várias vezes a dar o rumo pretendido à música para não se perder na distorção. A voz de Bilinda Butcher lembra as canções de embalar, suave e tranquilizante, como se estivesse a contrabalançar a onda de distorção.
Em comparação com o trabalho anterior, Isn’t anything, acho que esta banda deu um enorme salto. Uma variação de som evidente, passando de um estilo, na minha opinião, mais “rockeiro” para o puro shoegaze. Kevin Shields mostrou ser um compositor de grande respeito, fazendo melodias lindíssimas de forma bastante peculiar. A produção é fantástica. Com uns bons auscultadores (não que eu tenha uns, mas é sempre giro cravar), Loveless é uma experiência impressionante. É também um dos álbuns mais coesos que já ouvi, havendo grande coerência entre as músicas.
Only Shallow é a primeira do álbum e foi a que me introduziu à banda. Do tipo “quiet verse, loud chorus” a voz de Bilinda serve como um tranquilizante depois de um refrão cheio com a distorção das guitarras e uma “forte” bateria. To Here Knows When é se calhar a música mais shoegazer que existe aqui. Com pouca (quase imperceptível) percussão a marcar ritmo, o som é nada mais que uma enorme mistura de distorções e efeitos numa excelente combinação. Kudos, sr. Shields! Até conhecer esta banda nunca pensei que se pudessem fazer melodias tão celestiais com este tipo de som, estando habituado a ouvir o feedback e distorção de bandas tipo sonic youth, melt-banana e afins esta música foi uma enorme surpresa. A voz de Bilinda Butcher ajuda bastante na orientação sonora da música e ao mesmo tempo encontra-se quase que como escondida no meio da distorção. When you sleep é mais “orelhuda” com um belo riff e som muito mais orientado, sem tanta névoa sonora. O Kevin canta aqui e mostra que também tem muito jeito para vocalista shoegazer. Letra porreira.
Nesta crítica tenho de destacar a Sometimes. Simplesmente brutal. Uma das melhores neste álbum. Conta apenas com a voz de Kevin Shields mas este faz um trabalho estupendo tornando-a muito melancólica. Destaca-se o uso de uma guitarra acústica, mas com uma guitarra distorcida de som bastante “moedor” a carregar-lhe em cima. São as combinações deste tipo que eu nunca imaginava sequer imaginar. Pergunto-me muitas vezes como é que ele pensa nestes arranjos musicais e essa questão vem-me muito à cabeça quando ouço esta pérola.
Blown a Wish é uma música mais dream pop. O som lembra-me os Cocteau Twins, o que é óptimo porque eu adoro essa banda. Eu quase que me apaixono pela Bilinda Butcher só de ouvir a voz dela nesta música, é simplesmente adorável wub.gif . Normalmente para apresentar esta banda a outras pessoas uso esta música e a “When you sleep".
What You Want tem Kevin Shields com vocalista principal, com Bilinda a fazer voz de fundo. Destaco mais uma vez a voz dela que para mim é a melhor parte desta música (não são muitas as que me prendem pela voz de fundo). É alegre e tem uma bela melodia.
Soon é a música mais propícia à dança, como também dá para comprovar pelo videoclip. Em termos de percussão esta é a minha favorita. Um dos sons usados assemelha-se ao de uma de flauta, mas que é provavelmente o som de uma guitarra (eu não sou grande entendedor de instrumentos de sopro nem de efeitos esquisitos) que contrasta na perfeição com a entrada da característica distorção.

Em suma, é um álbum diferente mas ao mesmo tempo é bastante acessível, não é tipo estar a ouvir o Disco Volante. Um álbum muito agradável, bastante recomendável para tardes e noites de estudo já que é um bom par de bolas anti-stress.

Dou-lhe um 8/10

Faixas:
1. "Only Shallow"
2. "Loomer"
3. "Touched"
4. "To Here Knows When"
5. "When You Sleep"
6. "I Only Said"
7. "Come in Alone"
8. "Sometimes"
9. "Blown a Wish"
10. "What You Want"
11. "Soon"

A capa: A demonstração perfeita do som desta banda

Eu escrevo poucas reviews e estou a tentar melhorar, sejam gentis tongue.gif
E lamento o uso constante de termos em aspas, é difícil descrever algumas coisas do som desta banda

This post has been edited by Imodium: 17 August 2008 - 13:26

"You're solid gold; see you in Hell" - QOTSA

Last.fm

#2 User is offline   wahit 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 10 August 2008 - 02:28

Este álbum é daqueles que também deveria estar obrigatoriamente na library de toda a gente!
Posted Image

#3 User is offline   V8 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Admin

Posted 10 August 2008 - 02:45

Gostei de ler, sim senhor. O Kevin Shields é uma referência para mim, assim como este álbum.
Afinas ou não afinas?
Reparação, construção, manutenção e restauro de intrumentos musicais. Ufa.

#4 User is offline   Nick porreiro pá 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 10 August 2008 - 09:54

Ódio.
Posted Image

#5 User is offline   Spiral Stairs 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 10 August 2008 - 17:19

não gosto nada desse disco. acho que é muita mau.
Membro #1 da Telecaster ChillOut Crew!

ICONOCLASTS!

#6 User is offline   Imodium 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 17 August 2008 - 13:28

QUOTE(wahit @ Aug 10 2008, 02:28) <{POST_SNAPBACK}>
Este álbum é daqueles que também deveria estar obrigatoriamente na library de toda a gente!

wink.gif sem dúvida

Porreiro porreiro era os MBV virem cá durante a sua tour de reunião mas isso é outro assunto

"You're solid gold; see you in Hell" - QOTSA

Last.fm

#7 User is offline   mr november 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 17 August 2008 - 19:07

discaço!

#8 User is offline   knavebizarro 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 08 September 2011 - 02:14

Boa crítica! Faltou só falar da Loomer, uma das minhas músicas preferidas do álbum

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users